milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Design

Como vender suas fotos e ilustrações e ganhar dinheiro com isso?

Atualizado em 26 de dezembro, 2016

Como vender suas fotos e ilustrações e ganhar dinheiro com isso?

Como vender suas fotos e ilustrações e ganhar dinheiro com isso?

Imagine a seguinte situação: você é um ilustrador ou fotógrafo que regularmente cria algumas ilustrações ou fotos apenas com finalidade de testar suas habilidades.

O que você faz com elas depois de criadas? Guarda em alguma pasta? Joga fora? Que tal disponibilizá-las para que outras pessoas possam comprá-las e usá-las em seus próprios projetos?

Disponibilizando suas fotografias ou ilustrações em um banco de imagens profissionais, você tem a vantagem de fazer parte de uma vitrine que funciona no mundo todo, 24 horas por dia.

Dessa forma você poderá alcançar um público gigante de potenciais compradores. E à medida que seu portfólio aumenta, as chances de vendas aumentam também.

Mesmo que a remuneração a princípio custe de 25 centavos a 2 dólares a imagem vendida para quem está começando e pode ser até desanimador, pode valer a pena.

No shutterstock, por exemplo, mais de 2 milhões de dólares em comissões foram pagas em um período de 1 ano para 1 milhão de colaboradores. Então, há como ganhar dinheiro e que já tem muita gente fazendo isso.

A questão é enviar o máximo de imagens que você der conta de criar e com o passar de um tempo você ganhar no volume de vendas.

Em poucas palavras:

A maioria pede uma cópia digitalizada de algum documento de identidade e uma avaliação prévia das imagens, além de uma autorização de uso de imagens de quem aparece na imagem enviada.

  • Você se registra no site de banco de imagens
  • Uma mostra do seu trabalho deve ser enviada. Alguns sites possuem processo de aprovação, outros não
  • Uma vez aprovado, você pode enviar mais e mais fotos
  • Essas fotos ficam a venda no site do banco de imagens
  • Cada vez que a foto for vendida, você ganha uma comissão.

Alguns bancos de imagens:

Istock

Shutterstock

Fotolia

Dreamstime

 

Lembre-se:

Para poder vender suas imagens, ilustrações ou até mesmo vídeos, você tem que ter 18 anos ou mais, ser o autor exclusivo de cada arquivo que carregar e ter autorização para todos os direitos dos elementos representados nos seus arquivos (como por exemplo produtos, pessoas, propriedade).