miles genius badge video experts unlimited creative skills form letsgo experience

Liderança

Não sabe como resolver conflitos no trabalho? Aprenda agora!

Atualizado em 1 de novembro, 2019

Não sabe como resolver conflitos no trabalho? Aprenda agora!

Não sabe como resolver conflitos no trabalho? Aprenda agora!

Saber como resolver conflitos no trabalho é uma das atribuições mais desafiadoras para grande parte dos profissionais em cargos de liderança. Ainda não existe nenhum estudo confiável que tenha calculado os prejuízos (financeiros, profissionais ou pessoais) causados por conflitos no trabalho

Mas não é muito difícil imaginar o estrago que um ambiente pouco saudável pode trazer não só aos resultados da empresa, como aos próprios profissionais e suas carreiras. Algumas das consequências negativas que um ambiente conflituoso pode causar são: 

  • queda na produtividade;
  • maior taxa de absenteísmo;  
  • desvio do foco do trabalho;
  • maior probabilidade de falhas e erros; 
  • Maior risco de desenvolvimento de doenças mentais nos colaboradores; 
  • diminuição da qualidade de vida no ambiente corporativo. 

Uma pesquisa elaborada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, em São Paulo, mostra que esses problemas são bastante comuns. O levantamento, feito com mais de 6 mil organizações, apontou que em 70% delas os conflitos ocorrem com frequência. 

De certo modo, é importante (e até natural) que haja alguma dose de divergências dentro do ambiente empresarial. Afinal, pensando na lógica de um escritório, por exemplo, estamos falando do compartilhamento do mesmo espaço por pessoas com trajetórias, visões, valores e formações muitas vezes diferentes. Isso leva a ideias diferentes para uma mesma proposta.

Mas, em que ponto essa competição pela implementação de uma ideia deixa de ser saudável e se torna um problema de fato? Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre os conflitos no trabalho, quais os problemas causados por eles e algumas atitudes que você pode adotar para gerenciar conflitos e contribuir para um ambiente profissional mais saudável. Confira!

5 estratégias infalíveis sobre como resolver conflitos no trabalho

1.   Vá na raiz do problema

Muitas vezes, um ambiente corporativo com algum histórico de conflitos é passível de ter divisões entre os profissionais que o integram. É normal que uma pessoa tenha mais afinidade ou saiba trabalhar melhor com uma determinada pessoa que com outra. 

Entretanto, isso pode se tornar um aspecto dificultador quando as diferenças entre as equipes começam a se agravar a ponto de gerar intrigas ou mesmo conflitos. Depois de identificar que há um problema entre os profissionais, o principal é ouvir todos os lados dessa história. 

Dedicar um tempo para ouvir cada uma das pessoas envolvidas, separadamente, é uma forma de entender o problema sob todos os ângulos possíveis e criar uma imagem do que está acontecendo ali. Aderir a um ponto de vista estrito ou só escutar os argumentos de uma parte conflitante pode ajudar a agravar o problema, em vez de solucioná-lo.

2.   Foque nas soluções

É muito comum que uma situação de atrito gere uma “caça ao culpado”. Mas, se o objetivo é saber como resolver conflitos no ambiente de trabalho, é fundamental abandonar essa postura. Em vez de querer achar o culpado, adote um foco na solução do problema. 

Apontar o dedo para uma determinada pessoa ou grupo possivelmente não vai levar o time a lugar nenhum, além de acirrar os conflitos internos. Então, depois de procurar ouvir todos os envolvidos em um determinado conflito, é hora de buscar soluções. 

Nesse momento, é importante conversar, ouvir e pensar em caminhos para superar os obstáculos.

Fazer essa mudança de mindset pode ser mais complicado do que parece. O escritor Mel Gill, também conhecido como “O Guru da Felicidade”, ensina alguns truques em sua palestra no TEDx. Assista: 

3.   Reúna a equipe para construir uma saída

Outra estratégia importante para superar os problemas no ambiente corporativo é buscar uma solução em conjunto. Quando a saída encontrada é imposta de “cima para baixo”, provavelmente, vai encontrar resistência. Dependendo do tipo de conflito existente dentro da equipe, essa solução pode atrair ainda mais problemas.

No entanto, a partir do momento em que as soluções são construídas (e, mais importante, aceitas) por todos, a adesão tende a ser mais forte. Dessa forma, ninguém pode reclamar que não foi consultado, não é?

4.   Invista em feedbacks diretos

Uma das principais dicas sobre como resolver conflitos no trabalho é dar e receber feedbacks.

Os feedbacks são uma das melhores formas de avaliar um trabalho e deixar uma equipe mais alinhada ao projeto que ela deve entregar. 

Acompanhar as atividades ao longo do tempo, saber quais são os obstáculos encontrados e agir para buscar uma solução em conjunto é uma resposta rápida e eficiente para identificar possíveis conflitos ainda no começo e agir rápido para resolvê-los.

5.   Valorize a boa comunicação

Um dos principais causadores de problemas no ambiente profissional (e isso também vale para o familiar, pessoal, etc.) é a informação truncada. Algo que você não queria dizer, mas disse. Ou algo que foi compreendido de uma maneira diferente da que a que foi transmitida. Isso é comum em qualquer lugar.

Investir em ferramentas para melhorar o nível da comunicação é uma ótima estratégia para evitar problemas futuros. Reuniões mais produtivas e diretas, canais mais eficientes, palestras — cada equipe tem uma forma diferente de lidar com essas estratégias. Conversar com os profissionais e encontrar o modelo ideal é uma forma de minimizar as chances de haver um conflito lá na frente.

Quais são os principais conflitos nas organizações? 

Nenhum conflito nasce de uma hora para outra. Um gestor atento ao que acontece dentro da sua equipe consegue identificar alguns sinais de que algo por ali não vai bem — e o principal, que pode piorar se nada for feito de forma efetiva. 

Um e-mail com uma resposta atravessada, troca de farpas em uma reunião, falta de interesse são alguns dos indícios de que há um desentendimento, ou mesmo um conflito no trabalho. E é muito importante agir o quanto antes para evitar que algo pequeno se transforme em uma bola de neve descendo a montanha. 

Especialistas costumam listar alguns dos conflitos mais comuns nas organizações. Em geral, eles estão ligados a uma certa disputa por espaço, implementação de um projeto pessoal sobre a ideia de um colega, feedbacks negativos, entre outros. Assista mais no vídeo: 

Seja qual for o motivo que causou o início do conflito, há boas maneiras de lidar com o problema e resolvê-lo de vez. As nossas 5 dicas de como resolver conflitos no trabalho são um ótimo guia para você alcançar um clima corporativo harmonioso e construtivo. 

Quer aprender a gerenciar conflitos no trabalho por meio de técnicas de comunicação não violenta (CNV)?

Então você precisa conhecer o nosso curso online “Comunicação Não Violenta – como gerenciar conflitos” ministrado por Thayna Meirelles, mestre e doutora pela Universidade de São Paulo e uma das maiores especialistas no assunto do país.

O curso contém:

  • 25 Vídeoaulas
  • 9 materiais complementares
  • 14 vagas disponíveis
  • Certificado Reconhecido

Se você quer desenvolver habilidades para:

  • Melhorar sua comunicação, se fazendo compreender e compreendendo melhor as outras pessoas.
  • Aprender realmente a escutar e não apenas responder àquilo que ouve.
  • Aprender a expressar o que realmente quer nas suas relações, com clareza e assertividade.
  • Lidar de maneira efetiva com os conflitos no ambiente de trabalho e na vida pessoal
  • Se destacar em sua área e se tornar influente
  • Atingir suas metas profissionais e pessoais, por meio de uma comunicação mais efetiva
  • E muito mais

Esse curso é para você! Se inscreva agora mesmo clicando aqui!