miles genius badge video experts unlimited creative skills form letsgo experience

Liderança

Tudo sobre Mapas Mentais: É possível usar os Mapas Mentais para gerenciar projetos?

Atualizado em 2 de setembro, 2019

Tudo sobre Mapas Mentais: É possível usar os Mapas Mentais para gerenciar projetos?

Tudo sobre Mapas Mentais: É possível usar os Mapas Mentais para gerenciar projetos?

Gerenciar projetos não é uma tarefa fácil, isso porque, primeiramente, todo o processo que envolve a organização para que o objetivo do projeto seja alcançado envolve uma equipe, formada por pessoas diferentes, com vivências diferentes.

Também porque existem muitas etapas e componentes que compõe o projeto que devem estar em sintonia para que tudo funcione da maneira correta.

Os mapas mentais são especialmente funcionais para gerenciamento de projetos, porque, como podemos perceber, com eles é possível fragmentar a informação e as etapas, tornando-as mais fáceis de serem resolvidas.

Também é muito importante por ser uma ferramenta colaborativa em que toda a equipe pode se envolver, se sentir escutada e representada.

Para construir um mapa mental de um projeto deve-se conhece-lo como um todo.

O primeiro passo é dividi-lo em partes. Os tópicos mais urgentes e imediatos, os tópicos secundários menos urgentes e que surgem da resolução dos primeiros e, por fim, os tópicos menos urgentes e que devem acontecer nas fases finais do projeto.

O ideal é que em cada etapa se esmiúce tudo que deverá envolver sua realização: o pessoal envolvido, os custos, o tempo esperado, recursos materiais, documentos necessários e qualquer outro detalhe.

Veja também:

Como criar um Mapas Mental?
Como usar os Mapas Mentais em um planejamento
Como usar Mapas Mentais em uma reunião de brainstorming?
Como resumir livros e palestras com Mapas Mentais
Como usar os Mapas Mentais para estudar melhor