Criatividade porque você precisa desenvolver a sua

Pense em um médico, um engenheiro e um músico. Quais desses três profissionais você acredita que precisa da criatividade para atuar em seu máximo potencial? Se você respondeu apenas o músico, vai se beneficiar deste conteúdo! Afinal, surpreendentemente ou não, os três precisam dessa skill no dia a dia.

Há quem ainda não veja a criatividade como uma habilidade fundamental para um bom desempenho profissional. Mas você sabia que, segundo o Fórum Econômico Mundial, a criatividade será uma das 10 habilidades profissionais mais valorizadas por grandes corporações até 2022?

Sendo assim, aprofundar o assunto pode beneficiar profissionais de todos os setores. Acompanhe as informações a seguir!

Criatividade em profissões lógicas? Como assim?

Parece óbvio, mas nem todo mundo enxerga o desenvolvimento criativo como uma prioridade. Vamos a um exemplo. Imagine que um cliente de construção civil marca uma reunião de emergência com a equipe. Porém, não informa o conteúdo do encontro ou o que o time pode fazer para se preparar. Quando chega, está apreensivo com um erro no projeto e deseja saber quem é o responsável.

Situação complicada, certo? Sem a criatividade como uma das skills dominantes, quem conduz a reunião pode simplesmente apontar um “culpado”, gerando problemas para todo o time em vez de solucionar a situação, de fato. 

Já um profissional criativo pode usar outros meios para lidar com o problema. Conversar com o cliente, acalmar os nervos, reforçar o intuito da empresa de manter a parceria alinhada às suas necessidades e oferecer uma solução eficaz — como um caminho alternativo ou a refação sem custos — são alguns exemplos disso.

Ainda que ninguém deseje passar por cenários como esses no ambiente de trabalho, eles são inevitáveis. A criatividade é a habilidade que permite solucionar questões desagradáveis da maneira mais leve e dinâmica possível. Além disso, torna o dia a dia de toda a equipe divertida e flexível, sendo recomendado desenvolvê-la.

E se você ainda está em dúvida se precisa desenvolver essa skill ou não, nós te ajudamos a decidir! Uma pesquisa recente, conduzida pela gigante Adobe, pontuou que os profissionais criativos ganham até 13% a mais que os não-criativos.

Será que a criatividade é uma habilidade?

Com certeza! Muitas pessoas acreditam que para ser criativo é preciso nascer com o dom. Mas não é bem assim! A criatividade pode ser desenvolvida e aprendida, com as ferramentas certas. Outro engano comum é acreditar que a aptidão está restrita apenas a algumas áreas, como:

  • artes;
  • publicidade;
  • design;
  • marketing, entre outros.

Porém, todo profissional precisa desenvolver essa skill para contribuir com sua área. Sem ela, você pode não resolver problemas com jogo de cintura e agilidade, características importantes na atualidade. Com o advento da internet, isso ganha ainda mais força. As crises e “cancelamentos” podem ocorrer a todo momento, exigindo que os profissionais estejam preparados, em todos os setores, para gerir os acontecimentos.

Como estimular seu lado criativo?

Agora você já sabe o que é e qual a importância da criatividade na vida de todo profissional. Pode ser que deseje desenvolver essa skill ou desbloquear o potencial criativo dentro de você. Seja como for, confira dicas úteis para aprimorar essa habilidade! 

Deixe o medo de lado

Conforme dito, é mais do que possível aprender a ser criativo. Mas nem todos os cursos do mundo serão suficientes se você não deixar o medo de lado e começar a treinar suas habilidades. Você pode fazer isso sem que ninguém esteja presente, não se preocupe! O que importa é testar as ideias e soluções que surgem na sua mente, adequando a cada cenário que se apresenta. Pode ser muito divertido experimentar!

Encontre inspirações

Celebridades, coachs, profissionais de sucesso, cases de empresas… Existem centenas de formas de se inspirar, começando pelas pessoas que você respeita em suas profissões. Mas não esqueça de olhar logo ao lado — quem sabe você não tem um colega ou ente querido capaz de te ajudar nessa empreitada?

Busque por cursos na área

Existem especializações voltadas pontualmente a ajudar as pessoas a darem vazão aos seus dons criativos. Por que não experimentar alguma delas? Assim, você terá o acompanhamento de experts no assunto e poderá tirar toda e qualquer dúvida que surgir no caminho!

Treine em casa

Caso opte por fazer um curso na área, tenha em mente que as lições não acabam com o fim das aulas. Levar a criatividade para as relações, para a casa e para tarefas simples, como preparar o almoço e o jantar, pode fazer toda a diferença. Treine sempre que puder!

Aprenda a reconhecer o bloqueio criativo

Com o tempo e a prática, você saberá diferenciar a “falta” de criatividade de um bloqueio criativo. Assim, poderá usar diferentes ferramentas e estimular seu lado criador, como pinturas, canções, obras audiovisuais e peças de teatro. Inclusive, que tal conhecer algumas opções nesse sentido?

(Espaço para inserir o infográfico)

Existem livros, séries e filmes que ajudam a desbloquear a criatividade?

Além das dicas acima, é certo que a arte pode ser uma grande aliada na inspiração e na quebra de um bloqueio criativo. Para te ajudar nesse momento, selecionamos 6 dicas que podem servir como o boost necessário que você busca! São eles:

  1. Argo, um filme que traz um exemplo excelente sobre como a criatividade pode salvar vidas;
  2. Roube Como um Artista, um livro de Austin Kleon, que mostra que a criatividade vai muito além de criar algo do zero;
  3. Cooked, série que aborda a alimentação por uma perspectiva criativa, usando os 4 elementos;
  4. Como o Cérebro Cria, um longa de David Eagleman, que traz uma perspectiva mais científica de uma mente criativa;
  5. o clássico Sherlock Holmes, disponível em vários formatos, que aborda a criatividade em uma profissão lógica, mostrando como ela ajuda a solucionar determinados crimes;
  6. Abstract, uma série documental disponível na Netflix e dedicada a imergir o espectador nos processos criativos de diversos artistas.

Como você viu, a criatividade não é uma exclusividade de nenhuma área. Todos os profissionais podem se beneficiar de desenvolvê-la — no seu próprio tempo ou junto a algum curso dedicado ao tema. O que importa é enxergar essa skill como uma aliada na solução ágil e leve de questões não só no trabalho, mas em toda a vida. Basta dar os primeiros passos e aprimorar suas habilidades criativas a cada dia!

E se você está em busca de um curso dedicado a desbloquear sua criatividade, conheça a proposta da Aprende Aí, uma escola digital de inovação que já ajudou diversas pessoas como você a desenvolver skills imprescindíveis para o mercado atual!