• Pequeno
    • Normal
    • Grande
Avaliar
(Total: 0 Média: 0)

Gestão de Projetos

O que é a Gestão Visual de Projetos e como ela pode te ajudar a gerir projetos com criatividade e inovação

É provável que, assim como todo bom profissional, você deseja ter sucesso nos projetos que se propõe a fazer. Sabemos que existem diversos fatores envolvidos nisso, como a atuação da equipe, as condições do trabalho e o orçamento. Mas você sabia que existe uma técnica capaz de facilitar o caminho? Trata-se da gestão visual de projetos.

Nem sempre é simples definir os objetivos por trás de uma operação. Desse modo, ficamos sem saber quais habilidades e soft skills podemos aplicar para que os resultados sejam bons. Isso confunde todos os envolvidos e pode gerar retornos negativos — que envolvem desperdícios de tempo e dinheiro. Mas não precisa ser assim!

Continue a leitura e aprenda a usar esse conjunto de práticas ao seu favor!

O que é gestão de projetos?

Em termos simples, gerir uma operação significa encabeçar e direcionar os envolvidos, aplicando habilidades e conhecimentos para que o processo flua da melhor forma possível. 

Porém, na prática, não é tão fácil conquistar os melhores resultados com o time. Isso porque, conforme dito, existem diversos fatores envolvidos no sucesso de um projeto. Portanto, quanto mais simples for para o gestor visualizá-los, maior será seu domínio sobre a realidade. Isto é, os prós e contras da situação, os potenciais gargalos e as possíveis saídas. 

Isso tende a culminar em uma tomada de decisão mais acertada, independentemente de você ser o líder da equipe ou parte dela, realizando tarefas diárias dentro de projetos.

E o que é gestão visual de projetos?

Você já percebeu que grande parte das informações que absorvemos é visual? Nosso sentido da visão cumpre um papel fundamentam em como agimos em determinadas situações. Por isso, a gestão de projetos de forma visual pode ser bastante vantajosa. Mas do que ela se trata?

A gestão visual de projetos reúne técnicas de gerenciamento de projetos e as aplica de uma forma simples e objetiva de visualizar. 

Ou seja, por meio do uso de painéis, cronogramas, quadros, gráficos, cartões e fichas, para facilitar a visualização e a compreensão do fluxo de atividades. Assim, atende quem busca evitar desperdício de dinheiro, tempo e energia em reuniões improdutivas, relatórios intermináveis, burocracia desnecessária, processos e projetos confusos. 

Quais as vantagens de investir nessa técnica?

De modo geral, a gestão visual de projetos permite entender uma operação por lentes interativas, inovadoras e visuais, como o nome indica. Então, tudo se torna mais simples, estimulando a criatividade e a colaboração. Confira outras vantagens de investir nessa prática!

Agilidade na tomada de decisão

É provável que você já tenha passado por uma situação em que acha difícil tomar decisões. Seja por não saber o melhor caminho, seja por receio de errar, é algo que acontece na vida de qualquer profissional. Nessa hora, a gestão visual de projetos pode ajudar. Ela torna a visualização dos fatos mais simples e objetiva, clareando a visão.

Redução de incertezas

Sabe aqueles problemas que parecem que surgiram “do nada”? Pois bem. Em geral, elas dão pequenos sinais ao longo do tempo, antes de se tornarem verdadeiros obstáculos. Ao visualizar os projetos com dinamicidade e organização, fica fácil prever desafios antes que tomem forma. Com isso, é possível evitar danos.

Controle de prioridades

Tem um grande projeto para entregar e não sabe por onde começar? Não se preocupe. Isso é comum — e facilmente solucionável pela gestão visual. Basta organizar as tarefas a serem entregues e observá-las por uma perspectiva diferente. Ao tirar as ideias de dentro da sua cabeça e colocá-las em um board, gráfico ou cronograma, o processo de priorização ganha simplicidade.

Entregas melhores

Existem momentos em que a quantidade de coisas a fazer e a organizar se torna exaustiva. Isso culmina, mesmo que sem intenção, em entregas um pouco abaixo do esperado. Nesse momento, tanto os líderes quanto potenciais clientes podem se frustrar. Evite esse problema usando a gestão visual de projetos ao seu favor e garantindo que você enxergue e use todo seu potencial criativo e inteligência emocional!

Quais ferramentas digitais ajudam na gestão visual de projetos?

Gostou de conhecer os benefícios dessa técnica? Então é provável que você queira saber como aproveitá-la! Conheça ferramentas que ajudam você nesse sentido.

Miro

Essa plataforma é bastante conhecida por quem deseja começar a gerir projetos com mais eficiência. Ela é simples e intuitiva de usar, contando com templates bem completos e que permitem a adição de comentários sobre as tarefas que gerencia.

Trello

Sem dúvidas, é uma das ferramentas de gestão visual de projetos mais famosa que existe. Seu destaque é o gerenciamento em tempo real, permitindo que você visualize as tarefas junto a um grupo fechado e que depende de autorização para tal. Além disso, é possível atualizar a plataforma conforme você avança nas atividades. Por fim, você pode atribuir funções a terceiros e estimular a colaboração com os membros da equipe.

Asana

Esse app web e móvel é bastante focado em equipes. Seu propósito é amparar o rastreio, a organização e a execução das tarefas. Apesar de ser intuitivo e fácil de usar, ele é uma alternativa para quem busca gestões mais robustas, o que facilita o dia a dia dos profissionais multitarefa. Sem dúvidas, vale a pena conhecer.

Sketchboard

Por fim, essa ferramenta foca a colaboração, permitindo que os membros do time adicionem ideias e opiniões durante a realização das tarefas. Desse modo, abre-se espaço para brainstorms em qualquer lugar e hora. Para tornar o processo ainda mais dinâmico, é possível adicionar desenhos e rascunhos

Como você pode perceber, esse conjunto de técnicas é feito para facilitar a rotina profissional. Independentemente de você ocupar cargos de liderança ou fazer parte da equipe, consegue se beneficiar das ferramentas sugeridas. É claro, existem várias outras no mercado — e você está livre na hora de escolher a melhor no seu caso! 

Porém, para usar qualquer uma das ferramentas sugeridas com o maior aproveitamento possível, é recomendado realmente se aprofundar na gestão visual de projetos, algo que pode ser feito junto à AprendeAí, sua escola digital de inovação. Oferecemos cursos para que você se desenvolva profissionalmente e alcance os melhores resultados na sua carreira.Conheça o nosso curso de gestão visual de projetos e evite desperdícios de dinheiro, tempo e energia, além de garantir os benefícios citados no artigo!

Compartilhe!