• Pequeno
    • Normal
    • Grande
Avaliar
(Total: 0 Média: 0)

Recursos Humanos

6 motivos para sua empresa investir em treinamentos online

O aprendizado online está ganhando enorme popularidade no mundo corporativo.

Só para termos uma ideia deste crescimento, empresas devem investir 56% mais na oferta de cursos corporativos on-line, segundo a 15ª edição da Pesquisa “Panorama do Treinamento no Brasil: Indicadores e Tendências em Gestão e T&D 2020/2021”, da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD).

Essa é uma tendência ascendente, então se você ainda não está convencido que já é uma realidade e que você deve se preparar, confira 6 razões pelas quais sua empresa precisa investir em treinamentos online.

1. Economia de tempo

O treinamento online requer 40 a 60% menos tempo do que o treinamento presencial.

Estamos falando de uma enorme economia de tempo que tem motivos bastante óbvios:

Os colaboradores não precisam perder tempo se locomovendo.

O aprendizado individualizado e o aprendizado móvel permitem escolher o horário e o local mais adequados devido a possibilidade de trabalhar remotamente.

O microlearning, que divide o conteúdo em doses curtas de aprendizagem, permite que os colaboradores dediquem em média 5 minutos por aula, por exemplo.

Além de economizar o tempo de seus funcionários, essa flexibilidade torna o aprendizado mais agradável e menos estressante.

2. Redução de custos

Uma das vantagens mais significativas do treinamento corporativo online é que ele reduz os custos de treinamento.

Não há mais a necessidade de materiais impressos ou mesmo de facilitadores presenciais, já que todas as informações que o colaborador vai precisar podem ser encontradas na plataforma de educação corporativa

Embora possa haver um investimento inicial envolvido, os custos de manutenção de uma plataforma de treinamento online são mínimos quando comparados à infraestrutura necessária para os treinamentos presenciais.


Cansou de cursos chatos e de prateleira? Conheça nossos planos corporativos e engaje seu time

3. Agilidade no aprendizado

Pesquisas mostram que os funcionários são capazes de estudar com mais eficiência online do que em um local tradicional.

Essa vantagem é atribuída a várias estratégias de engajamento. Recursos como educação e entretenimento, gamificação e micro aprendizagem provaram aumentar a intensidade do aprendizado.

A educação online também oferece aos funcionários a chance de acessar recursos e materiais adicionais rapidamente.

Ao incluir links para artigos, webinars e vídeos, você está fornecendo à sua equipe referências e informações que podem ser usadas para expandir sua base de conhecimento e ajustar suas habilidades.

4. Maior retenção de conhecimento

Um dos maiores desafios para os profissionais do ensino é a chamada Curva do Esquecimento. Este termo descreve nossa tendência de esquecer até 90% do que aprendemos dias depois da aula.

A única maneira de combater isso é com reforço educacional. Precisamos refrescar nossa memória em intervalos regulares com materiais de apoio e avaliações.

O ensino online torna este trabalho muito mais fácil. Existem várias estratégias de reforço que ajudam os alunos a reter mais conhecimento:

Gamificação

Acesso rápido ao conteúdo

Possibilidade de repetir aulas

Avaliações periódicas

Kit completo planejamento do RH: do treinamento e desenvolvimento ao engajamento

5. Maior produtividade

Como o objetivo não é apenas reter o conhecimento, mas também aplicá-lo no trabalho, a melhoria do desempenho profissional deve ser o resultado de qualquer programa de treinamento online bem-sucedido.

Colaboradores mais bem treinados, com mais conhecimento sobre produtos e serviços e capazes de apoiar seus colegas de trabalho. Assim, são mais eficientes e ajudam a melhorar a imagem e os resultados da sua empresa.

Claro que isso não quer dizer que qualquer curso online possa trazer resultados assim, só por ser digital.

Para ser tão impactante, é importante que seu programa de treinamento online tenha algumas características fundamentais, como:

O conteúdo de aprendizagem deve ser personalizado e relevante para o trabalho.

Os colaboradores devem receber ferramentas de treinamento, como planos de ação, modelos, manuais, checklists, entre outros, que podem ser aplicados diretamente no trabalho.

6. Reduzir o volume de negócios

Os funcionários também entendem a importância de um bom treinamento corporativo e o papel que ele desempenha em seu avanço profissional.

Funcionários felizes e bem-informados são aqueles com maior probabilidade de permanecerem leais à sua organização. Ao dar-lhes acesso a treinamento on-line 24 horas e módulos de aprendizado individualizados, eles podem promover seus objetivos profissionais e se sentir motivados a melhorar.

Eles também podem apontar áreas em que precisam evoluir e descobrir seus principais pontos fortes, melhorando seu desempenho.

Fato: As pessoas são menos propensas a desistir se se sentirem valorizadas e tiverem potencial para crescer em seu local de trabalho.

Conheça nossos planos corporativos e engaje seu time

Compartilhe!