miles genius badge video experts unlimited creative skills form letsgo experience

Métodos Ágeis

Aprenda a metodologia ágil Scrum e adicione eficiência e produtividade aos seus dias

Atualizado em 4 de dezembro, 2019

No mundo da programação, a atenção aos detalhes é imprescindível. Mas isso não pode significar um processo pouco eficiente. Foi para unir essas duas qualidades que um grupo de programadores dos Estados Unidos criaram o scrum, um dos métodos ágeis.

Essa metodologia ágil foi criada para que as equipes consigam produzir mais, com qualidade, com menos dinheiro, realizar as prioridades na gestão de um projeto e em menos tempo. Está achando bom demais para ser verdade? Então continue lendo este artigo, que vamos mostrar que é tudo bem possível!

Nossa equipe investigou o livro “Scrum : A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”, que ensina os métodos ágeis aplicados no Scrum. Confira a resenha!

Método ágil Scrum: o que diz o livro?

O autor do livro, Jeff Sutherland, é um ex-militar que foi trabalhar em empresas de tecnologia e programação na iniciativa privada. Com o seu mindset voltado para a eficiência e a disciplina das forças armadas, ele identificou que as empresas privadas de uma forma geral trabalham de forma improdutiva.

Sutherland afirma que, ao visitar uma empresa geralmente encontra 85 % de esforço desperdiçado. Apenas um sexto do trabalho feito realmente produz algum valor. Ele criou o Scrum para mudar isso.

O autor se inspirou no esporte para desenvolver a metodologia. No rugby, os jogadores correm lado a lado, passando a bola de um para o outro, até marcarem o ponto. Essa jogada chama-se “scrum” e inspirou o ex-militar a criar a metodologia, em que os integrantes da equipe vão construindo em cima do trabalho do colega anterior até alcançarem o objetivo.

Os métodos ágeis para Scrum foram idealizadas para a criação e o desenvolvimento de softwares. Mas como o próprio autor coloca no livro, as possibilidades de aplicação são inúmeras e variadas. Suas técnicas podem ser aplicadas desde a reforma de uma casa até na educação em sala de aula.

  • A ideia do Scrum é realizar paradas regulares para checar se o projeto está seguindo no caminho certo
  • identificar as dificuldades e os obstáculos que estão encontrando
  • avaliar se algo pode ser mudado para obter resultados melhores e mais rápidos
  • ir sempre checando se os resultados obtidos estão compatíveis com aqueles esperados.

Os métodos ágeis no Scrum propõem priorizar os pontos mais importantes do projeto, aquelas características que geram mais valor.

Como funcionam os métodos ágeis para Scrum? 

O Scrum funciona com a definição de objetivos sequenciais, que devem ser concluídos em um período de tempo definido. Cada objetivo desses é um Sprint.

Entre cada Sprint, se realiza uma reunião, na qual se analisa o que foi realizado, se houve algum problema que deva ser ultrapassado, e cada um escolhe as tarefas que acha que consegue realizar no próximo Sprint.

No artigo intitulado “The New York Product Development Game”, os autores Takeuchi e Nonaka descreveram as características das equipes Scrum nas melhores empresas do mundo:

1) Transcendência

Senso de propósito além do comum, transformar o ordinário no extraordinário, senso ser grandioso e de não estar na média.

2) Autonomia

Equipes se auto organizam e se auto gerenciam, tomam suas próprias decisões em prol de um bem comum.

3) Interfuncionalidade

Os integrantes da equipe possuem todas as habilidades necessárias para a realização do projeto (planejamento, projeção, produção, vendas, distribuição) e se alimentam e reforçam umas às outras.

O método ágil Scrum na vida pessoal

Transpondo para o âmbito pessoal, podemos replicar as características das equipes e torná-las inerentes do nosso ser, buscando atingir a excelência que a metodologia Scrum propõe.

1) Transcendência pessoal

Devemos pensar grande, não se contentar em estar na média, temos a potencialidade de ir mais longe, transformar o mundo em que vivemos e influenciar positivamente os que nos cercam.

2) Autonomia pessoal

Temos capacidade de nos auto gerenciar, ver o que está dando certo em nossa vida e aprimorar essas habilidades e identificar quais comportamentos estão nos afastando dos nossos objetivos de vida e anular estes comportamentos.

3) Interfuncionalidade

Nessa autoanálise, conseguimos identificar nossos pontos fracos. Temos algumas alternativas para superar estas dificuldades. Desenvolver as habilidades que nos são carentes e/ou associar a pessoas que suprem e promovam suporte necessário para o desenvolvimento de um projeto pessoal.

Por exemplo, está muito difícil incorporar a prática de alimentação saudável na sua vida? Contrate uma nutricionista para ajudar nesse seu propósito.

Um dos pontos principais do Scrum é a economia do tempo, fazer mais em menos tempo. Como Sutherland cita em seu livro:

“O tempo constitui sua vida, então, desperdiça-lo, na verdade, é uma forma lenta de suicídio.”

Se você gostou do que leu até aqui e ficou com vontade de se aprofundar nos métodos ágeis e no Scrum para ser um profissional disputado no mercado, nós temos uma proposta perfeita para você! Aprenda tudo sobre a metodologia em nosso curso online Ferramentas Ágeis e Transformação Digital!

Nessa formação composta de 21 aulas online, você vai aprender a melhor forma para inovar o gerenciamento de tarefas e processos com agilidade. Ao mesmo tempo, não vai abrir mão da qualidade do planejamento e da visão estratégica.

Você vai aprender entre os métodos ágeis:

  • Scrum
  • Kanban
  • Sprint
  • Lean
  • Ferramentas digitais para gestão e produtividade
  • E muito mais!

Quer ser o protagonista da transformação digital e evoluir na sua carreira? Então faça agora a sua inscrição no curso e ganhe também 5 materiais complementares para se tornar um craque nos métodos ágeis e no Scrum!

Deixe uma resposta