milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Carreira

Mapas Mentais: o que são e como organizar suas ideias e projetos com eles?

Atualizado em 12 de julho, 2017

Mapas Mentais: o que são e como organizar suas ideias e projetos com eles?

Mapas Mentais: o que são e como organizar suas ideias e projetos com eles?

Sem dúvida esse nome causa uma certa estranheza. Se é a primeira vez em que você ouve falar de mapa mental, talvez até pense em telepatia, telecinésia e alguns outros fenômenos paranormais que se relacionem ao poder da mente.

A verdade é que mapa mental, ou mapa da mente, não tem nada de paranormal. O termo se refere a uma ferramenta extremamente útil de gestão de informações. E, se você souber usá-la, conseguirá comunicar o que quer que seja com muito mais eficiência.

Entendi, ninguém vai ler minha mente. Mas do que se trata?

Grosso modo, é uma espécie de diagrama que tem a função de organizar informações. Foi desenvolvido no início da década de 1970 pelo escritor e consultor em educação Tony Buzan com o intuito de ajudar as pessoas a liberar o potencial do cérebro. E consiste no seguinte sistema:

“Um conceito é desenhado no centro de uma página ou documento em branco; e dele são irradiadas representações de ideias por meio de imagens, palavras e partes de palavras. Todas, de alguma forma, são relacionadas ao conceito central.”

Imagine uma teia de aranha com um núcleo bem definido; ou mesmo o sol de um tórrido dia de verão, espalhando seus raios por todos os lados; ou ainda um tronco de árvore de cuja raiz você consegue ver as ramificações; a ideia é mais ou menos essa.

UMA INFORMAÇÃO CENTRAL QUE ESTIMULA UMA SÉRIE DE OUTRAS 

Inúmeras são as possibilidades de usar um mapa mental! Por ser uma forma bastante eficaz de estruturar o pensamento, um mapa mental pode servir para você compreender e solucionar problemas, para memorizar informações, para aprender algo, para roteirizar manuais e livros, para organizar e apresentar palestras, para realizar brainstormings e, sobretudo, para auxiliar a gestão estratégica de uma empresa.

COMO UM MAPA MENTAL PODE SER ÚTIL PARA O MEU DIA A DIA?

Imagine que, em sua empresa, não faltem boas ideias, mas que você ou sua equipe não conseguem aproveitá-las ao máximo por falta de uma visão sistêmica de negócio: é exatamente aí que a ferramenta entra. Com ela, você conseguirá ordenar e expressar pensamentos de forma bastante lógica, visual, comunicando assim sua ideia com mais precisão e clareza.

Você pode usar o mapa mental em diversos contextos, como:

Rotina diária – prepare um mapa mental para organizar as atividades do dia, a lista de coisas a fazer, a preparação de uma viagem, as informações em uma palestra, o resumo de um relatório, etc;

Identificação de oportunidades – o mapa mental pode servir ao mapeamento do mercado, à análise de tendências, às demandas do consumidor, à análise da evolução tecnológica, de competição, à definição de perfis de clientes;

Planejamento do negócio – aplique a ferramenta para elaborar um plano de negócio ou de um projeto;

Planejamento de marketing e vendas – o planejamento de eventos e a criação de conteúdo para um site ou uma embalagem podem ser melhor estruturados com um mapa mental;

Planejamento de recursos humanos – utilize a ferramenta para elaborar questões para entrevista de emprego, avaliar desempenho dos colaboradores, etc.

É uma ferramenta das mais versáteis que você perceberá que pode servir tanto para a preparação de uma receita culinária como para o lançamento de um novo produto no mercado.

Entendi. Mas entenderia melhor com um exemplo


Aula 7Curso Mapas Mentais, com Lucas Alves.

Lembre-se, enfim, que o mapa mental é não apenas um exercício de visão sistêmica, mas uma ferramenta que te ajuda a se comunicar em diversos sentidos.

Afinal, quando seus pensamentos são organizados desta forma, ficam muito mais claros – tanto para você mesmo quanto para sua equipe ou seus clientes.

Para se aprofundar no tema conheça o nosso curso Mapas Mentais, com Lucas Alves.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo!