miles genius badge video experts unlimited creative skills form letsgo experience

Vagas

As 10 estratégias mais eficientes de como ser mais produtivo nos estudos

Atualizado em 28 de Janeiro, 2020

As 10 estratégias mais eficientes de como ser mais produtivo nos estudos

As 10 estratégias mais eficientes de como ser mais produtivo nos estudos

Um ano novo está chegando cheinho e novas oportunidades. Este costuma ser um momento para refletir sobre o ano que está chegando ao fim e pensar sobre quais serão os objetivos e novos propósitos para o ano que se aproxima.

Começar a dieta, praticar exercícios, poupar mais, mudar de emprego e dar mais atenção ao lazer são os planos mais comuns da listinha. Voltar a estudar, ler mais e finalmente tirar aquele sonhado curso do papel completam a lista.

E se você é uma das pessoas que tem como foco para o ano novo o conhecimento e a formação, este post é para você! Aprenda as 10 estratégias mais eficientes de como ser mais produtivo nos estudos que vão acelerar a sua retenção de conhecimento e acelerar sua aprendizagem.

1 – Prepare o espaço e os materiais de estudo

A produtividade de uma sessão de estudos está diretamente relacionada com o espaço em que ela acontece. Por isso, a primeira dica de como ser mais produtivo nos estudos é ter uma local fixo, exclusivamente dedicado aos estudos. 

Este também deve ser estrategicamente pensado para evitar situações tentadoras, como deixar a televisão ligada enquanto estuda ou deitar na cama para estudar. O fato de estudar sempre no mesmo espaço ajuda a criar uma rotina e faz o cérebro associar este ambiente com o momento de estudos. 

Antes de começar a estudar, também é super importante preparar todos os materiais que serão utilizados com antecedência e dedicar alguns minutos para o planejamento da sessão de estudos, com as devidas anotações. Isso impedirá que você se distraia e também contribuirá para o estabelecimento da rotina. 

2 – Nada de distrações

O celular, WhatsApps, redes sociais e televisão definitivamente estão no topo da lista dos inimigos dos estudos. Por isso, a segunda dica para ter mais produtividades dos estudos é silenciar dispositivos, bloquear o acesso à Internet ou desligá-los pode ser a solução para ser mais produtivo enquanto você estuda.

3 – Invista em técnicas de leitura

Antes de começar a sessão de estudos ou mesmo a organização deles, dê uma olhada geral no material que será estudado para que você tenha uma ideia de como fazer a organização dos seus estudos.

Existem muitas e muitas técnicas para isso, como o skimming e o scanning, por exemplo. Você já ouviu falar destas técnicas? Pois é, estas são as próximas dicas de como ser mais produtivos nos estudos. 

O método skimming consiste em ler a primeira frase de cada parágrafo e observar o layout da página, sem se preocupar com os detalhes, para criar um mapa mental do conteúdo que será estudo. Já o método scanning consiste em correr rapidamente os olhos pelo texto até localizar a informação específica que você quer encontrar.

Assista ao vídeo abaixo do canal do Professor Paulo Lucio e aprenda todos os detalhes sobre estas duas técnicas:

4 – Organize seus estudo em curtos períodos

Estudos já comprovaram que ficar por horas diantes de livros e anotações é uma técnica que não funciona. Isso porque, a ciência já comprovou que a concentração de uma pessoa diminui drasticamente após os primeiros 25 minutos. Por isso, a terceira dica de como ser mais produtivo nos estudos é estruturar a programação dos estudos em curtos períodos de tempo.

Essa técnica é chamada Pomodoro e ela propõe executar uma tarefa com concentração total por 25 minutos, fazer uma pausa de 5 minutos e recomeçar. Para saber mais detalhes sobre a técnica Pomodoro, assista abaixo ao resumo animado produzido sobre o canal IlustradaMente:

5 – Estabeleça metas e objetivos para cada período

Atingir uma meta estabelecida para uma sessão de estudos te ajudará não somente com o desempenho, mas também com a motivação pessoal. Para ser mais produtivo nos estudos de acordo com esta técnica, você deve estabelecer a meta geral do dia, como por exemplo, estudar um capítulo completo do livro até o final do dia.

Na sequência, estabeleça diversos objetivos secundários, como por exemplo, estudar cada tópico do assunto a cada período de 25 minutos. Essa técnica permitirá que você consiga avaliar o progresso dos seus estudos e consiga fazer as intervenções necessárias se for preciso.

6 – Nada de decoreba

Memorizar todo o conteúdo que precisa ser estudado é super possível, mas nada eficiente, pois você não estaria realmente aprendendo sobre o conteúdo. Ao invés disso, ler atentamente, entender o conteúdo a fundo e tentar associá-lo com as suas experiências pessoais é a técnica mais eficiente para ter mais produtividade nos estudos.

Para isso, reescrever os textos lidos com as suas próprias palavras, encontrar conexões ou semelhanças entre os conceitos e, principalmente, relacionar o conteúdo estudado com exemplos que você conhece é certamente a melhor maneira de assimilar o todo conhecimento.

7 – Aposte nos resumos, esquemas ou mapa mentais

Depois de fazer a leitura aprofundada de conteúdo de estudo, faça resumos ou esquemas com as síntese das principais ideias e conceitos chave apresentados no material. Este tipo de ferramenta será o resultado do seu trabalho de leitura e permitirá que você tenha uma visão geral de tudo que foi estudado.

Neste material você pode criar conexões entre ideias, fazer análises e sintetizar as informações. Quer saber mais informações sobre como preparar este tipo de material? Confira os tópicos abaixo:

8 – Pratique a autoavaliação

Você já deve ter ouvido falar que a melhor forma de aprender é aplicar a teoria na prática, não é mesmo? Essa afirmação é verdadeira e justamente por isso esta dica de como ser mais produtivo nos estudos é: de tempos em tempos aplique testes simulados que te ajudem a se autoavaliar.

A ideia destes teste é além de já treinar para o exame, descobrir quais os pontos que você ainda precisa dedicar mais atenção nos estudos.

9 – Explique o conteúdo para outra pessoa

Quer saber se você aprendeu determinado tópico e já pode passar para o próximo? Explique tudo que você estudou para uma outra pessoa. 

Dê uma aula, faça uma pequena exposição de tudo o que você aprendeu para esta pessoa e a partir do entendimento e das dúvidas dela, você descobrirá se realmente conseguiu entender todos os conceitos ou ainda precisa de mais alguma revisão. 

Além de tudo, com esta técnica, você também estará reforçando a assimilação de todo o conteúdo.

10 – Descanse

Você certamente já ouviu falar do ditado mente sã corpo são. Para saber como ser mais produtivos nos estudos, você também precisa estar bem fisicamente. 

Dormir 8 horas por dia, praticar exercícios físicos, manter-se bem hidratado, seguir uma dieta equilibrada e manter horários que ajudem a estabelecer uma rotina são algumas das recomendações que certamente vão te no processo de aprendizagem e assimilação.

Agora que você já sabe como ser mais produtivo nos estudos, que tal conhecer outras formas de aprimorar seus estudos? Nós, da Aprendeaí podemos te ajudar com esse desafio. 

No curso Curso Online Shift: Aprendizagem de Alta Performance Eduardo Valladares, um dos maiores especialistas em aprendizagem, educação e produtividade, te apresentará métodos eficientes para acelerar sua capacidade de aprender, conciliando o tempo disponível no dia a dia, a vida agitada do trabalho e a vida pessoal.

É um curso repleto de técnicas de aprendizagem, técnicas de gestão do tempo, foco e novos hábitos, para quem precisa aprender de forma mais eficiente, com mais equilíbrio, tempo e, com isso, evoluir na carreira e na vida.

O curso inclui:

  • 23 Vídeoaulas
  • 11 materiais complementares
  • Certificado Reconhecido

Se você quer desenvolver habilidades para:

  • Como aumentar em 5 x sua retenção de conhecimento
  • Como criar o seu próprio método para aprender de forma contínua e produtiva
  • Como conciliar trabalho e aprendizagem de algo que você quer, mas que não consegue aprender e se dedicar
  • Como conciliar tempo livre x tempo de estudo x tempo de trabalho
  • Como evitar a procrastinação na hora de aprender, estudar e se desenvolver
  • Como formar novos hábitos
  • Como ter mais foco
  • Como eliminar as distrações
  • Como investir mais tempo livre em sua rotina e muito mais

Acesse agora mesmo e confira todos os detalhes de como se tornar um expert da aprendizagem.