milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Empreendedorismo

6 dicas para quem quer ter sucesso ao empreender pela primeira vez

Atualizado em 23 de novembro, 2017

6 dicas para quem quer ter sucesso ao empreender pela primeira vez

6 dicas para quem quer ter sucesso ao empreender pela primeira vez

Com o tanto que se fala em crise econômica e o mercado de trabalho tão disputado como hoje, muitos sonham em se lançar no mundo do empreendedorismo digital.

Mesmo assim, grande parte dessas pessoas ficam inseguras quando o assunto é empreender pela primeira vez, já que pode parecer arriscado e com chances de perder muito dinheiro. É claro que para empreender é preciso muito estudo, vontade, garra e dedicação, mas o mundo do empreendedorismo não é um bicho de sete cabeças.

É possível ter sucesso no mundo dos negócios adotando boas práticas para minimizar riscos e sempre inovando para se manter à frente da concorrência. Foi pensando nisso que pensamos em 6 dicas para quem quer ter sucesso ao empreender pela primeira vez. Confira:

FAÇA UM PLANO DE NEGÓCIO

O primeiro passo para qualquer negócio dar certo é fazer um bom planejamento, afinal, para saber como ter sucesso em um mercado, você precisa compreender bem como ele funciona em sua totalidade. A forma mais efetiva de fazer um planejamento é elaborando um plano de negócio. A elaboração desse documento serve para entender melhor como o mercado no qual você irá atuar funciona, quais são os hábitos de compra dos clientes, como a concorrência se comporta e qual a melhor forma de trabalhar com fornecedores.

É bom entender que fazer um plano de negócio não é somente especular, mas, de fato, pesquisar e buscar dados reais sobre o mercado. Esse documento é muito importante não só para verificar se esse projeto é viável e se há lugar no mercado para o seu negócio, mas também, funciona como uma apresentação da sua ideia para futuros investidores ou até mesmo instituições financeiras – para empréstimos, por exemplo.

Se você ainda não tem certeza como produzir um bom plano de negócio, pode ver o passo a passo simples em um artigo clicando aqui.

FOQUE EM UM NICHO

Vender para um nicho, resumidamente, é vender para um grupo específico de pessoas que buscam o mesmo produto ou a mesma solução. Para quem quer empreender pela primeira vez, vender para um nicho é fundamental. Imagine a situação: Se você quer abrir uma loja virtual de artigos esportivos variados para um público amplo e diversificado, conseguirá competir com gigantes como Netshoes? Provavelmente não. Investir direto em mercados de massa não é a melhor solução para o empreendedor de primeira viagem.

Vender para um nicho é criar uma segmentação de clientes e pessoas interessadas na mesma coisa.

Se você decide vender para um nicho específico, é muito mais fácil alcançar esse público alvo com menores esforços e muito mais fácil de fazer com que esse público te ache também. Para quem quer começar a empreender agora, inclusive com pouco dinheiro, o mercado de nicho é uma peça chave para o sucesso.

INVISTA EM MARKETING DIGITAL

Não adianta somente montar um negócio, é preciso fazer com que o público te ache e confie no seu produto ou serviço, certo? É exatamente nesse aspecto que o marketing digital irá ser seu aliado. O marketing digital, em resumo, é o conjunto de atividades desenvolvidas online com o intuito de atrair novas oportunidades de negócio, além de buscar estabelecer uma identidade de marca.

As grandes vantagens do marketing digital em relação ao marketing tradicional são o seu poder de segmentação, alta interatividade e, mais importante ainda para quem quer começar a empreender, o baixo custo! Ao contrário das mídias tradicionais – jornais, revistas e televisão – o marketing digital pode ser feito pelo próprio empreendedor nas redes sociais, por exemplo, de forma a atingir exatamente o público esperado e sem precisar gastar fortunas para veicular sua mensagem.

Além disso, o marketing digital oferece ferramentas importantes na hora de mensurar os resultados, entender o que funcionou e o que ainda precisa ser mudado para as próximas campanhas. Assim como um plano de negócio, você vai precisar fazer um plano de marketing digital do seu negócio, de forma a estabelecer objetivos claros e ações a serem tomadas para alcançá-los.

MONTE UMA EQUIPE EXCELENTE

Isso pode parecer óbvio, mas muita gente não dá o valor certo para a formação de uma boa equipe. Quando você monta um empreendimento, você coloca nele sua missão, seus valores e estabelece uma cultura para ele, então, achar uma equipe que trabalhe de acordo com isso é essencial.

Para montar uma equipe excelente, é preciso encontrar pessoas que acreditam no negócio e estão dispostas a trabalhar para fazer o empreendimento dar certo, além de compartilharem o seu sonho com você. Pessoas que se identificam com a empresa trabalham mais focados, mais motivados e trazem mais resultados positivos! Não subestime a importante tarefa de montar a equipe e colocar pessoas boas para trabalhar ao seu lado.

PENSE EM INOVAÇÃO

Como já dissemos, o mercado atual é muito competitivo, por isso, é de extrema importância estar sempre um passo à frente da concorrência. Se você vai começar agora precisa pensar na seguinte pergunta: O que leva um cliente a comprar comigo e não com a concorrência? Ou seja, o que faz o seu negócio destacar dos outros? A chave é a inovação.

Sempre surgem novas práticas de vendas e de marketing que colocam empresas em destaque. Um exemplo disso são os clubes de assinatura. Muitas empresas, hoje em dia, encontraram sucesso nesse modelo de vendas que, até pouco tempo, não era comum fora dos mercados tradicionais – plataformas de stream de músicas e filmes, TVs por assinatura ou cursos. Se você consegue fazer seu negócio se destacar, conseguirá atrair muito mais clientes para o seu negócio e, mais importante ainda, transformar esses clientes em fregueses recorrentes.

Resumindo, não tenha medo de pensar fora da caixa!

ADAPTE-SE

Para pensar em empreender, é preciso entender que o mercado, especialmente o digital, está em constante mudança. Mais importante ainda, é preciso estar disposto a se adaptar às mudanças dele. Não é verdade que o jornal era a principal fonte de notícias em um passado não muito distante?

Que fim tiveram as locadoras de filmes em fitas cassete? Os negócios que não se adaptaram provavelmente fracassaram e sumiram, já os que acompanharam as mudanças encontraram longevidade.

Por isso, uma dica importantíssima é a seguinte: esteja sempre aberto a mudanças e novas práticas inovadoras do mercado.

Não olhe demais somente para dentro do seu negócio, esteja sempre atento ao que acontece no mercado como um todo e nas mudanças do mundo em geral. Ou seja, acredite na ideia inicial do seu negócio, mas não fique preso cegamente a isso. Entenda como, às vezes, você precisará se adaptar em um mundo que vive em constante mudanças. Isso pode ser a peça chave para a sobrevivência do seu negócio. 😉

DICA BÔNUS: USE VÍDEOS

Assim como ocorrem as mudanças de mercado que mencionamos acima, a época em que os vídeos eram apenas ferramentas de entretenimento já passou. Hoje em dia, os vídeos são excelentes conteúdos para criar engajamento, facilitar a comunicação interna e acredite, aumentar as vendas!

Você sabia que os consumidores se dizem 4x mais dispostos a assistir um vídeo do que ler uma descrição de um produto? Além disso, os visitantes passam, em média, 2 minutos a mais em sites que possuem vídeos. Isso é uma peça chave para que seu site apareça no topo das buscas Google, ganhando sempre mais visibilidade e presença digital.

Do mesmo modo, consumidores se mostram mais confiantes em um produto se assistirem um vídeo sobre ele, ou seja, a chance de concretizarem a compra praticamente dobra.

Os vídeos são versáteis e podem ser usados de diferentes formas em um negócio e, como os dados acima mostram, podem significar exatamente aquele passo à frente do seu empreendimento. Invista neles!

——————————————————-

É normal sentir aquele frio na barriga quando se vai empreender pela primeira vez, mas, seguindo boas práticas de pesquisa e de mercado, é possível ter sucesso no mundo dos negócios. Reflita sobre essas dicas, analise como elas se aplicam ao seu sonho e tire sua ideia do papel! Bom empreendimento.

Artigo convidado produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.