Analisar dados é habilidade da vez. Por onde começar?

Você provavelmente já deve ter ouvido alguém dizer que sonha em “encontrar petróleo no quintal”, certo? Bem, não é difícil pensar no porquê disso. A substância é uma das commodities mais importantes do mundo, estando envolvida, até mesmo, em atritos e negociações de peso entre países. Mas você sabia que, na era digital, os dados são considerados o novo petróleo?

Não, isso não significa que somente possuir dados garantirá a entrada de milhões na sua conta (quem dera, não é mesmo?). Mas é fato que saber analisar dados pode trazer diversas vantagens para sua vida profissional, inclusive financeiras. É sobre isso que vamos conversar neste conteúdo!

Se você é parte do grupo de pessoas que ainda não sabe aproveitar os insights de dados, acompanhe a leitura e confira motivos que comprovam que prática vale a pena!

O que é literacia em dados?

Nome difícil, né? Mas não se preocupe! O conceito é simples. É a habilidade de saber analisar dados.

Isso mesmo: habilidade!

Diferente do que muitos pensam, a prática não está restrita aos analistas de dados ou apenas aos que são “bons com números”. Ela é uma skill que pode — e deve — ser desenvolvida por todos os profissionais da atualidade. Ou, pelo menos, pelos que desejam se manter relevantes e ativos no mercado competitivo atual.

Se você prestar atenção, perceberá que está cercado de dados a todo momento. Desde os batimentos cardíacos marcados em seu smartwatch quando você se exercita até as preferências de filmes que a Netflix indica para você. Porém, é esperado que a gente não pense muito sobre como isso é feito, não é? E adivinha? Dados!

Empresas de todos os tipos já perceberam que se beneficiam de tomar decisões com base em informações confiáveis e sólidas, em vez de achismos. Logo, usam os dados para realmente conhecer seus públicos e o mercado que as rodeia. Com isso, criam estratégias pontuais e que trazem bons retornos.

Foi a busca por sucesso que fez com que elas abraçassem a transformação digital e passassem a usar a tecnologia como aliada na gestão da informação do negócio.

Porém, a abundância dos dados e o acesso a eles levou à necessidade de desenvolver uma nova habilidade: aprender a analisá-los! Pense: o que adianta ter acesso a uma grande quantidade de dados sem saber o que fazer com eles? E é aqui que entra o seu papel: buscar desenvolver essa skill, usar as informações coletadas e alavancar seus resultados profissionais.

Por que saber analisar dados é uma habilidade cada vez mais em alta?

Você pode pensar: “mas eu nem trabalho em uma empresa de tecnologia! Como os dados podem me ajudar”? Diariamente encontramos alunos aqui na AprendeAí que pensam assim. Mas não demora muito para ajudá-los a entender a importância de desenvolver essa skill. Afinal, trata-se de uma imensa possibilidade de gerar vantagem competitiva.

Quando usados corretamente, os dados ajudam a criar planejamentos mais estratégicos. Além disso, aprimoram a experiência do cliente, facilitam a compreensão das tendências de sua área e amparam os insights sobre os dados. E com a rápida expansão desencadeada pela tecnologia, não há nada mais atual e relevante do que estar sempre um passo à frente, usando os dados na tomada das melhores decisões.

Então, bora começar?

Quais tipos de análises de dados existem?

Um dos primeiros passos na hora de melhorar a habilidade de analisar dados é conhecer os 4 tipos existentes. Acompanhe:

  1. descritiva, que se baseia em fatos e resultados obtidos, como relatórios e aplicação de métricas;
  2. preditiva, que usa base de dados na previsão de potenciais cenários futuros e prepara-se para eles;
  3. prescritiva, que cria uma prescrição para lidar com algo previsto na análise preditiva;
  4. diagnóstica, que se concentra em situações já existentes, em busca de encontrar relações de causa e efeito.

Mas como realizar cada uma delas? Bem, além de usar as ferramentas e sistemas certos, é preciso desenvolver os conhecimentos necessários. Existem diversos cursos voltados a ensinar profissionais de todos os setores a lidar com os 4 tipos apresentados — como os da AprendeAí. Vale a pena conhecê-los!

Como analisar qualquer dado?

Sem dúvidas, a melhor forma de saber analisar dados é por meio da intervenção de especialistas no assunto. Porém, se você deseja começar agora mesmo a impulsionar seus resultados profissionais, separamos algumas dicas para te ajudar com essa tarefa! Confira.

Comece definindo seus objetivos

Assim que você começar a se aprofundar no universo da análise de dados, é provável que se depare com uma grande quantidade deles em mãos. E nessa hora, se você não delimitar objetivos claros, provavelmente não conseguirá aproveitar todo o potencial das informações coletadas.

Por isso, o primeiro passo é entender o que pretende fazer com os dados que você tem. Com esse aspecto bem delineado, você saberá quais informações deve priorizar na análise e quais pode dispensar no momento. Não esqueça de definir prioridades também, para não se perder em meio a tantas possibilidades.

Defina também algumas hipóteses

Lembra que uma das categorias de análises é a preditiva? Ela é super interessante para quem deseja definir os passos a serem tomados hoje para chegar no local esperado futuramente. Afinal, ainda não conseguimos prever o futuro. Mas isso não significa que não possamos nos preparar para qualquer cenário que possa ajudar ou atrapalhar o dia a dia profissional, não é verdade?

Então, após definir os objetivos, crie hipóteses que balizem sua análise preditiva. Construa dois ou três possíveis caminhos para os próximos meses e entenda como os dados podem te ajudar a escolher os mais proveitosos para sua carreira!

Escolha as ferramentas certas

Estamos falando de um recurso possibilitado pela era digital. Logo, não é surpreendente que ele dependa da tecnologia para funcionar em seu melhor potencial! Sendo assim, tenha em mente que analisar dados corretamente está ligado ao uso das ferramentas certas. Mas quais são elas?

Bem, isso depende. Existem diversos sistemas de gestão da informação disponíveis. Enquanto os mais simples vão direto ao ponto, ajudando na coleta, no tratamento e no armazenamento de dados, os mais modernos os integram a diferentes áreas. Assim, se você trabalha com vendas, por exemplo, pode organizar tanto o que diz respeito à sua cartela de clientes quanto os de atendimento. Tudo ao mesmo tempo!

Além disso, também pode contar com outros recursos inovadores integrados, como Inteligência Artificial e Business Intelligence. Portanto, avalie suas necessidades e prioridades antes de escolher o melhor software no seu caso.

Pense de forma analítica

Sabemos que experiência é importante para qualquer profissional. Mas com as mudanças rápidas no comportamento do consumidor de hoje, ela nem sempre é suficiente. É preciso ir além para acompanhar as demandas emergentes.

Então, é hora de pensar como um analista de dados. Qual a melhor forma de entender exatamente o que meu cliente quer e precisa? Se você pensou: “coletando dados sobre ele e usando-os na criação de estratégias dedicas às suas demandas”, a resposta está certa!

Desenvolva soft skills

Saber analisar dados da forma adequada é um grande diferencial. Mas você sabia que ele depende de soft skills, como criatividade e storytelling? Isso porque, como já dissemos, é a habilidade de saber o que fazer com os dados que realmente importa — e não apenas possuí-los.

Temos cursos quem podem te ajudar a desenvolver ambas as skills. Conte com a gente nessa jornada!

Envolva os colegas

Coisas boas devem ser compartilhadas, certo? Se você pretende usar a análise de dados para otimizar seu dia a dia profissional, mas depende da equipe para conquistar resultados, é fundamental trabalhar junto ao time. Então, uma excelente ideia é apresentar as informações deste conteúdo a eles!

Desse modo, vocês poderão trabalhar em conjunto para aprimorar a rotina de todo o setor, entregando qualidade e precisão na realização das atividades diárias. Em consequência, aumentarão as chances de chegar ainda mais longe em suas carreiras.

Inspire-se com conteúdos voltados ao assunto

A relevância do tema faz com que existam diversos conteúdos dedicados a ele por toda a internet. Sabendo disso, trouxemos 3 sugestões ricas que podem te inspirar ainda mais a se aproximar do universo da análise de dados. São eles:

  1. o podcast Pizza de Dados, que é o primeiro do Brasil a tratar do assunto;
  2. um passo a passo, usando a lista do Oscar de 2020, de como limpar e preparar um banco de dados;
  3. o TED TalkHow to use data to make a Hit TV Show: Sebastian Wernicke”, que responde à questão que deixamos lá em cima: como a Netflix (e outras plataformas) usam dados para agradar aos telespectadores?

E aí, já se sente pronto para começar a desenvolver essa skill? Agora que você entendeu que saber analisar dados deixou de ser exclusividade dos analistas especializados e tecnologistas, é hora de dar o próximo passo e usar a “commodity do futuro” ao seu favor! Conheça nossos cursos sobre o tema e tome as rédeas da sua carreira!