miles genius badge video experts unlimited creative skills form letsgo experience

Inovação

Como inovar na gestão de projetos com a metodologia Dragon Dreaming

Atualizado em 4 de outubro, 2019

Como inovar na gestão de projetos com a metodologia Dragon Dreaming

Como inovar na gestão de projetos com a metodologia Dragon Dreaming

Projetos inovadores, colaborativos e sustentáveis com equipes que realmente saibam como trabalhar juntas, assumindo compromissos e responsabilidades compartilhadas são possíveis? 

Por mais utópica que possa parecer esta realidade, a resposta é sim se estivermos falando da Dragon Dreaming, a metodologia participativa mais inovadora do momento!

Confira também Mapas Mentais: O que são e como organizar sua ideia e projetos com eles?

Mas o que é essa tal de metodologia Dragon Dreaming?

A metodologia Dragon Dreaming é uma maneira de colocar a criatividade, a inovação e a inspiração em projetos e sonhos por meio de uma cultura mais sustentável e humana. Baseado em quatro etapas – Sonhar, Planejar, Realizar e Celebrar – a metodologia propõe a implementação de uma nova maneira de fazer tudo, seja na vida pessoal ou profissional.

Como pode perceber, diferente de outros sistema tradicionais para a realização de projetos que seguem o planejamento, realização e avaliação, o Dragon Dreaming começa pelo sonho, que é uma etapa anterior ao planejamento.

Trata-se de uma ferramenta de inovação eficaz com princípios e processos altamente estruturados que nos ajuda a sair da zona de conforto para acessar o ponto máximo da nossa criatividade, por meio de uma comunicação autêntica, onde todos saem ganhando.

“Todos” sim, porque a metodologia tem como base não somente princípios de capacitação pessoal, mas também em grupo, ou seja, o trabalho com equipes que realmente possam trabalhar em consenso, assumindo compromissos e responsabilidades compartilhadas para alcançar o objetivo “sonhado”. 

Fortalecer relações, a confiança e o engajamento de equipes, assim como motivar a inteligência coletiva para a criação de soluções criativas são só alguns dos benefícios desta metodologia. 

Ela pode ser aplicada para os mais diversos objetivos como:

  • criação de novos produtos e serviços em uma empresa.
  • implementação de mudanças estruturais dentro de uma organização.
  • formação de equipes de alta performance.
  • superação de desafios por meio da criatividade e inovação.
  • conquistar maiores resultados em menor tempo.
  • transformar ambientes de trabalho mais leves, divertidos e humanizados por exemplo. 

Conheça também as 3 dinâmicas de motivação para equipes de trabalho.

Agora que você já sabe o que é a metodologia Dragon Dreaming, veja como ela funciona.

E como funciona a metodologia Dragon Dreaming na prática?

Para começar a colocar em prática todos os processos da metodologia Dragon Dreaming é importante saber que esta ferramenta de inovação é sempre baseada em três princípios:

  • Crescimento pessoal: estar comprometido com a cura e capacitação individual.
  • Criação de comunidade: fortalecer as comunidades às quais pertencemos.
  • Serviço à Terra: buscar o bem-estar e a prosperidade de todos os seres vivos do Planeta.

Com base nestes princípios, são necessárias quatro etapas para que os projetos se tornem realidade:

1 – Sonhar 

Todo projeto começa com um sonho que deve ser compartilhado com outras pessoas para que se torne realidade. E justamente por isso que a metodologia Dragon Dreaming propõe nesta primeira fase, que o sonho do individual “morra” para que renasça como um sonho coletivo, muito mais poderoso. Nesta fase acontece a formação da “equipe dos sonhos” e utilizam-se ferramentas como o círculo dos sonhos e a comunicação carismática.

2 – Planejar

Depois de tornar um sonho coletivo, é hora de planejar! E para isso a ideia é criar uma estratégia para todas as fases do projeto que inclui os objetivos, as atividades, os instrumentos, a agenda de tarefas, os horários, o orçamento, por exemplo. Esta estrutura vai funcionar como um mapa de orientação para a trajetória da equipe.

Veja também Como planejar melhor com mapas mentais.

3 – Realizar

Chegou a hora de colocar a mão na massa! Além de fazer o projeto acontecer, nesta fase é importante realizar o monitoramento para que possíveis intervenções e adaptações possam ser feitas a tempo. E mesmo nesta fase de execução, a pergunta “estamos realizando nosso sonho original?” deve prevalecer nas discussões e decisões.

4 – Celebrar

Esta é uma etapa que dificilmente faz parte de projetos convencionais, mas ela é sim de grande importância na metodologia Dragon Dreaming. É o momento de celebrar os aprendizados individuais e da equipe, de agradecer o empenho do time durante a jornada e também de manter vivos os sonhos e motivações

E quais os benefícios da metodologia Dragon Dreaming?

Bom, o formato de trabalho colaborativo com foco em inovação e sustentabilidade já um baita benefício. Mas muitas outras vantagens também fazem parte da lista, confira as principais:

  • Solucionar problemas e desafios com uma metodologia de pensamento completamente diferente.
  • Criar e executar projetos economicamente, socialmente, ecologicamente e culturalmente sustentáveis.
  • Construir equipes de trabalhos sólidas, com uma visão clara e consensual de um objetivo.
  • Empoderamento do membros da equipe, fomentando a autonomia, liderança e criatividade.
  • Visão integradora que facilita a resolução de qualquer conflito.

Por fim, é importante que você saiba que aprender e implementar a metodologia Dragon Dreaming é simples, mas exige empenho, dedicação e principalmente muita coragem para abraçar a verdadeira mudança de mindset que uma cultura colaborativa promove. 

Mas os benefícios são imensuráveis e garantidos, pois é nessa nova cultura que, tanto o indivíduo quanto a equipe desenvolvem seu verdadeiro potencial e se reconectam com o mundo, para serem os verdadeiros agentes da mudança.

E agora que você já sabe o que é a metodologia Dragon Dreaming, o que acha de aprender como implentá-la para o sucesso de projetos! Nós, da Aprendeaí podemos te ajudar com este desafio e te ensinar como colocar em prática todas as ferramentas do Dragon Dreaming para a gestão dos seus projetos de uma maneira inovadora.

Inscreva-se no curso Dragon Dreaming: Inovando a Gestão de Projetos e aprenda com a Nara Paes, especialista em Dragon Dreaming e treinadora da Rede Dragon Dreaming Brasil, certificada em Dragon Dreaming pela Gaia Education (Escócia) por John Croft, co-criador da metodologia,  como fazer a gestão dos seus projetos de forma criativa, colaborativa e sustentável.

Acesse agora mesmo e confira todos os detalhes de como se tornar um especialista em projetos inovadores!