6 qualidades primordiais de um líder, segundo John Mackey

John Mackey, criador da rede americana de alimentos saudáveis Whole Foods Market, em seu livro lançado recentemente “Liderança Consciente”, elencou os principais passos para se tornar um líder consciente, segundo ele “o líder que tem um propósito, que saiba o que fazer para engajar os funcionários

“Um líder consciente é aquele que sabe que não existe empresa sem pessoas. Por isso, é preciso mobilizá-las e engajá-las para atingirem resultados alinhados ao propósito da companhia. Mas, para que isso acontece, não basta ordenar aos funcionários que executem suas tarefas. É preciso dar a eles algo para acreditar”.

As 6 qualidades do lider consciente

Mantenha a integridade

“Para inspirar confiança em seus colaboradores, o líder precisa colocar a integridade acima de tudo, fazendo a coisa certa mesmo que isso traga prejuízos para a a empresa, e mostrando coragem moral e senso de justiça diante de situações complexas e de difícil resolução.”

Confie e inspire confiança

“O livro mostra como as relações de trabalho devem evoluir para a confiança mútua, o que é muito importante para esses tempos de pandemia. Mas como manter os lanços fortes sem a possibilidade de contato humano?”

Entenda a dinâmica do Capitalismo Consciente

“Para que o líder possa realizar seu potencial, é preciso que a empresa siga quatro princípios: ter um propósito, o que equivale a saber qual dor da sociedade seu negócio se propõe a curar; criar cultura e valores que garantam a sua perpetuidade como empresa; e ter um líder consciente que cuide das pessoas.”

Engajar os colaboradores

“Um líder consciente é aquele que sabe que não existe empresa sem pessoas. Por isso, é preciso mobilizá-las e engajá-las para atingirem resultados alinhados ao propósito da companhia. Mas, para que isso acontece, não basta ordenar aos funcionários que executem suas tarefas.”

Não confunda propósito com lucro

“Os empresários mais inspiradores estão sempre determinados a encorajar situações benéficas para todos, e não apenas para si mesmos. Eles não querem que seus negócios sejam os melhores do mundo, e sim que sejam os melhores para o mundo.”

Lidar com o imprevisível

As lideranças não foram preparadas para enfrentar o home office forçado. E não foram treinadas para confiar nos funcionários por trás das telas. Mas é preciso se adequar a essa realidade e entender que a confiança é possível. Quem ainda está atrasado deve fazer essa transformação imediatamente. E, caso a volta ao escritório aconteça, precisa ouvir e confiar no que seus funcionários estão dizendo.”

Mackey diz que é preciso abrir o armário corporativo para tirar de dentro a capacidade de amar e cuidar do outro com total empatia. “Os líderes precisam ajudar os colaboradores a crescer e a evoluir. Ao mesmo tempo, precisa se dar o espaço para aprender sempre. Ele deve saber que a liderança não é um destino, e sim uma jornada.”