milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Carreira

Como superar o medo de falar em público em 5 minutos?

Atualizado em 16 de Maio, 2018

Como superar o medo de falar em público em 5 minutos?

Como superar o medo de falar em público em 5 minutos?

É comum acreditar que um dos maiores temores é o de falar em público .

E tem até nome para isso, a chamada “glossofobia”, que pode incluir ainda ansiedade intensa ou ataques de pânico, reações fisiológicas, como náuseas, por exemplo.

Mas há maneiras de “administrar” seu medo.

Veja algumas dicas de Joel Comm, consultor americano de marketing que, ao longo do caminho como palestrante, descobriu algumas coisas que podem ser úteis para qualquer um.

1 – O SEU CONTEÚDO É MAIS IMPORTANTE QUE VOCÊ

A menos que você já seja uma grande celebridade, as pessoas foram até você para ouvir seu conteúdo. Quando o seu ego fala mais que você, você está colocando o foco em si mesmo ao invés de seu público.

Lembre-se do motivo pelo qual você está dando uma palestra.

Com toda a probabilidade, é ensinar, inspirar ou divertir (ou alguma combinação dos três). Não é sobre você. Seu público está contando com você para oferecer valor. Basta dar às pessoas o que eles querem.

 

2 – INTERAJA PESSOALMENTE ANTES

Eu acho acalorável visitar a audiência antes de falar.

Aperte a mão de alguns, se apresente e agradeça as pessoas por virem. A familiaridade de rostos amigáveis, sorrisos e contato humano pode ter um efeito calmante.

Há algo sobre humanizar seu público que os torna menos intimidantes.

A menos que você esteja falando em uma audiência hostil, as chances são de que as pessoas estão ansiosas para ouvir o que você tem a dizer.

 

3. VOCÊ PODE ESQUECER ALGO. POR QUE NÃO?

Embora você não tenha dormido a noite anterior (ou durante uma semana inteira antes do seu discurso), seu público não sabe disso. Eles estão simplesmente ansiosos para saberem o que você tem para compartilhar.

E se você esquecer algo, acalme-se, admita que está um pouco nervoso. Afinal, não há nada de errado em dizer: “Eu esqueci onde eu estava indo com isso”.

Fique calmo e, então, você poderá continuar. Com certeza o público não irá te penalizar com isso, a não ser que um stalker esteja de plantão.


4. VOCÊ NÃO É PERFEITO

Mesmo os presidentes cometeram erros quando falam. Quando o fazem, muitas vezes são manchetes. Mas ninguém vai se lembrar dos seus erros.

Você é um ser humano, não é perfeito. Mas relaxe e vá com o fluxo. Já passei por momentos em que eu ri de mim mesmo,  o público riu em seguida e, por incrível que pareça, ficou mais fácil continuar.

 

5. O PÚBLICO É COMPOSTO POR PESSOAS COMO VOCÊ

Se você está falando antes de um pequeno grupo de 10 ou uma audiência maciça de 10.000, reconheça que todas as audiências são essencialmente as mesmas.

Eles são apenas pessoas, muitas das quais sofrem com o mesmo medo de falar em público. Aplauda-se por ter a coragem de superar seu medo e acreditar que você é capaz.

 

6. RESPEITE SEUS LIMITES

Descanse bastante na noite anterior à sua conversa, tenha uma boa refeição.

A menos que seu discurso seja verdadeiramente uma questão de vida ou morte, reconheça que está embarcando em uma experiência única e que você vai dar o seu melhor.

Seja você mesmo e você será brilhante.

 

7. SUA PAIXÃO, CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA

Sempre conte ao público porque você está ali e o que tem de importante para compartilhar. Se você sabe do que está falando, permita que sua paixão e seu conhecimento sobre o assunto seja sua força motriz.

Ser convidado a apresentar a qualquer público é uma honra e um privilégio. É uma prova social de que existe um interesse em sua experiência.

Permita que esse privilégio possa ajudá-lo a colocar seu medo atrás de você para que seu público possa aprender, se inspirar e / ou ter algumas risadas. Pode ser muito gratificante.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo!