milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Carreira

Afinal, o que é a Transformação Digital?

Atualizado em 23 de Janeiro, 2018

Afinal, o que é a Transformação Digital?

Afinal, o que é a Transformação Digital?

Afinal, o que é Transformação Digital?

Imagine só: Após alguns cliques, Paulo pediu uma pizza por um aplicativo, pagou na expectativa de recebe-la em 30 minutos.

Muito prático, certo? Só que em 30 minutos nada da sua pizza..em 1h hora nem sinal dela…e sua fome só aumentou..
E de repente, após 1h30, sua pizza foi entregue… Há algo errado ai, certo?

O Paulo usou um aplicativo pensando que seria mais ágil do que ir a pizzaria, mas se decepcionou, pois a pizza foi entregue com 1h30 de atraso.

Antes de pensar em entregar a pizza, a pizzaria talvez não deveria priorizar os pedidos que vieram pelo aplicativo para melhorar a experiência do cliente?

Transformação Digital não é só ter o melhor aplicativo, uma fan page no facebook, estar nas redes sociais..Não é só ter um canal novo e uma tecnologia avançada.

E não é um conceito para o futuro, nem a palavra da moda.

É algo pelo qual as empresas de hoje precisam dar o máximo de atenção para continuarem vivas.

Esse tema não é exclusividade de empresas de tecnologia, todos os negócios podem se beneficiar das tecnologias introduzidas pela transformação digital.

Qualquer negócio pode ser acelerado por meio, por exemplo, de novas tecnologias do mundo real. Novos canais de comunicação internet das coisas, entre outros.

Por isso, é preciso entender exatamente o que significa essa transformação, qual o seu impacto na sociedade e como aplicá-la nos processos de negócio.

3 PILARES DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Experiência do cliente: é preciso entender a experiência que o cliente quer ter com seu produto ou serviço. Começa quando o cliente te escolhe como vendedor de um serviço. Pense no que ele quer fazer com o que você entrega a ele. No nosso exemplo, Paulo queria saciar a fome de um jeito melhor possível.

Processos do negócio: não adianta transportar os mesmos processos do mundo analógico para dentro dos canais digitais.

Modelo de negócio: a forma como você executa seu negócio pode estar em cheque. Você pode ter uma bela ideia, um ótimo produto, mas se não for executada da melhor maneira no mundo atual, não há transformação digital. Pense no melhor aproveitamento do seu negócio no mundo digital.

É SÓ PARA OS GRANDES?

A transformação digital pode levar tempo e consumir recursos, mas não são somente as grandes organizações que podem implantar programas de transformação digital, até porque isso não se resume a quem tem mais dinheiro.

Antes, é preciso entender o processo todo que leva a essa mudança e trabalhar de forma colaborativa para alcançá-la.
Isso, por si só, torna a transformação digital um desafio muito mais de gestão do que apenas de marketing ou tecnologia.

  • Entre os fatores que precisamos entender está o impacto desse tipo de mudança na sociedade de forma geral, o que nos leva ao próximo tópico.
  • As coisas ficaram mais rápidas, o volume de informações é infinitamente maior que antes e não para de aumentar.
  • Tudo isso faz com que as pessoas estejam mais distraídas e exigentes do que nunca. Essa é a primeira mudança: há uma clara alteração de comportamento.
  • Além disso, a nossa vida ficou bem “mais fácil”, pois serviços e produtos automatizados oferecem uma comodidade impensada alguns anos atrás.

Por outro lado, surgem desafios novos como transtornos ligados ao não preparo das empresas em relação às reclamações de clientes e o ato de digitalizar sem preocupar com a experiência do usuário ao longo do processo de compra, como o exemplo citado acima.

Com a evolução da tecnologia, surgem tanto novas soluções quanto problemas que precisam de atenção, o que obriga as empresas a se adaptarem para suprirem as demandas da sociedade.

É aí que entra a transformação digital! Por meio dela, é possível otimizar vários processos. As possibilidades são ilimitadas.

NÃO ACREDITE NO QUE FALAM POR AÍ!

Agora que você já tem uma noção do que é transformação digital e como ela pode impactar a vida das pessoas, saiba que muitas empresas ainda não conseguem iniciar um programa de transformação porque se prendem a mitos sobre o assunto.

Então fique atento (a): veja esses 4 mitos sobre a transformação digital para você apagar da sua mente:

1) É só para empresas de tecnologia
Qualquer empresa, não importa de que segmento, pode se beneficiar por desenvolver uma cultura que privilegia o digital. Não é à toa que existem tantas ferramentas, pagas ou gratuitas, disponíveis para praticamente qualquer tipo de iniciativa digital que se consiga imaginar.

2) É só experiência do cliente
A transformação digital é um processo que precisa estar espalhado por toda a empresa, então naturalmente não se resume à experiência do cliente.

3) Quem vai realizar a transformação é o setor de TI
O setor de Tecnologia da Informação é apenas um dos envolvidos na transformação digital de qualquer empresa. O que precisa haver é uma aproximação entre os gestores e quem vai colocar a tecnologia para funcionar, e não um jogo de responsabilidades.

4) Já tenho diversas iniciativas digitais
Então quer dizer que o novo chat ou um novo aplicativo já faz minha empresa parte dessa transformação? Não é bem assim. É preciso algo que transforme de vez o processo como um todo, adaptando seu serviço ou oferecendo uma experiência totalmente digital.

7 DESAFIOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Esses são alguns dos principais obstáculos impedem as empresas de implementar a transformação digital:

1) Falta de uma iniciativa macro
A falta de iniciativa de impacto é o primeiro problema que as empresas enfrentam para abordar a transformação digital. É preciso mais do que ações isoladas para causar mudanças reais na empresa, e isso exige iniciativa dos líderes.

2) Enxergar o mundo sob outros olhos
Entregar o que é importante para o cliente e não para você mesmo. É preciso deixar de pensar no que você acredita que é importante, por ter experiência no negócio, mas ser mais empático entendendo o lado do cliente.

3) Excesso de dados
As pessoas estão cada vez mais distraídas, algo provocado pela grande oferta de informação e entretenimento. Com isso vem a superficialidade: você não consegue se aprofundar, mas do contrário as pessoas estão mais propensas a se envolver com isso. O desafio é oferecer algo curto, mas que seja relevante, inteligente e com comodidade.

4) Dificuldades técnicas
A falta de pessoal qualificado é outro problema que muitas empresas ainda enfrentam na busca por implantar programas profundos de transformação. É necessário buscar os melhores profissionais, que estejam atentos a processos de inovação, como os métodos ágeis, por exemplo, que inclusive é tema de um dos nossos cursos. Investir no treinamento e qualificação constantes para quem já trabalha na empresa.

5) Mensurar resultados
É imprescindível mensurar o Retorno do Investimento em uma nova tecnologia. Em muitos casos, os benefícios não serão sentidos apenas a curto prazo. Mas é importante que seja uma meta, algo que não se pode deixar de perseguir para que o investimento seja justificável.

6) Cultura da empresa
A cultura da empresa é determinante no tipo de projetos que serão desenvolvidos ou abandonados. É preciso fazer um esforço enorme de mudar certos aspectos culturais das companhias antes de desenvolver programas de transformação digital e colocá-los em prática.

7) Problemas de TI
O setor de TI tem atuação fundamental em todos os estágios da transformação digital, ou seja, problemas nesse departamento representam um grande empecilho para o bom funcionamento de um programa assim.


4 PASSOS QUE VOCÊ PRECISA CONSIDERAR

Se você chegou até aqui, é porque leva a sério a ideia de transformar a sua empresa para tirar pleno proveito dos recursos digitais.

Então, nada melhor que aprender de forma prática o que será necessário para chegar ao fim dessa jornada com o objetivo realizado.

São 4 passos que você precisa dar. Veja quais são:

1) Visualize o futuro digital do negócio
O primeiro passo é enxergar as possibilidades que se abrirão para o seu negócio assim que ele estiver realmente preparado para tirar proveito do ambiente digital.

2)Plano de Ação
Com isso, monte um plano de ação, envolvendo outros setores da empresa, com cada etapa da mudança até chegar no ponto ideal.

3)Velocidade
As pessoas não tem mais tanta tolerância a espera. Revise os processos para isso. Invista em iniciativas digitais e novas habilidades como os métodos ágeis.

Eles otimizam parte da transformação digital, de forma inteligente, envolvendo toda a empresa e permitem solucionar problemas, planejar de forma criativa. Além disso, não deixe de ajudar seu time a desenvolver novas habilidades, que serão importantes para a transformação digital.

4)Lidere a mudança
A mudança deve vir do topo, então não deixe essa transformação a cargo de outros. É preciso que você tome a iniciativa em estabelecer um plano e liderar sua execução. Se fizer isso, os resultados virão.

NOVO CURSO E AULA GRATUITA

Em breve vamos falar sobre como a Transformação Digital pode impactar sua carreira e como se preparar em uma Aula Gratuita com Rodrigo Giaffredo, condutor de inovação da IBM América Latina e professor do curso Ferramentas Ágeis: Acelerando a Transformação Digital. Você vai conhecer os elementos essenciais e novas habilidades que você precisa desenvolver para se manter “vivo” e atualizado em sua carreira.