Remote: onde você trabalha não importa mais?

Remote é uma obra do dinamarquês David Hansson, que é programador e criador da popular estrutura de desenvolvimento web Ruby on Rails, que reúne centenas de milhares de programadores, além de empresas como Shopify, Airbnb, Kickstarter, Zendesk e Goodreads; e Jason Fried que desenvolve ferramentas de produtividade web.

Eles mostram nessa obra como trabalhar remotamente em equipe de qualquer mesa, em qualquer lugar, a qualquer hora, de forma mais inteligente.

Nossa equipe leu a obra e separou insights valiosos para você.

A versão audiobook já está disponivel no aprendeaiplay.

O que você vai aprender:

  • Técnicas para otimizar o tempo trabalhando home office
  • Como evitar distrações
  • Como gerenciar e liderar a distância

Vamos nessa?

Insights do livro

Escritórios não são o futuro 

Durante o dia, o escritório se tornou o último lugar onde as pessoas desejam estar quando precisam trabalhar. Isso ocorre porque os escritórios se tornaram fábricas de interrupção. 

É difícil realizar um trabalho significativo quando seu dia de trabalho foi fragmentado em momentos de trabalho. 

A cada 15 minutos, você provavelmente será interrompido por uma reunião, ligação ou solicitação. 

Trabalho significativo, trabalho criativo, trabalho atencioso e trabalho essencial requerem longos períodos ininterruptos. 

Esses períodos não são viáveis ​​no escritório moderno. Ele lembra que existem distrações potenciais associadas ao trabalho em casa, por exemplo, com crianças barulhentas ou sua TV. 

No entanto, você pode controlar essas interrupções. 

Pare de levar sua vida para o trabalho 

O autor sugere que você considere quanto tempo leva para chegar de casa ao escritório. Suponha que seu trajeto seja de 45 minutos em cada sentido. 

Nesse caso, você está gastando entre 300 e 400 horas do seu ano se deslocando. Esse tempo desperdiçado afetará várias facetas de sua vida. 

Não apenas sua vida pessoal será afetada, mas você também notará que seus níveis financeiros e de produtividade estão sendo limitados. 

Escapando do 9 por 5 

Liberar-se da mentalidade das 9h às 17h pode levar um pouco de tempo e prática para pegar o jeito de trabalhar de forma assíncrona com sua equipe, mas logo você verá que é o trabalho, não o relógio, que importa. 

Para os autores, um dos benefícios mais significativos do trabalho remoto é que ele geralmente está associado a uma maior flexibilidade. 

Essa maior flexibilidade significa que você pode adaptar seu horário de sono para corresponder ao seu ciclo natural de sono. Além disso, essa maior flexibilidade permite que você se envolva em várias atividades que você pode ter sido impedido de fazer anteriormente. 

O impacto do trabalho remoto na IBM 

A introdução do trabalho remoto teve um impacto significativo em algumas grandes empresas. Por exemplo, a IBM introduziu o trabalho remoto em 1995. Desde então, eles testemunharam mudanças consideráveis ​​na forma como a empresa trabalha: Eles reduziram o espaço de escritório em 7,2 milhões de metros quadrados. 

5,4 milhões de metros quadrados foram vendidos por US $1,9 bilhão. A receita de sublocação do espaço alugado foi de $1 bilhão. 

Eles têm 386 mil funcionários, dos quais 40% trabalham remotamente. Eles economizaram 5 milhões de galões (19 milhões de litros) de combustível em 2007. 

Assim, evitando mais de 450.000 toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera apenas nos Estados Unidos.

Trabalho remoto e suas limitações 

Uma falácia comum entre os gerentes é acreditar que as pessoas só trabalham quando estão sendo observadas. 

No entanto, a realidade é que os trabalhadores preguiçosos sempre relaxam. Este é o caso mesmo se eles estiverem em uma mesa de escritório. As casas das pessoas estão cheias de distrações.

Se você é um gerente, deve compreender que seus funcionários são adultos responsáveis. Da mesma forma, se você for um funcionário, deve confiar em si mesmo para evitar tentações. 

Se você luta com distrações em sua casa, você sempre pode decidir trabalhar em uma cafeteria, biblioteca ou em um espaço de trabalho compartilhado. 

Somente o escritório pode ser seguro 

A segurança é uma parte importante da maioria dos trabalhos. No entanto, o software resolveu principalmente a questão da segurança. 

Hansson oferece estas recomendações para garantir a segurança durante o trabalho remoto:

  • Desative o login automático e exija uma senha para sair do modo de espera. 
  • Ative a criptografia para todos os sites com informações confidenciais. 
  • Todos os dispositivos móveis usam códigos de bloqueio e podem ser apagados remotamente. Para cada site, use uma senha segura gerada exclusiva. 
  • Ative a autenticação de dois fatores sempre que puder. 

O cafezinho virtual

Mesmo ao trabalhar remotamente, você não pode trabalhar 8 horas seguidas. Você precisa fazer uma pausa de vez em quando. 

Este ainda é um ótimo momento para passar algum tempo com sua equipe. Na vida real, o local para esses bate-papos seria o cafezinho. 

No mundo remoto, este lugar é uma sala de bate-papo como Campfire ou Slack. 

Alinhamento virtual

Para criar um senso de coesão na empresa e compartilhar algo comum a todos, crie um tópico de discussão semanal onde você pode discutir no que está trabalhando pode manter todos atualizados e no caminho certo. 

Este tópico também pode incluir o que você pretende trabalhar no futuro. 

Reuniões e gerentes

Segundo os autores, as duas principais queixas apresentadas contra o trabalho remoto são: 

  • Você não pode ter reuniões cara a cara. 
  • Os líderes não podem dizer se as pessoas estão trabalhando 

Muitas reuniões podem destruir a motivação. Além disso, as reuniões são grandes distrações. Elas exigem que várias pessoas abandonem tudo o que estão fazendo e, em vez disso, façam outra coisa. 

Lembre-se de que não há reunião de uma hora. Se você estiver em uma reunião com outras quatro pessoas, será uma reunião de cinco horas. 

Além disso, o gerenciamento é essencial, mas o microgerenciamento é péssimo. Suponha que o gerente peça constantemente às pessoas atualizações sobre o status do projeto. 

Check-in, check-out 

Uma limitação de trabalhar remotamente é que é difícil manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Você acorda, verifica alguns e-mails e depois toma o café da manhã. 

Depois disso, você trabalha a manhã toda, prepara um sanduíche e trabalha durante o almoço. 

Após o jantar, você se conecta apenas para verificar rapidamente se está tudo bem. 

O fato é que as pessoas se esgotam devido ao excesso de trabalho. 

De vez em quando, pode haver necessidade de uma corrida rápida. 

É fundamental encontrar um ritmo adequado. 

Procurando um humano 

Outro problema de trabalhar remotamente é que existe o risco de alguém trabalhar em casa do amanhecer ao anoitecer. 

Com esses indivíduos, eles não estão pensando em nada além do trabalho. Isso não conduz à excelência. 

O truque é montar uma equipe de pessoas naturalmente interessadas em mais do que apenas seu trabalho. 

Ótimos funcionários remotos são simplesmente ótimos funcionários 

É muito mais difícil fingir ser um funcionário remoto. Ao mesmo tempo, isso devolve a vantagem para um trabalho silencioso, mas produtivo. Trabalhadores remotos talentosos têm duas qualidades: Eles são inteligentes. Eles fazem as coisas. Quando o resultado do trabalho está à vista, é muito mais fácil julgar quem é realmente inteligente do que simplesmente parece inteligente. 

Quando você trabalha com alguém em um escritório, é muito mais difícil determinar isso. Em geral, se alguém está no escritório das 9 às 5 e é legal, presumimos que ele seja um trabalhador qualificado. 

Sobre escrever bem 

Ser um bom escritor é uma parte essencial de ser um trabalhador remoto confiável. 

Quando a maioria das discussões é resolvida por e-mail ou bate-papos online, você deve estar equipado com habilidades de redação eficazes. 

Avaliando candidatos 

Ao avaliar os candidatos, devemos julgar seu trabalho e não seu currículo. 

A melhor maneira de fazer isso é contratar a pessoa para fazer um pequeno trabalho antes de assinar um contrato. Comece com um pequeno projeto, cerca de uma semana, e pague-lhes uma quantia razoável. 

Conhecê-los pessoalmente 

Embora Hansson encoraje você a incorporar o trabalho remoto, ele não espera que você escolha candidatos remotamente. Se você puder conhecer seus candidatos pessoalmente permitirá que você obtenha muito mais informações sobre o candidato: eles são educados? 

Eles aparecem na hora certa? Eles são seres humanos decentes? Eles tratam bem as pessoas? O que o resto da equipe pensa? Você pode dizer muito com um rápido face a face. 

Avaliando remotamente  

Se existe um regime de treinamento ideal para trabalhadores remotos, é ser empreiteiro por um tempo. 

Como contratado, você deve definir um cronograma razoável, mostrar progresso suficiente em intervalos regulares. Todas essas são habilidades perfeitamente adequadas para trabalho remoto.

Trabalhando sozinho em uma multidão 

Ficar longe do escritório é fundamental para sua produtividade porque ninguém pode perturbá-lo pessoalmente. 

Eles podem enviar um e-mail para você ou tentar bater um papo, mas não podem invadir seu fluxo. 

No entanto, se você luta contra a sensação de isolamento, pode sempre ir ao café local. 

A única maneira confiável de motivar as pessoas é encorajá-las a trabalhar nas coisas de que gostam e se preocupam. 

A maioria das pessoas que sofrem de motivação insuficiente culpará a si mesma primeiro. Na maioria das vezes, o problema é o mundo em que você está trabalhando. 

Por último, os autores recomendam que é preciso enxergar acima de tudo o trabalho remoto como uma oportunidade de trabalhar de onde quiser e para alguns a possibilidade de explorar ou conhecer lugares diariamente trabalhando remotamente.  

Gostou? Não deixe de adquirir o livro completo nas principais livrarias. Até a próxima!