miles genius badge video experts unlimited creative skills form letsgo experience

Criatividade

Os 6 melhores livros sobre como desbloquear a criatividade que vão inspirar você

Atualizado em 31 de outubro, 2019

Os 6 melhores livros sobre como desbloquear a criatividade que vão inspirar você

Os 6 melhores livros sobre como desbloquear a criatividade que vão inspirar você

Não importa se você é um artista plástico ou um empreendedor, a criatividade é uma característica presente em todas as pessoas. Se você se sente sem um pingo de criatividade nas veias, saiba que ela está por aí. Porém, precisa ser estimulada e cultivada para que você entenda como desbloquear a criatividade. 

O primeiro passo é assumir que essa não é uma característica exclusiva de quem vive e se dedica às artes. É criatividade quando você pensa em uma solução para resolver um problema na sua família. Também é criatividade aquele palpite sobre um projeto em desenvolvimento no trabalho.

O grande desafio é como ser mais criativo, como desenvolver a criatividade que temos dentro de nós. Se você não sabe por onde começar, listamos seis livros que podem ajudar você a entender mais o que é a criatividade, como funciona um processo criativo e como estimular o ser criativo que mora dentro de você. Confira as dicas e boa leitura!

Algumas dicas práticas sobre como desbloquear a criatividade

No seu dia a dia, alguns truques para desbloquear a criatividade ajudam naqueles momentos em que você precisa de uma solução rápida para continuar o que está fazendo. Veja algumas dicas bem mão-na-massa: 

  • Tenha à mão materiais de leitura que não se relacionam à sua área de trabalho. Assine newsletters, compre revistas sobre assuntos aleatórios; 
  • Faça meditação. A respiração e a higiene mental ajudam na oxigenação do cérebro, no foco e em um melhor funcionamento das sinapses cerebrais; 
  • Quando tiver um bloqueio criativo, afaste-se do problema, dê uma pausa e vá fazer algo diferente. Vale de ir tomar um banho até mexer nas plantas; 
  • Adapte ideias. Não tenha medo de copiar soluções criativas encontradas por outras pessoas em contextos diferentes ao seu problema. 

6 livros que você precisa conhecer para descobrir como desbloquear a criatividade

1. Roube Como um Artista

Austin Kleon se define como um escritor que desenha. E isso tem tudo a ver com o livro mais famoso que ele escreveu — ou desenhou? “Roube como um artista” se originou de uma palestra que Kleon fez na Universidade de Nova York e se tornou uma espécie de manifesto da criatividade. 

A obra dá 10 dicas de como ser criativo que podem ser seguidas por qualquer um. O autor parte do pressuposto que todo mundo é criativo já que, para ele, criatividade está intimamente ligada à autenticidade.

Entre as 10 dicas dadas por Austin Kleon, vamos listar duas delas:

●      Não espere até saber quem você é para começar;

●      Projetos paralelos e hobbies são importantes.

“Roube como um Artista” entrou na lista dos livros mais vendidos do The New York Times e também figurou no ranking da Amazon.  

2. Roube Como um Artista — O diário

Depois do sucesso de “Roube Como um Artista”, Austin Kleon voltou à carga com uma outra obra de 200 páginas. Mantendo o humor como linha-mestra, o livro traz conselhos em forma de um diário a quem acredita que, para ser criativo e inovador, é preciso ser 100% original. 

Em “Roube Como um Artista — O Diário”, o autor ainda se baseia no mesmo argumento de seu livro de estreia. Ou seja, ele defende que é preciso “roubar” ideias de outras pessoas para criar e desenvolver ideias próprias. Neste segundo livro, o leitor que se vê ainda mais desafiado a estimular todo o seu potencial criativo.

3. Grande Magia — Vida Criativa sem Medo

A autora Elizabeth Gilbert se tornou conhecida com seu romance “Comer, Rezar e Amar”. Em “Grande Magia — Vida Criativa sem Medo”, ela continua com a sua linha de raciocínio e propõe uma reflexão sobre a vida que levamos. 

Você é mais motivado pelo medo ou pela curiosidade? Se você respondeu a segunda, é porque trilha um caminho pela criatividade. Para Elizabeth, criativo não é apenas uma característica de quem se dedica às artes, mas a qualquer um atraído pela curiosidade. 

A partir dessa reflexão, a obra nos propõe a abraçar a curiosidade para que possamos buscar nossas próprias inspirações, oferecendo insights que podem se encaixar perfeitamente nos nossos cotidianos. 

4. O caminho do Artista

Se você se enquadra na turma das pessoas que convive bastante com o chamado “bloqueio criativo”, esse livro pode te ajudar. Nesta obra, a autora Julia Cameron propõe uma série de ferramentas criativas, exercícios e práticas para aquecer seu lado criativo e torná-lo mais ativo. 

O livro é praticamente um percurso de 12 semanas. Em cada uma delas, o leitor é convidado a submergir em seu próprio universo criativo para resgatar valores e a própria identidade. Não se engane pelo nome: apesar de ser dirigido a artistas, o livro é para todas as pessoas. 

Classificado pelos críticos como a “Bíblia da Criatividade”, “O Caminho do Artista” é uma busca pelo autoconhecimento. Somente depois de conseguir olhar para dentro de nós mesmos é que conseguiremos encontrar nosso próprio instinto criativo.    

Outro ensinamento de Julia Cameron é que o processo criativo não precisa ser sofrido. Exercitando a criatividade diariamente é possível criar gatilhos para que você consiga focar mais no que dá liberdade do que naquilo que bloqueia a criatividade.

Ficou curioso para saber mais? O vídeo da editora conta um pouco sobre o que você vai encontrar nesse livro que já vendeu mais de 4 bilhões de cópias pelo mundo. 

5. A história secreta da criatividade

Professor do MIT (Massachussets Institute of Technology), uma das mais conceituadas universidades do mundo, Kevin Ashton busca desconstruir o senso comum de que as grandes invenções, obras de arte ou teorias matemáticas são fruto de um grande momento de inspiração por gênios das ciências, artes ou das exatas. 

A partir de exemplos reais, “A História Secreta da Criatividade” busca contextualizar o processo criativo. Ele não é formado apenas pela glória final, mas por tropeços, falhas, erros e persistência. Todas essas, características humanas.

Assim, Ashton humaniza os grandes gênios criativos da humanidade, mas tratando suas obras como resultado final de um trabalho intenso. O autor também nos aproxima das grandes invenções, afinal, nós também podemos levar uma ideia adiante. Passando por obstáculos, mas com persistência, podemos alcançar um resultado grandioso.

6. Libertando o poder criativo — A chave para o crescimento pessoal e das organizações

O livro do autor Ken Robinson faz uma crítica às estruturas e instituições que existem para reproduzir um determinado modelo e moldar padrões de comportamento na sociedade. 

Ele cita o exemplo do pintor holandês Van Gogh para questionar se ele teria tido o mesmo papel e relevância que tem hoje se tivesse frequentado uma escola de artes. Ou se a própria arte estivesse submetida a padrões e valores de época. Muito provavelmente, o artista não teria o papel que tem para a humanidade hoje.  

Ao propor o questionamento a esses padrões, “Libertando o poder criativo” pretende estimular que identifiquemos como funcionam as estruturas (escola, família, empresas) e como descobrir as brechas para burlar seus modelos. A partir desse momento, fica mais fácil de descobrir e, consequentemente, libertar o poder criativo.

Ficou mais animado para desenvolver a criatividade que existe dentro de você? Então precisa conhecer o nosso curso online “Desbloqueie a sua criatividade”!

O mentor dessa formação é Denilson Shikako, músico, empresário e cientista especialista em criatividade e neurociência. Nas 14 aulas do curso, você vai cobrir temas como: 

  • Porque Criatividade?
  • Criatividade e o Poder do Uau
  • O Poder da Inovação
  • Quando usar a criatividade?
  • Onde começar a ser criativo?
  • Como fazer a criatividade acontecer no seu dia a dia?
  • E muitos outros!

Inscreva-se agora e descubra como se tornar uma versão mais criativa de si mesmo!