milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Carreira

Como trabalhar em casa sem perder o foco?

Atualizado em 5 de setembro, 2018

Como trabalhar em casa sem perder o foco?

Como trabalhar em casa sem perder o foco?

Em um artigo para a Harvard Business Review, a Coach Elizabeth Grace Saunders, que tem mais de uma década de experiência trabalhando de casa, recomenda algumas dicas para tornar essa experiência mais agradável e produtiva trabalhando em casa, sem perder o foco.

Estabeleça um horário de trabalho

Não é só porque você pode começar a qualquer hora que deva começar a qualquer hora: isso torna a linha que separa seu tempo pessoal do profissional ainda mais difícil de enxergar.

“Eu me perguntava: se eu estivesse em um escritório, faria essa tarefa durante o dia? Se a resposta fosse não, sabia que precisava fazer essa atividade antes ou depois do horário de trabalho”, escreve.

Lembre-se que cada um é diferente, então se para você uma ida ao museu ou um café à tarde com um amigo não atrapalham seu rendimento, não precisa ir ao extremo de se manter 100% focado dentro de uma dada faixa de horário.

O importante é entender quais são os obstáculos para sua produtividade e então estabelecer quais deles você não vai fazer durante o tempo de trabalho.

Estruture seu dia

Quando você chega num escritório, é fácil imitar o que os outros estão fazendo e começar logo a trabalhar. Se seu escritório é sua casa, é útil ter um guia.

“Maximize a eficácia de seu tempo em casa ao estruturá-lo como um dia típico de trabalho”, sugere Saunders.

Isso pode se dar de diversas maneiras, de reservar blocos de tempo para reuniões, ligações, determinadas tarefas ou pensamento criativo até blecautes de e-mail, aqueles períodos em que você está proibido de se distrair.

Outra dica é fazer uma lista das tarefas do dia – se fizer na noite anterior, melhor ainda – e encaixá-las dentro de certos períodos de tempo. Assim, você garante que não está esquecendo de nada importante.

 

Estabeleça limites com os outros

Só porque você está em casa não significa que está de folga ou disponível para conversar, e seus amigos e familiares precisam saber disso.

“Se você estabelece expectativas e se atém a elas – por exemplo, realmente parar de trabalhar às 17h –, as pessoas entendem seus limites ao invés de assumirem que você está disponível”, escreve a coach.

Ter um espaço específico para trabalhar de casa, como escritório ou quarto em que é possível fechar a porta, também ajudam nessa divisão.