Biografia

Fernando Scherer

Fernando Scherer, o Xuxa, é um dos maiores nomes da natação brasileira. Especialista em provas de velocidade, o ex-nadador é um dos maiores velocistas do mundo e conseguiu medalhas de ouro nos Mundiais de piscina curta em Palma de Mallorca-1993 e Rio-1995.

Nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996 passou por uma saga épica para chegar a sua primeira medalha olímpica. Na semifinal ele empatou com o alemão Bengt Zikarsky e o venezuelano Francisco Sánchez e teve que passar pelo desempate para nadar a final. Conseguiu e nadando na raia 1 atropelou seus adversários para faturar sua primeira medalha olímpica: um bronze com 22s29, novo recorde sul-americano e atrás apenas dos fenomenais Alexander Popov e Gary Hall Junior.

Entre 1998 e 2000 viveu os melhores momentos da carreira. Foi eleito o melhor nadador do mundo pela conceituada revista americana Swimming World e na época tornou-se o primeiro brasileiro a nadar os 100m livre abaixo dos 49 segundos: 48s69 durante o tradicional festival Goodwill Games.

No ano seguinte ganhou quatro medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg e em 2000 voltou ao pódio olímpico ao conquistar o bronze com o histórico revezamento 4x100m livre do Brasil nos Jogos de Sydney.

Cursos

Confira os cursos ministrados por Fernando Scherer