miles genius badge video experts unlimited creative skills form letsgo experience

Design

TED Talks sobre Design Thinking para aprender a metodologia

Atualizado em 1 de novembro, 2019

TED Talks sobre Design Thinking para aprender a metodologia

TED Talks sobre Design Thinking para aprender a metodologia

O Design Thinking é uma abordagem que se tornou muito popular nos últimos anos. O fundamento principal é aplicar os conceitos e as metodologias do design para pensar todos os processos de uma empresa. Se você tem curiosidade sobre design thinking, as TED Talks podem ser um bom ponto de partida para começar a aprender.

Veja neste post algumas das palestras do TED sobre o assunto com mais visualizações. Nelas, você vai entender o básico e ter insights bem valiosos para o seu dia a dia de trabalho.

Design Thinking: as TED Talks mais relevantes sobre o tema

1. David Kelley — Human Centered Design

A TED Talk sobre Design Thinking de David Kelley é uma das mais vistas de todos os tempos e também uma das mais relevantes sobre a temática. O fundador da consultoria de design e inovação IDEO já tem mais de 1 milhão de visualizações na plataforma do TED e, apesar de ter dado a sua palestra em 2012, continua muito relevante.

A fala de Kelley é sobre o Human Centered Design. Essa metodologia coloca o consumidor (ou seja, o humano) no centro do processo de desenvolvimento de produto. A ideia central é desenvolver um novo produto ou serviço a partir das reais necessidades do público.

Entenda melhor o conceito da metodologia com a TED Talk de Design Thinking do próprio Kelley:

//www.ted.com/talks/david_kelley_on_human_centered_design

2. David Kelley — Como construir sua confiança criativa

Dez anos depois de sua primeira palestra no TED, David Kelley voltou aos palcos da organização. Dessa vez, a temática abordada foi a crença de que algumas pessoas são criativas e outras não.

Kelley desmistifica esse tabu e ensina uma técnica para ajudar todas as pessoas a desenvolverem a sua criatividade, independente da área em que trabalham. Ele incentiva os espectadores a ousar, experimentar e despertar esse lado mais lúdico do pensamento. Veja no seu vídeo de Ted Talk sobre criatividade:

3. Tim Brown — Designers – Think Big! 

Também da IDEO saiu outro palestrante que teve mais de 1 milhão de visualizações de sua TED Talk sobre Design Thinking. Tim Brown é CEO da empresa e, em sua palestra de 2009, ele fala como o design pode ser usado para resolver problemas de áreas diferentes, como tecnologia e economia.

O ponto de partida são as necessidades humanas e de que forma os serviços podem atender melhor tais necessidades. Considerando esse campo de atuação, os designers podem ser os profissionais do futuro, pois podem se inserir em empresas de diferentes segmentos. Assista:

4. Tony Fadell — O primeiro segredo do design é… Perceber

Ele é simplesmente o homem que projetou o design do primeiro iPod (gadget que revolucionou a forma como ouvimos música no comecinho do século XXI). Nessa TED Talk de Design Thinking, Fadell fala sobre a importância de não normalizar as coisas para conseguir criar inovação.

O criador da empresa de automação residencial Nest Labs aponta como os seres humanos se acostumam facilmente às mais variadas situações. É justamente aí que mora o perigo: quando nos habituamos, não conseguimos enxergar que as coisas poderiam ser diferentes.

Fadell convida os espectadores a olharem todas as coisas com olhos de novidade. Assim conseguirão criar soluções inovadoras para problemas que sempre estiveram ali.

5. Paul Bennett — O design está nos detalhes

Design não diz respeito apenas a grandes projetos, como a aparência dos celulares de última geração ou a campanha mais genial de branding do ano. Um dos grandes desafios do design está, por exemplo, em criar um corta-pingos eficiente para as garrafas de café.

Em sua palestra no TED, o designer inglês Paul Bennett lembra que o poder do design é resolver de forma eficiente pequenos problemas do dia a dia dos usuários. Para ele, as pequenas mudanças podem gerar grandes transformações na mentalidade das pessoas e têm como consequência indireta grandes mudanças. Veja se concorda com ele no vídeo:

6. Guido Stompff — Acelere a inovação com o design thinking

Toda empresa quer ser inovadora, e todos sabem da importância de inovar. Mas a prática pode se mostrar mais complicada do que a teoria, pois é muito frequente que projetos inovadores encontrem resistência quando apresentadas aos quadros diretores nas empresas.

O professor da Universidade Inholland de Ciências Aplicadas Guido Stompff defende que o design thinking pode simplificar e agilizar o processo de inovação dentro das organizações. Entenda como no vídeo:

Depois de entender melhor sobre Design Thinking em TED Talks, que tal fazer um curso online para se aprofundar no assunto? Nosso curso “Design Thinking Experience” é a resposta para as suas necessidades.

Com especializações em criatividade concedidas pelo Disney Institute em Inovação e Criatividade e outras instituições mundialmente conhecidas, o mentor desse curso é Gustavo Vieira.

O curso é para quem precisa:

  • Testar uma ideia;
  • Solucionar um problema;
  • Ter insights inovadores;
  • Repensar estratégias;
  • Redesenhar processos;
  • Criar produtos e/ou serviços inovadores;
  • Pensar diferente, se inspirar e instigar uma equipe;
  • E atende ainda a vários outros perfis.

Se enxergou em alguma dessas situações? Então inscreva-se já nesse curso e aproveite!