miles genius badge video experts unlimited creative skills form letsgo experience

Empreendedorismo

Como encontrar um mentor de empreendedores para o seu negócio em crescimento

Atualizado em 4 de outubro, 2019

Como encontrar um mentor de empreendedores para o seu negócio em crescimento

Como encontrar um mentor de empreendedores para o seu negócio em crescimento

Quando você é um empreendedor iniciando seu próprio negócio, você está praticamente sozinho em um caminho de autodescoberta em que você é obrigado a se superar dia após dia.

Seus amigos e familiares dificilmente entendem o nível de compromisso que envolve, não entendem do mercado e seus funcionários não precisam se preocupar com todos os aspectos do negócio como você.

E se você tem parceiros, é provável que eles também sejam novos no jogo, assim como você o que faz você sentir ainda mais todo o peso da responsabilidade de tocar um novo negócio e muitas vezes se questiona se está preparado para isso, não é mesmo?

Mas saiba que você não está sozinho nesta jornada, a ajuda está lá fora. Você pode contar com a assessoria de um mentor de empreendedores para esta missão, pois ele tem uma experiência inestimável para você levar em conta na hora de fazer seu negócio crescer.

Mentores de negócios são importantes e há uma série de razões para isso: além de orientar sobre como gerenciar uma empresa, ele pode dar conselhos e compartilhar com você os retrocessos e os erros que ele já vivenciou que te ajudarão a ter mais tranquilidade e segurança na hora de tomar as decisões para o seu negócio.

Mas como achar o melhor mentor de empreendedores para o um negócio em crescimento? Aí vão estão 4 dicas poderosas de por onde começar.

4 dicas para encontrar um mentor de empreendedores

1 – UM EMPRESÁRIO LOCAL

Se há alguém em sua cidade que você admira, convide para um café em sua empresa ou um almoço.

Antes, estude. Sim! Faça sua pesquisa e prepare sua lista de assunto a serem abordados de antemão, para que você faça perguntas únicas e que realmente vão te ajudar a entender se o seu negócio está seguindo no caminho certo.

Fuja de perguntas óbvias que você pode encontrar respostas em um perfil do LinkedIn ou site da empresa. Em vez disso, venha com perguntas que realmente serão relevantes para a sua vida como empreendedor.

Por exemplo: se você está tendo problemas com os funcionários, pergunte maneiras de como você pode lidar com esta situação. Ou pergunte a opinião deste empresário sobre o rumo que o seu setor no tomando no mercado.

Importante: sempre pague o almoço e não esqueça de enviar uma nota de agradecimento ao seu mentor dentro de 24 horas da sua reunião.

Se você quiser um motivo para se manter em contato, entre em contato com seu mentor em feiras ou eventos na sua cidade e perguntar se ele ou ela estará lá. 

2 – EVENTOS PELO PAÍS

O Brasil concentra agora diversos eventos itinerantes que reúne mentores, investidores, empresários, pequenos e médios empreendedores, país à fora.

O Brasil concentra agora diversos eventos itinerantes que reúnem mentores, investidores, empresários, pequenos e médios empreendedores, país à fora. São palestras, workshops, sessões exclusivas com professores e empreendedores mais experientes.

As oportunidades para encontrar um mentor nesses eventos são gigantes e por isso você deve ficar ligado para estar neste meio, se mostrar e quem sabe encontrar um bom mentor de empreendedores para o seu negócio.

3 – MENTORIA ONLINE: UMA TENDÊNCIA

Nos EUA, uma tendência aponta a mentoria online como uma alternativa para quem precisa de um mentor e não encontrou.

A SCORE, organização americana sem fins lucrativos para empreendedores, é uma destas consultoria que oferece aconselhamento e orientação por e-mail ou vídeo chamada para quem está pensando em abrir ou expandir o negócio existem.

Mas você também existem diversas outras opções de mentoria online disponíveis na internet. Por exemplo, outra organização similar que fornece mentores de empreendedores é MicroMentor , que se associa com Dell, Sam’s Club e HP, entre outras grandes empresas.

No MicroMentor, você cria seu perfil, envia mensagens a possíveis mentores e já começa a conversar com seu possível mentor. Simples assim!

Outra opção aqui no Brasil,é  o Sebrae que conta com diversos consultores especializados em diversas áreas para tirar dúvidas e dar orientações sobre as mais diversas esferas de um negócio.

4 – JUNTE-SE AOS GRUPOS DO LINKEDIN DO SEU NICHO

Talvez você não tenha ideia de quem você gostaria de ser seu mentor.

Neste caso, você pode se tornar parte de um grupo do LinkedIn e, em seguida, identificar quem está postando o conteúdo mais útil para a realidade do seu negócio. Para identificar este perfil você deve pensar em aspectos como:

  • Quem está fazendo perguntas que provocam o pensamento?
  • Quem compartilha artigos úteis?
  • Se você fez uma pergunta em seu grupo, quem respondeu com a melhor resposta?

Use essas conversas no grupo como um ponto de partida em sua comunicação com um possível mentor de empreendedores para o seu negócio. 

Siga estas dicas e você estará no caminho certo para um mentor de empreendedores para o sucesso do seu negócio em crescimento

E agora que você já sabe como encontrar um mentor de empreendedores, que tal conhecer outras formas de se desenvolver profissionalmente? Nós, da Aprendeaí podemos te ajudar com esse desafio. 

Somos uma escola digital de inovação que tem como missão acelerar profissionais com habilidades essenciais para o presente e futuro de suas carreiras. Levamos conhecimento prático, com alta qualidade audiovisual, fácil de entender, relevante, com mentores que atuam de fato e na prática no que falam.

E o melhor, você pode aprender tudo isso no ritmo, de onde estiver, quando quiser. Quer ser relevante na carreira?  Clique aqui, escolha um curso e comece agora mesmo.