milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Comunicação

Como Elon Musk prende a atenção do público?

Atualizado em 20 de setembro, 2018

Como Elon Musk prende a atenção do público?

Como Elon Musk prende a atenção do público?

“Quero contar-lhe três histórias da minha vida. Não é grande coisa. Apenas três histórias.” Foi assim que Steve Jobs começou seu famoso discurso na Universidade de Stanford.

Quase todos que o ouviram têm duas coisas em comum: foram inspirados e lembrarão disso por muito tempo.

Mas a realidade muitas vezes é diferente. Rangido e murmúrios, expressões entediadas e smartphones depois de apenas alguns minutos são apenas alguns possíveis indícios de que a atenção e o interesse na apresentação são perdidos.

Como Steve Jobs e muitos outros oradores de sucesso mostraram, as soluções de oratória e Storytelling fazem parte de um kit de ferramentas bem abastecido para manter qualquer discurso na mente das pessoas por mais tempo.

Elon Musk é outro grande contador de histórias. E como ele consegue chamar a atenção das pessoas durante seus discursos desde o início?

Quebrando o molde

“Muito obrigado pelo convite … Meu nome é … e hoje eu quero falar com você sobre …” Vinte segundos valiosos em que o público recebe exatamente a mesma coisa que ouve de todos os outros oradores. Tudo menos um aperitivo que provoca curiosidade.

A chave para a atenção é surpresa. Surpresa significa coisas que se libertam de padrões aprendidos previsíveis – como o discurso padrão. Ao pular direto para a história, por exemplo, você já tem uma vantagem sobre muitos oradores. Mas com que tipo de história?

Algo engraçado da sua vida: Toda história começa com a introdução de um protagonista que nos conecta ao conto. O sucesso de contar uma história na primeira pessoa foi comprovado muitas vezes, estabelecendo uma conexão direta e pessoal com o que se seguirá nos próximos minutos. Histórias pessoais são únicas, evitam clichês e são uma fonte de surpresa.

Mesmo para um grande especialista, especialista ou autoridade – o que podemos falar de forma mais convincente e o que nos torna especialmente autênticos como palestrantes – são nossas próprias experiências e memórias. Particularmente no início, quando você também precisa estabelecer uma conexão emocional com o público e “aquecer” como palestrante, as histórias pessoais são ferramentas valiosas.

Um olho para detalhes: Para continuar a atrair o público enquanto o discurso continua, fazendo com que pensem e se sintam bem, você deve criar as imagens mais detalhadas possíveis em suas mentes. Em vez de uma árvore, você pode ser mais específico e falar sobre uma árvore curvada sob o peso de seus limões suculentos e amarelos brilhantes.

Quanto mais sentidos estiverem engajados, mais profunda será a imagem, porque os sentidos do olfato, paladar, tato e assim por diante são ativados no cérebro, mesmo que você fale apenas dessas características diferentes.

Detalhes e fatos históricos: Mesmo ao relacionar fatos concretos, os falantes podem se sair melhor quando incluem mais detalhes. Por exemplo, se você disser “em 10 de outubro de 2012” em vez de “alguns anos atrás”, criará mais autenticidade. Esta informação também leva muitos ouvintes individuais na audiência a experimentar qualquer uma das suas próprias associações que possam ter com esta data, para que as suas memórias sejam então conectadas com as informações no discurso.

Contar histórias supera a pregação: Muitos oradores infelizmente continuam a usar seus discursos para palestrar. Eles listam o que deve ser feito e o que não deve ser feito. Claro, eles foram convidados como especialistas para compartilhar essas ideias com seu público não esclarecido. Palestrantes de sucesso colocam seu público em pé de igualdade, inspiram mensagens positivas e contam em vez de ensinar.

Contar histórias é uma maneira importante de conectar o conteúdo às emoções e animar os ouvintes.

Quer saber mais sobre estratégias para falar bem em público e se tornar um verdadeiro Speaker? clique na imagem abaixo e conheça o nosso curso online Speaker: como falar bem em público.