milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Carreira

Qual o seu Mindset? Programe sua mente para o sucesso com dicas do best-seller

Atualizado em 6 de Fevereiro, 2018

Qual o seu Mindset? Programe sua mente para o sucesso com dicas do best-seller

Qual o seu Mindset? Programe sua mente para o sucesso com dicas do best-seller

Pense na seguinte situação: dois profissionais precisam aprender a mexer com um software novo. Ambos começam bem. Ouvem as explicações e conseguem executar as primeiras tarefas. Mas, ao tentar usar as funções mais complexas, o cenário muda.

Um deles, quando erra pela primeira vez, fica nervoso e volta a praticar o que já sabia. O outro, em vez de desanimar, tenta novas maneiras de executar a função e tira dúvidas com quem já sabe.

No fim do dia, o segundo já está muito mais bem preparado do que o primeiro. Então, qual é a diferença entre os dois? Talvez um deles simplesmente seja melhor, certo?

Para Carol Dweck, autora do livro Mindset: a nova psicologia do sucesso, o que diferencia os dois colegas não é a capacidade intelectual, mas a maneira como encaram a experiência.

Assista neste TED Talks, as maneiras de pensar sobre um problema que é ligeiramente difícil demais para que você resolva. Será que você não é inteligente o suficiente para resolvê-lo … ou somente não o resolveu ainda?


MINDSET FIXO OU MINDSET DE CRESCIMENTO?

É fundamental cuidar do seu “mindset”, se programar para pensar diferente, como diz Frederico Lacerda, professor do nosso curso online Kick Start: criando negócios campeões.

E Carol Dweck reafirma. Ela realizou estudos, pesquisou grupos de profissionais e identificou 2 tipos do que ela chama de Mindset, o termo que define nossa programação mental:

O Mindset Fixo – para quem acredita que aptidões e inteligência são pouco flexíveis, como se nossas limitações fossem definidas quando nascemos.

E o Mindset de Crescimento: podemos melhorar nossas habilidades ao longo da vida e que, para isso, só é preciso tempo e esforço. Este modelo mental de crescimento ajuda no trabalho em equipe, já que um colega passa a ver o outro como parceiro e que pode contribuir com ideias novas. Pessoas com o mindset de crescimento vão atrás de mentores e querem aprender com os outros.

Gráfico de Nigel Holmes


COMO VIRAR A CHAVE DO MINDSET FIXO PARA O MINDSET DE CRESCIMENTO?

Pessoas que aprendem rápido, gostam de correr riscos e têm boas habilidades de liderança, certamente têm um mindset de crescimento. E você, o que está criando para ter o seu?

Pense em alguém que você conheça que esteja mergulhado no Mindset Fixo. Veja como essa pessoa sempre procura se pôr à prova e como é supersensível a respeito da possibilidade de ter opiniões equivocadas ou de cometer erros. Você é assim? Porque será que ela é assim?

Pense em alguém que você conheça que tenha as aptidões do Mindset de Crescimento, alguém que compreenda que as qualidades importantes podem ser cultivadas. Pense em como essa pessoa enfrenta os obstáculos. Pense naquilo que faz para se aperfeiçoar. Agora pense em você: o que gostaria de se modificar ou aperfeiçoar?

Agora imagine que você resolveu aprender um novo idioma e se matriculou num curso. Depois de alguma aulas, o professor o chama para a frente da sala e começa a lhe fazer uma série de perguntas.

Coloque-se na posição de quem tem um Mindset Fixo. Sua capacidade está em jogo. É capaz de sentir que todos os colegas estão olhando para você? É capaz de ver a fisionomia do professor enquanto o avalia? Sinta a tensão, sinta seu ego estilhaçar-se e hesitar.

Em que mais você está pensando e o que está sentindo? Agora se coloque no lugar de uma pessoa com Mindset de Crescimento. Você é iniciante, e por isso está ali. Está ali para aprender, O professor é um facilitador do aprendizado. Senta agora que a tensão se vai; sinta sua mente abrir.

 

VOCÊ É CAPAZ DE MUDAR SEU MINDSET!

E é importante saber que todos nós temos mais de um modelo mental operando ao mesmo tempo, em diferentes intensidades e situações.

Por isso, Carol sugere que identifiquemos nossos gatilhos, ou seja, os fatores que nos fazem agir em um Mindset Fixo, como uma crítica, um erro ou a percepção de que um colega é mais competente. Mas, fatores externos também podem tirar o foco do aprendizado para mirar apenas as entregas.

Uma maneira de mapear seus gatilhos é prestar atenção em qual é a sua reação diante de uma experiência desconhecida. Se a sua sensação é uma ameaça ou preocupação só em acertar, o risco de cair no Mindset Fixo é grande.

Por outro lado, se ao deparar com a dificuldade você consegue transforma-la em algo positivo, como a possibilidade de aprender, aí seu mindset é de crescimento.

Os empregos do futuro cada vez mais estarão em ambientes incertos e expostos ao erro. Saber lidar com os altos e baixos e buscar melhorar será essencial para prosperar nesses ambientes.

1) Se você identificou que tem um Mindset Fixo, aceite essa realidade e assim você já começará a entender como sua mente funciona,

2) Imagine situações hipotéticas e avalie como você reagiria a elas com o Mindset Fixo e o de crescimento. Por exemplo: como seria sua reação a uma rejeição em um processo seletivo?,

3) Se você sempre foi elogiado(a) pelos seus pais quando criança “você é muito inteligente”, saiba que isso pode ter um efeito negativo e quando você se deparar com o contrário é como se o mundo desabasse,

4) Descubra quais são os gatilhos que acionam seu Mindset Fixo e porque são habilitados. O aprendizado e a transformação surgem como base na análise de nosso comportamento,

5) Treine constantemente seus hábitos e avalie em qual mindset você se encaixa no momento. Mudar uma crença não é algo fácil. Sair da zona de conforto exige ter energia, encarar coisas novas, pensar coisas diferentes, desapegar de ideias de si mesmo como se fosse alguém que não erra,

6) Evite o perfeccionismo medroso: Dialogue com você “mindset fixo” e procure se entender, mas diga que “eu quero ocupar menos espaço em minha mente e não querer mais o “eu ideal” e se permitir errar e tentar de novo. Assim você não se limitará a realizar atividades que apenas validem sua inteligência e que não as deixe vulnerável. Perca esse mecanismo de defesa e medo.

 

AVALIE SE É A HORA DE VIRAR A CHAVE


INTELIGÊNCIA

Responda as perguntas sobre Inteligência dizendo se concorda ou descorda. 

1) Sua Inteligência é algo muito pessoal e você pode transforma-la demais,

2) Você é capaz de aprender coisas novas, mas, na verdade, não pode mudar seu nível de inteligência,

3) Qualquer que seja seu nível de inteligência, sempre é possível modifica-lo bastante,

4) Você é capaz de mudar substancialmente seu nível de inteligência.

As afirmativas 1 e 2 referem-se ao Mindset Fixo. As de número 3 e 4 refletem o Mindset de Crescimento.


PERSONALIDADE E CARÁTER

Responda as perguntas sobre Inteligência dizendo se concorda ou descorda. 

1) Você é assim mesmo e não há como mudar de fato sua personalidade,

2) Independentemente do tipo de pessoa que você seja, sempre é possível muda-lo(a) substancialmente,

3) Você pode fazer as coisas de maneira diferente, mas sua essência não pode ser modificada,

4) Você é capaz de modificar os elementos básicos do tipo de pessoa que você é.

As afirmativas 1 e 3 referem-se ao Mindset Fixo. As de número 2 e 4 refletem o Mindset de Crescimento.


COM QUAL DOS DOIS GRUPOS SE IDENTIFICOU MAIS?

Seu mindset para a inteligência entra em ação quando as situações envolvem capacidade mental.

Seu Mindset para a Personalidade entra em ação nas situações que envolvem suas qualidades pessoais – por exemplo o quão confiável, cooperativo, atencioso e habilidoso você é.

O Mindset Fixo faz com que você se preocupe com a forma pela qual é avaliado; o Mindset de Crescimento torna-o interessado em seu aperfeiçoamento.

Referências: Livro Mindset, TED Talks.

Deixe seus comentários abaixo!