milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Métodos Ágeis

Tudo sobre Métodos Ágeis: O que é o Lean?

Atualizado em 15 de dezembro, 2017

Tudo sobre Métodos Ágeis: O que é o Lean?

Tudo sobre Métodos Ágeis: O que é o Lean?

Antes de começar a criar um novo produto ou serviço, é preciso saber planejá-lo e comunicá-lo, não é mesmo?

Empresas e startups do mundo inteiro É um método de trabalho que torna a gestão mais versátil e dinâmica.

O termo lean deve ser entendido como “enxuto”. Ou seja, trata-se de um método que institui o uso de nada além do que os recursos necessários para a realização de um determinado trabalho, etapa ou processo, evitando desperdícios.

O conceito começou a ser utilizado na década de 1980 como “Lean Manufacture” (Manufatura Enxuta). Na época, carregava a filosofia de otimizar a produção de veículos da indústria japonesa.

No entanto, foi o professor James P. Womack, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que tornou a cultura lean conhecida mundialmente, após a publicação de seu livro A máquina que mudou o mundo em 1990 – escrito em conjunto com Daniel T. Jones e Daniel Roos. Nesse livro, Womack detalha seu estudo feito sobre a indústria automobilística – principalmente a Toyota.

JÁ OUVI FALAR DE LEAN STARTUP. É A MESMA COISA?

Lean startup é uma expressão concebida por Eric Ries, empreendedor do Vale do Silício.

Ries cunhou e apresentou o conceito no livro A Startup Enxuta, publicado em 2011, tornando-se um best seller nos EUA. O livro foi escrito com base nos conhecimentos adquiridos por Ries, combinando técnicas de marketing, tecnologia, gestão e sua vivência em startup.

O objetivo foi o de criar uma metodologia mais universal, que pudesse ser aplicada a qualquer tipo de empresa – inclusive empresas de grande porte, como uma poderosa ferramenta para melhorar os resultados do empreendimento.

COLOCANDO A METODOLOGIA EM PRÁTICA

Um dos grandes méritos da cultura Lean é te ajudar a colocar novos produtos no mercado. Neste artigo para a Harvard Business Review, Steve Blank, professor associado da Stanford University, conta que o método está apoiado em três importantes pilares:

1) Enxugue o modelo de negócio com o Canvas

De acordo com Blank, você deve saber que, antes de lançar seu produto, e mesmo que muita pesquisa tenha sido feita, não há nada além de hipóteses que precisam ser comprovadas. Assim sendo, o professor de Stanford conta que, na cultura lean, em vez de consolidar um longo relatório de plano de negócios, você utilize uma ferramenta chamada Canvas para montar o seu modelo de negócios.

2) Teste as possibilidades com o Customer Development

Após estruturar tudo com o Canvas, você deve testar suas hipóteses com uma abordagem chamada de “desenvolvimento com clientes”, ou customer development. Para isso, você precisará trocar informações com potenciais usuários, compradores e parceiros para pegar suas opiniões sobre todo e qualquer elemento do modelo de negócios.

3) Adote o desenvolvimento ágil

Por fim, de acordo com Steve Blank, a metodologia enxuta orienta que você implemente o chamado “desenvolvimento ágil” em sua empresa. São práticas que acompanham o desenvolvimento com o cliente. No desenvolvimento ágil, não há perda de tempo ou de recursos, pois o produto é desenvolvido de forma iterativa e incremental.

No curso Ferramentas Ágeis e Transformação Digital, você aprende como aplicar o Lean e como colher resultados promissores utilizando essa metodologia.