milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Carreira

Porque você não atinge todo o seu potencial?

Atualizado em 10 de outubro, 2017

Porque você não atinge todo o seu potencial?

Porque você não atinge todo o seu potencial?

Convidamos João Paulo Pacífico, um dos 10 Top Voicers do Linkedin Brasil, para falar sobre como atingir o seu potencial na carreira. Uma ótima leitura que pode te ajudar a refletir e agir sobre os rumos da sua carreira. Boa leitura!


Você conhece alguém com um enorme potencial mas que não deslancha??? E você???

Seja na profissão, nos esportes ou nos relacionamentos… dificilmente conseguimos realizar tudo o que somos capazes…

E porque isso???

Esse artigo vai responder essa questão e te dar dicas práticas para mudar essa situação 😉

Aproveite muito!!!

Maior aliada para conseguir o que você quiser!

Começando pelo básico… a nossa mente é a nossa maior aliada, mas também a maior inimiga (sim, acredite…).

Já reparou como os nossos pensamentos podem nos ajudar totalmente a encarar uma situação, mas por vezes nos colocam lá embaixo??? Um exemplo simples e comum é a insegurança que várias pessoas têm de falar em público.

Tem uma pesquisa que mostra que as pessoas têm mais medo de falar em público do que de morrer… tem uma piada que fala que num enterro a maioria prefere estar no caixão do que fazer o discurso de despedida… rsrs…

O pesquisador Shirzad Chamine (Stanford e Yale), criou um índice para medir quanto a mente nos ajuda e nos atrapalha, o chamado Quociente de Inteligência Positiva… também chamado de PQ.

“… mais importante do que o fato em si, é como explicamos para nós mesmos o que aconteceu.” ~ citação de Martin Seligman no livro Onda Azul.

 

O que é esse Quociente de Inteligencia Positiva (PQ)???

É a porcentagem de tempo em que a mente está no modo “amigo”, isto é, um PQ de 70% significa que em 70% do tempo sua mente está te ajudando e em 30% indo contra você (o tempo em que a mente está neutra não é levado em consideração).

A partir de 75% de PQ nosso cérebro está bem, abaixo disso está no modo sobrevivência. O ideal é por volta de 90%.

Um pouco de negatividade é inevitável e até útil. Só assim você conhece o lado pior, sabe que tem que agir… o importante é recuperar rápido.

A boa notícia é que podemos aumentar o nosso Quociente de Inteligência Positiva… continue lendo que explico mais a frente!!!

O que eu mais gostei desta teoria é que ela é super didática e prática

Quem são esses tais amigos e inimigos de nossa mente???

O inimigo é conhecido como Sabotador… e o amigo, o Sábio…

Os Sabotadores são um conjunto de padrões mentais automáticos e habituais que trabalham contra o que é melhor para você (leia 3 vezes esse parágrafo para entender bem esse conceito).

Por exemplo: você bate o carro no caminho do trabalho e logo pensa “o meu dia começou ruim…”. Esse foi o seu Sabotador tomando a frente e atrapalhando o resto do seu dia.

Os Sabotadores são formados durante nossa infância e adolescência para a nossa proteção física e social. Com eles nos fortalecemos mentalmente nesta fase de nossa vida…

Porém, quando entramos na fase adulta eles passam a ser muito prejudiciais para o nosso desenvolvimento!

Já os Sábios são os padrões mentais que trabalham a seu favor.

Tanto os Sabotadores como o Sábio podem te levar ao sucesso… mas o fazem por diferentes caminhos.

O Sabotador faz através da raiva, medo, culpa, ansiedade, obrigação… já o Sábio te estimula através da compaixão, curiosidade, criatividade, diversão, desejo de contribuir e criar propósito. Que caminho você prefere?

O Maior Sabotador

Existem 10 Sabotadores, cada um com uma característica.

O Juiz é o maior Sabotador de todas as pessoas.

Ele julga nós mesmos, os outros e/ou as circunstâncias.

“O Sabotador Juiz tem o poder de fazer com que nos sintamos negativos e infelizes com a gente, com outros e com as circunstâncias.”

Ele faz isso sob o pretexto de estar sendo racional e tentando ajudar. Ele faz de tal forma que não notamos a sua existência…

Mas ele nunca vem sozinho… seguem os demais Sabotadores com uma brevíssima explicação de cada um:

2. Controlador: força as ações das pessoas à sua própria vontade. Sente ansiedade quando as coisas não acontecem como ele quer.

3. Vítima: fica remoendo sentimentos negativos para conseguir a atenção.

4. Insistente: perfeccionista ao extremo, muito duro com as situações. Altamente crítico. Causa resignação nos outros que sentem que jamais irão agradá-lo.

5. Prestativo: seu foco é só ajudar os outros, coloca as necessidades dos outros a frente da sua. Se ressente de não ser valorizado.

6. Esquivo: diz sim para coisas que não deseja, tem muita dificuldade em dizer não (porém guarda as mágoas e ressentimentos).

7. Inquieto: sempre ocupado, sempre em busca de maior excitação na próxima atividade. Impaciente com o que está acontecendo.

8. Hiper-Racional: foco no processamento racional de tudo, incluindo relacionamentos. Pode ser percebido como frio, distante e intelectualmente arrogante.

9. Hiper-Realizador: altamente concentrado em sucesso externo. Tendências de workaholic insustentável e perda de relacionamentos e sentimentos profundos.

10. Hipervigilante: foca sempre no que pode dar errado. Expectativa constante de perigo. Ansioso e altamente vigilante.

Certamente você identificou alguns Sabotadores em você e em pessoas que conhece, né???


Resumo prévio:

::: Até aqui já falamos que nosso maior inimigo para conseguir algo são os padrões mentais negativos que temos, também conhecidos como Sabotadores, que no total são 10.

 

::: O tempo que os Sabotadores estão nos controlando é o PQ, ou Quociente de Inteligência Positiva!

 

E como aumento minha inteligência positiva?

Olha só que legal, tem 3 formas para isso:

1.enfraquecendo os seus Sabotadores
2.fortalecendo o Sábio
3.fortalecendo o Cérebro de InteligênciaPositiva

As três formas funcionam independente ou juntas…

Como enfraquecer os Sabotadores???

O primeiro passo é identificar quando ele está agindo… observá-lo e rotulá-lo. Simples assim você já o enfraquece.

Ao notar, por exemplo, na hora de uma apresentação que está inseguro, você deve pensar “o Juiz acha que não sou capaz”, ao fazer isso, há uma dissociação entre o Juiz e você… ele certamente ficará mais quieto.

Olha a diferença: eu não posso fazer isso, ou o Juiz diz que eu não posso fazer isso.

Ou… Essa situação é terrível, ou o Juiz diz que essa situação é terrível.

“O Juiz perde muita credibilidade e força quando isolado como um intruso que não é bem vindo.”

Não diga, eu sou X, pois na verdade você está X… não deixe o Sabotador te convencer que ele é você!!! (essa parte é super importante, pode ler várias vezes também…rs).

ALERTA: não lute com o Sabotador!!! Se você ficar com raiva ou triste quando perceber que a Vítima, o Controlador ou algum outro deu as caras, você estará Julgando o seu Sabotador, isto é, estará fortalecendo o Juiz que é o maior dos Sabotadores.

Quando duas pessoas estão “brigando”, provavelmente o Juiz dos dois está em ação, um julgando o outro… e os dois têm certeza que estão certos. (certamente você já passou por isso…).

Outra sabotagem do Juiz é julgar eventos e circunstâncias em nossas vidas.

Uma das maiores mentiras do Juiz é: Serei feliz quando….

Quando atinge o objetivo você fica feliz e rapidamente já vai atrás de outra coisa, nunca estando plenamente feliz…

“O “quando” para a paz e felicidade deve ser agora, independente das circunstâncias do seu trabalho e vida pessoal.”

Troque o Julgamento pelo Discernimento.

Você pode estar pensando… então o mundo pode cair que tenho que ficar “de boa”???

Nãooooo… segundo Shirzad Chamine, você deve discernir ao invés de julgar!

Discernir é prestar atenção nas coisas como elas são, sem se prejudicar.

Preste atenção nas emoções envolvidas… se você está calmo percebendo as coisas que deram errado, você está discernindo… se está sentindo tristeza, desapontamento, ansiedade ou ressentimento, está julgando.

A presença de sentimentos negativos indica que o Juiz tomou conta da situação e que você está julgando ao invés de discernir.

A angústia não é causada pelo fato ocorrido, mas pela reação do nosso Sabotador.

É comum alguns segundos de raiva, desapontamento ou culpa como reação a eventos indesejados. Porém quanto mais forte for o Sábio, menor o tempo de atuação do Sabotadores.

“Diener e Seligman fizeram um estudo em 2002 com 200 alunos e descobriram que os 10% mais felizes não tinham mais eventos positivos do que os 10% menos felizes. Apenas encaravam as situações de maneira diferente.” ~ Onda Azul

 

Tudo é oportunidade. Exceto o luto pela perda de algo ou alguém…

Ao invés de negar e ressentir, temos que aceitar as situações… ou melhor, mais do que isso, considerar todo resultado e circunstância como um presente e uma oportunidade.


Exercício:

Ao vivenciar uma situação muito ruim… em que o Juiz está tomando conta… pense em 3 cenários futuros onde o ocorrido pode ser bom para você e representar uma oportunidade.

Pensar em 3 cenários futuros bons não quer dizer que você gostou do evento ruim que aconteceu… mas gastar tempo e energia lamentando e com sentimentos ruins não faz sentido… é energia jogada no lixo.

E o que fazer nas grandes tragédias: doença muito grave ou morte de alguém próximo?

Algumas pessoas conseguem fortalecer tanto o Sábio e tornam isso propósito de vida para ajudar milhares de pessoas (Christopher Reeve, Michael J Fox, e alguns pais de crianças que tiveram problemas).

Mas não é nada fácil... porém se acontecer algo você deve pensar que a melhor forma de lidar com esses momentos é fortalecendo o músculo do Sábio…com essa força aumentada, é possível conseguir transformar a tragédia em uma força para mudar o mundo.

O Sábio

O Sábio te ajuda a sentir paz e alegria independente do que está passando em qualquer área da sua vida… enquanto o Sabotador te torna não realizado em qualquer circunstância.

Para o Sábio não há circunstância ou resultado ruim. Todo resultado direciona para o próximo passo em direção a algo bom.

“Não existe fracasso. Existe somente resultado” ~ Tony Robbins

Não podemos controlar ou escolher o que acontece no trabalho ou na vida. Mas podemos determinar o impacto desses eventos na nossa vida escolhendo como respondemos a eles…. deixe o Sábio fazer a escolha. (esse parágrafo também cabe ser lido várias vezes).

Duas atitudes que potencializam nosso Sábio são a gratidão e a celebração… não por acaso, o primeiro e o décimo Valores da Gaia: Pratique a Gratidão e Celebre 😉

Segundo a Shelly Gable, professora de psicologia na Universidade da Califórnia, a forma como casais celebram é o mais forte indicador da saúde dos relacionamentos.

Características do Sábio:

1. Tenha Empatia:

Ter empatia é mostrar apreciação, compaixão e perdão.

Esse é um antídoto para o Juiz. Todos somos imperfeitos, então o Juiz está sempre nos importunando com julgamentos.

A empatia recarrega a bateria e renova a vitalidade que o Juiz rouba da gente.


Exercício para empatia:

Outra Pessoa: Visualize a outra pessoa como uma criança na sua essência antes de ser pega pelos Sabotadores. Imagine a pessoa brincando, caçando borboletas… rs…

Você: imagine que você é uma criança de 5 anos… Com 5 anos ainda somos desprovidos de Sabotadores.

Você pode fazer isso mesmo quando está conversando com a pessoa… e terá impacto imediato na sua empatia pelo outro.

Dado que você não passa um dia em que não encontra imperfeições, o Juiz ficará sempre em cima… todos os dias precisará da empatia tanto com você como com os outros.

2. Explore:

O Juiz faz com que pensemos somente nos argumentos que validam a nossa opinião… o Hipervigilante somente seleciona os sinais de perigo… o Esquivo ignora todos os sinais de que algo difícil deve ser confrontado.

Ao explorar, estamos nos desapegando do que os Sabotadores estão nos dizendo e abrindo a cabeça para outras possibilidades.

A exploração também é importante para aprender com os erros e falhas do passado…. Seja um curioso e explorador…

3. Inove

Explorar é descobrir o que há… já inovar é inventar o que não há…

Quando o velho jeito não funciona mais… pense fora da caixa…

“se continuar fazendo o que sempre fez, continuará a ter os resultados que sempre teve” ~Tony Robbins


Exercício

O exercício sugerido é uma técnica de improviso, o chamado Sim E.

Pode ser sozinho ou em grupo. Alguém começa com uma idéia, o outro necessariamente aceita e complementa… e por aí vai… sem descartar nada… e anotando tudo.

Ao final, selecione o que é mais interessante.

 

4. Navegue

Quando você tem múltiplos caminhos a seguir, não é fácil escolher qual o mais adequado.

Exercício: Flash Forward

Quando tiver uma decisão difícil para tomar, imagine no final da sua vida analisando esse momento.

Olhando do futuro o poder do Sabotadores fica reduzido e você consegue olhar de uma forma mais alinhada com os seus valores e propósitos.

5. Ative

Talvez você esteja pensando… aceitar tudo como oportunidade vai me levar a preguiça, passividade e falta de ambição???

Nãooo… O poder de Ativar do Sábio vai justamente no caminho de mover para a ação pura… onde toda a energia mental e emocional são focadas na ação, sem a distração dos Sabotadores.

Quando alguém com Sábio forte é atacado, ele sabe que a melhor forma de lidar é aquietando e centrando sua mente.

As situações mais urgentes devem ser resolvidas pela mente serena.

• O Juiz gasta a sua energia ao causar medo, estresse, raiva, desapontamento, culpa ou vergonha.
• O Esquivo e o Inquieto evitam situações de sofrimento, mas de formas diferentes.
• O Controlador e o Insistente te fazem rígido, limitando a sua contribuição aos outros.
• O Hiper Realizador quer que você tome ações focadas em resultados… esquecendo as relações humanas.
• A Vítima quer que fique inativo assegurando que será a vítima.
• O Prestativo que te convencer a só agir no que for agradar aos outros.
• O Hiper Vigilante gasta enorme energia se preocupando com as contingências, criando ansiedade…


Exercício: Antecipando aos Sabotadores

Pense no seu maior Sabotador e antecipe como ele deve sabotar a sua ação.

Você antecipa o que ele vai te falar no meio da ação… e que mentiras ele vai usar para justificar esse pensamento.

Antecipando você estará preparado quando o pensamento chegar.

Fortalecendo o Cérebro de Inteligencia Positiva

A parte do Cérebro que comanda a Inteligencia Positiva está localizada no cortex pré frontal e no lado direito do cérebro.

Para fortalecer essas regiões, o exercício mais potente é estar atento às sensações presentes:

•Durante 10 segundos preste atenção em um dos cinco sentidos. 10 segundos equivalem a 3 respirações.

•Você deve fazer isso 100 vezes no dia. Se esquecer de fazer um dia… não fique mal, pois será o seu Sabotador em ação. Simplesmente faça no dia seguinte e com prazer.

Faça essa prática enquanto escova os dentes, enquanto faz exercício (visual, sensações, sons)…. comendo (paladar), ouvindo música… estar com quem você ama…

“Um minuto super presente com alguém que ama é mais forte do que um dia inteiro com essa pessoa “sem estar presente”.” ~Inteligencia Positiva

O exercício tem que ser prazeroso. Se não for é o sabotador que está agindo.

Esse exercício é uma forma de meditação. Quem consegue meditar cerca de 20 minutos por dia consegue efeitos fenomenais.

Músculo do Sábio Forte = capacidade de lidar com situações difíceis

Quando você começa a fortalecer o seu músculo do Sábio, o seus Sabotadores vão fazer de tudo para interromper…. através da culpa, esquecimento, etc… mas siga feliz e forte!!!

Super Resumo Geral:

1.Nossa mente é nossa maior inimiga para conseguir algo.

2.Através de padrões mentais negativos criamos 10 Sabotadores durante nossa infância e adolescência.

3.Juiz é o maior Sabotador de todos nós.

4.Identificar quando o Sabotador está agindo já reduz a força dele.

5.O Sábio são os padrões positivos de pensamento.

6.Gratidão fortalece o Sábio, assim como a empatia, a curiosidade e a ação!

7.Estar focado nas sensações por 10 segundos (100x por dia) e/ou meditar fortalecem as partes do cérebro responsáveis pelos padrões mentais positivos. Tanto a visão do Sabotador como do Sábio são profecias auto realizáveis… qual você quer escolher???

 

Muito obrigado por ler… e comente à vontade!!!

Forte abraço,

João P. Pacifico = guerreiro na luta contra os Sabotadores e outras coisas mais…