milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Métodos Ágeis

Tudo sobre Métodos Ágeis: O que é o Scrum?

Atualizado em 15 de dezembro, 2017

Tudo sobre Métodos Ágeis: O que é o Scrum?

Tudo sobre Métodos Ágeis: O que é o Scrum?

Nossa equipe investigou o livro Scrum : A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Confira a resenha!

Imagine que você irá projetar um carro. Itens como “Deve ter um motor” estariam perto do topo da sua lista de prioridades, porque o carro não pode funcionar sem ele. “Deve ser pintado de vermelho” provavelmente seria uma tarefa menos importante na lista de prioridades, pois não é um requisito imprescindível para que o carro possa ser construído.

O Scrum foi criado para mudar isto, produzir mais, com qualidade, com menos dinheiro, realizar as prioridades na gest]ao de um projeto e em menos tempo. Utópico? Impossivel? Ao ler o livro você se convence que as respostas para estas perguntas é um sonoro: NÃO.

Sutherland, autor do livro, afirma que ao visitar uma empresa geralmente encontra 85 % de esforço desperdiçado. Apenas um sexto do trabalho feito realmente produz algum valor.

A metodologia Scrum se baseou no Scrum, que é um momento na partida de Rugby no qual todos os jogadores do time devem estar em sintonia com os companheiros, exercendo força de forma coordenada e sincronizada.

Esta metodologia foi idealizada para a criação e desenvolvimento de softwares, mas como o próprio autor coloca no livro, as possibilidades de aplicações são inúmeras e variadas, suas técnicas podem ser aplicadas desde a reforma de uma casa até na educação em sala de aula.

  • A ideia do Scrum é realizar paradas regulares para checar se o projeto está caminhando no caminho certo
  • identificar as dificuldades e obstáculos que estão encontrando
  • avaliar se algo pode ser mudado para obter resultados melhores e mais rápidos
  • ir sempre checando se os resultados obtidos estão compatíveis com aqueles esperados.

O Scrum propõe em priorizar os pontos mais importantes do projeto, aquelas características que geram mais valor.

Estudos demonstraram no desenvolvimento de um software, 80 % do valor do mesmo se encontra em 20 % de suas funcionalidades.

Pense nos aplicativos que você usa como word, excel, photoshop, powerpoint, etc, em cada um deles, existem funcionalidades que nunca iremos usar, mas que estão disponíveis e que demandaram muito tempo e esforço para sua implementação.

Extrapolando para nossa vida, também devemos dar prioridade para aquilo que é mais importante para nossa vida e em nosso trabalho.

COMO O SCRUM FUNCIONA?

Ele funciona com a definição de objetivos sequenciais que devem ser concluídos em um período de tempo definido.

É o Sprint. Entre cada Sprint, se realiza uma reunião, no qual se analisa o que foi realizado, se teve algum problema que deva ser ultrapassado e cada um escolhe as tarefas que acham que conseguem realizar no próximo Sprint.

No artigo intitulado “The New York Product Development Game”, os autores Takeuchi e Nonaka descreveram as características das equipes Scrum nas melhores empresas do mundo:

1) Transcendência – senso de propósito além do comum, transformar o ordinário no extraordinário, senso ser grandioso e de não estar na média.

2) Autonomia – equipes se auto organizam e se auto gerenciam, tomam suas próprias decisões em prol de um bem comum

3) Interfuncionalidade – os integrantes da equipe possuem todas as habilidades necessárias para a realização do projeto (planejamento, projeção, produção, vendas, distribuição) e se alimentam e reforçam umas as outras.

Mais uma vez transpondo para o âmbito pessoal, podemos replicar estas características e torná-las inerentes do nosso ser, buscando atingir a excelência que a metodologia Scrum propõe.

1) Transcendência pessoal – Devemos pensar grande, não se contentar em estar na média, temos a potencialidade de ir mais longe, transformar o mundo em que vivemos e influenciar positivamente os que nos cercam.

2) Autonomia pessoal – Temos capacidade de nos auto gerenciar, ver o que está dando certo em nossa vida e aprimorar estas habilidades e identificar quais comportamentos estão nos afastando dos nossos objetivos de vida e anular estes comportamentos.

3) Interfuncionalidade – Nesta autoanálise, conseguimos identificar nossos pontos fracos. Temos algumas alternativas, para superar estas dificuldades. Desenvolver as habilidades que nos são carentes e/ou associar a pessoas que suprem e promovam suporte necessário para o desenvolvimento de um projeto pessoal. Por exemplo, esta muito difícil incorporar a prática de alimentação saudável na sua vida. Contrate uma nutricionista para ajudar neste seu propósito.

Um dos pontos principais do Scrum é a economia do tempo, fazer mais em menos tempo. Como Sutherland cita em seu livro: “O tempo constitui sua vida, então, desperdiça-lo, na verdade, é uma forma lenta de suicídio.”

No curso Ferramentas Ágeis e Transformação Digital, você aprende como aplicar o SCRUM  passo a passo e como colher resultados promissores utilizando essa metodologia.