milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Carreira

Produtividade: 19 ferramentas digitais mais indicadas por Gabriela Brasil

Atualizado em 27 de Fevereiro, 2018

Produtividade: 19 ferramentas digitais mais indicadas por Gabriela Brasil

Produtividade: 19 ferramentas digitais mais indicadas por Gabriela Brasil

Quando busco uma ferramenta já tenho algumas perguntas em mente:

  • Já tenho alguma ferramenta que faz a mesma coisa?
  • Tenho como aprender facilmente a usar essa ferramenta?
  • Essa ferramenta me deixará mais produtiva?

Me faço esses questionamentos porque sei que todo aplicativo é uma nova coisa para se preocupar e dedicar energia.

A ferramenta deve me ajudar a simplificar e não consumir minha atenção e tempo.

Sou do tipo de pessoa que quando encontra uma ferramenta que funciona bem fica bastante apegada, simplesmente porque gosto de coisa que está funcionando, sabe? Mudar meu sistema exige bastante de mim e por isso gosto de ter poucas e boas ferramentas.

Vale dizer que aqui eu estou colocando uma lista das ferramentas que funcionaram pra mim, o que não significa que essas ferramentas obrigatoriamente funcionarão pra você.

Toda coisa nova que você instaura no seu sistema tem que fazer sentido, aplicativo demais só serve pra fazer volume. O que vai então dizer se a ferramenta é algo que vale ser mantida no seu sistema é a prática. O aplicativo sozinho não faz nada, né.

Então alimentar a ferramenta todo dia é importante, igual a gente fazia com um Tamagoshi. É só experimentando que você conseguirá ver o que funciona pra você ou não.

 

GESTÃO PESSOAL E EMPRESARIAL

1. Evernote: Meu queridinho, app favorito do coração, o Evernote me ajudou a simplificar mais ainda minha vida em 2016 com a mudança para o Evernote Business, onde eu posso verificar meus cadernos pessoais e cadernos de negócios separadamente. Todas as documentações de arquivo corrente ficam no Evernote, que me permite edição e compartilhamento facilitado com toda minha rede. Utilizo cadernos offline para facilitar o acesso a cadernos específicos quando estou em deslocamento ou viagem.

2. Todoist: Espaço de gerenciamento de tarefas e projetos, é onde eu tenho todo o meu sistema de execução, com checklists, próximas ações, tarefas recorrentes e future log.

3. Google Calendar: Já tem alguns anos que eu uso o Google Calendar e ele continua sendo minha opção favorita para agendas. O fato de sincronizar as informações com o email e com outras ferramentas que uso, como o Calendly, facilita bastante a ter controle das atividades.

4. Dropbox: Utilizo para organizar meus arquivos na nuvem, como vídeos e materiais de cursos que compartilho com os alunos. É meu arquivo intermediário, onde armazeno materiais que preciso acessar com menos frequência. A sincronização é fácil através do aplicativo instalado no Mac e no iPhone.

5. Trello: Ferramenta para gestão de projetos e tarefas em equipes. Tenho dois times que se comunicam pelo Trello e onde acompanhamos tudo que a equipe está fazendo. É muito importante para toda equipe que as pessoas tenham clareza sobre os processos, deadlines e progresso dos projetos para trabalhar com mais foco e eficiência.

6. Last Pass: Ferramenta para organizar senhas, separando por categorias e permitindo criação de senhas mais elaboradas. Já perdi as contas de quantas vezes esse aplicativo me salvou.

7. Franz: Um espaço para administrar as notificações. Confira o post sobre este aplicativo aqui.


MARKETING

8. Spark Post: utilizo o Spark Post a para fazer algumas artes rápidas para redes sociais, newsletters ou mesmo postagens aqui do blog. O Spark Post é uma ferramenta da Adobe que ajuda a gente a bancar o designer e sair bem. Com vários modelos prontos, podemos criar coisas bacanas com uma carinha profissional.

9. Mail Chimp: Ferramenta de email marketing onde formato e escrevo a comunicação com as minhas listas, incluindo clientes, alunos e inscritos da Simplesfique.

10. Hootsuite: Uma vez por semana eu realizo a programação de posts para redes sociais. Se eu fizer isso todo dia um pouquinho irá me ocupar bastante tempo, por isso o Hootsuite é uma ferramenta essencial, já que posso utilizá-la não apenas para acompanhar e centralizar as informações em várias redes sociais diferentes, como posso programar posts similares para cada uma delas direto do mesmo local.


CONFERÊNCIAS

11. Zoom: Utilizo o Skype apenas para ligações de computador – telefone ou reuniões rápidas. Tive experiências muito ruins com o Skype no início das minhas consultorias e atualmente utilizo o Zoom para atendimentos online, um software simples de utilizar, que permite acesso remoto a outro computador e gravação da conferência. Me ajuda muito a manter a qualidade das consultorias online que meus clientes merecem.

12. Calendly: Um software para ajudar no agendamento de compromissos. Eu disponibilizo a agenda para os meus clientes para que eles possam marcar o horário de sua preferência. O Calendly já fica linkado com o Google Calendar.

13. Join.me: Quando preciso apresentar algo rapidamente para uma pessoa online, como em uma prospecção, por exemplo, gosto de utilizar o Join.me. Basta enviar o link pra pessoa e ela acessará do dispositivo de sua preferência.


MÚSICAS

14. Shazam: Porque descobrir o nome de músicas que você gosta com um toque é muito amor. ♥️

15. Spotify: Já faz muito tempo que não faço download de músicas e utilizo o Spotify. A facilidade de criar listas e a inteligência do aplicativo ao me sugerir coisas do meu gosto deixa o meu dia não apenas mais simples, mas com uma trilha sonora muito mais gostosa.


MINDFULNESS

16. Conversation Starters: Esse aplicativo me ajudou muito no início do ano passado quando estava começando as conversas em inglês por aqui. Muitas vezes em ambientes cheios eu ficava com medo de ficar presa no meu smartphone e esse app me ajudou a iniciar boas conversas. Por isso ele entrou na categoria Mindfulness, já que a intenção é o resgate para o presente.

17. Headspace: O aplicativo que me ajudou a criar o hábito da meditação.


FINANÇAS

18. Venmo: Porque transferência via aplicativo de banco é coisa velha. O Venmo é um aplicativo que facilita transições entre contas facilmente. Se eu pegar $10 emprestados com um amigo por exemplo, ele pode me mandar um “venmo” cobrando e eu já envio direto pra conta dele, isso tudo sem sair do app.

19. Splitwise: Pra dividir as contas de maneira prática com sua galera. Sabe aquele churrasco que todo mundo participou mas só você pagou? Dá até pra dividir com porcentagem diferente pra quem comeu ou bebeu a mais! Na minha última viagem esse aplicativo simplificou demais o controle das contas entre os amigos.

NOVO CURSO EM BREVE!

E que tal um curso online com as melhores técnicas de produtividade digital e organização dos profissionais mais bem sucedidos do Vale do Silício (EUA), a meca da inovação mundial?

E o melhor: com Gabriela Brasil, que é referência no assunto e consultora dessas mesmas empresas nos Estados Unidos? Se você interessa em saber mais sobre este novo curso, deixe seu contato



Este artigo foi criado por Gabriela Brasil,
Professional Organizer no
Vale do Silício (EUA),
a convite da aprendeai.com.