milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Métodos Ágeis

Tudo sobre Métodos Ágeis: Como o Sprint pode te ajudar a encontrar boas ideias?

Atualizado em 10 de Maio, 2018

Tudo sobre Métodos Ágeis: Como o Sprint pode te ajudar a encontrar boas ideias?

Tudo sobre Métodos Ágeis: Como o Sprint pode te ajudar a encontrar boas ideias?

Errar, aprender e finalmente acertar na hora de resolver um problema.

Com este “espírito”, 3 caras do Google – Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz – se inspiraram e criaram um novo método de invenção e empreendedorismo, elaborado no Vale do Silício, polo tecnológico onde surgiram empresas como Apple, Google e Facebook, para facilitar a busca por soluções e validar ideias de forma mais rápida com equipes.

O Sprint é uma técnica que permite testar projetos de startups, de grandes companhias ou mesmo relacionados a carreiras individuais, em apenas cinco dias, partindo de uma ideia e chegando a um teste prático.

Tudo isso sem demandar gastos de milhões de dólares para viabilizar um plano que, no fim do processo, poderia fracassar. No livro Sprint, que é leitura obrigatória para empreendedores, startups, líderes e qualquer pessoa que quer inovar algo, há bons insights. Abaixo confira alguns:

O PROBLEMA DAS BOAS IDEIAS

É difícil encontrar boas ideias. E mesmo as melhores enfrentam um caminho de incertezas em direção ao sucesso no mundo real. Essa é a realidade de muitos.

Para encontrar boas ideias, qual é o ponto mais importante para concentrar seus esforços? Como deve-se começar? É melhor designar uma pessoa inteligente para descobrir isso ou conduzir uma sessão de brainstorming com toda equipe?

Como saber se você encontrou a ideia ou solução certa? Quantas reuniões e discussões serão necessárias para ter certeza se essa ideia é boa mesmo?

Durante a experiência de orientar equipes de suas startups a encontrar boas ideias, valida-las, resolver problemas de forma mais rápida, Knapp otimizou o processo de Sprint para alcançar os melhores resultados no mínimo de tempo.

O Sprint se faz com pessoas, conhecimento e ferramentas que você tem. O Sprint dá um superpoder. Você pode se transportar para o futuro e ver o produto final e as reações das pessoas antes de fechar a ideia. E quando a ideia é bem sucedida em um Sprint, a compensação é fantástica.

QUANDO USAR SPRINTS?

• Para testar ideias rapidamente
• Quando múltiplos projetos estão acontecendo
• Quando prazos de entrega estão ameaçados
• Um volume enorme de tarefas estão se acumulando
• quando há muitos projetos acontecendo
• Quando recursos físicos e humanos

É PRA TODO MUNDO?

• Projetos complexos
• Projetos caros, de alto investimento
• Quando não sabe por onde começar um projeto
• Projetos com prazos curtos
• Projetos estagnados

QUEM PODE USAR?

Equipes com pelo menos 7 pessoas que tenham habilidades necessárias para entregar o projeto.

O decisor: o líder da empresa ou alguém que conhece o problema a ser atacado com profundidade
O expert em finanças: alguém que entenda completamente os custos e as implicações financeiras do projeto
O expert em marketing: alguém que saiba como fazer com que seu produto chegue até as mãos do cliente
O expert no cliente: alguém que conheça seus clientes e entenda seus desafios com profundidade
O expert em logística: uma pessoa que entenda como realizar todas as etapas necessárias para que o produto seja bem sucedido
O criador de problemas: alguém que tenha uma visão antagônica à do time, para trazer nivas perspectivas
O facilitador: um gerente de projetos que consiga manter o processo rodando no prazo e que seja capaz de tomar decisões com agilidade.

QUER APRENDER PASSO A PASSO?

Aprenda passo a passo aplicado do Sprint: o Método Usado no Google para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias, do engenheiro Jake Knapp (idealizador dessa metodologia) e dos designers John Zeratsky e Braden Kowitz, no curso online Ferramentas Ágeis e Transformação Digital.