milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Métodos Ágeis

Como os métodos ágeis podem te ajudar a planejar um evento?

Publicado em 25 de Janeiro, 2018

Como os métodos ágeis podem te ajudar a planejar um evento?

Como os métodos ágeis podem te ajudar a planejar um evento?

Planejar um evento pode gerar um esforço assustador. Afinal, qualquer erro pode ter repercussões críticas para você e sua empresa. Para fugir disso, é importante desenvolver um planejamento estratégico enquanto estiver em sua fase inicial e refinar cada detalhe. Mas com tanta coisa para ir atrás, contar com a ajuda de métodos ágeis que aumentem a sua produtividade pode ser fundamental.

Sabemos que embora dar o primeiro passo seja crucial para que o seu evento ocorra, talvez, em algumas etapas, você precise de ajuda para desenvolvê-las e torná-las ainda mais produtivas. Por isso, não comece a planejar seu próximo evento sem ler as nossas dicas.

Os métodos ágeis podem fornecer o ponto de partida ideal para o seu planejamento e facilitar todo esse processo… Além disso, pode trazer resultados ainda mais satisfatórios! Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo e divirta-se!

O QUE SÃO OS MÉTODOS ÁGEIS?

Os métodos ágeis – em inglês Agile Software Development – é um termo abrangente para várias metodologias de desenvolvimento de software iterativo e incremental. Ou seja, são estratégias que você pode aplicar em seus eventos para gerenciar e melhorar ainda mais o seu planejamento e organização, aumentando assim, a produtividade. As metodologias ágeis mais populares incluem:

Scrum

Sprint

Lean

Smart

Kanban

Embora cada uma das metodologias ágeis seja única em sua abordagem, todas elas compartilham uma visão comum e valores fundamentais. Todas incorporam fundamentalmente a repetição e o feedback para refinar e entregar sucessivamente um sistema ou processo, envolvendo planejamento contínuo, testes, integração e outras formas de evolução do projeto ou software.

Todos são leves, especialmente em comparação com os processos tradicionais e pouco adaptáveis. O que é mais importante sobre os métodos ágeis é que eles se concentram em capacitar as pessoas consequentemente, os organizadores de eventos, para colaborar e tomar decisões juntas de forma rápida e eficaz.

MÉTODOS ÁGEIS PARA EVENTOS

Os diversos métodos ágeis compartilham a mesma filosofia, bem como muitas das mesmas características e práticas. Mas, do ponto de vista da implementação, cada um tem sua própria receita de práticas, terminologia e táticas. Aqui resumimos alguns dos principais concorrentes de metodologia de desenvolvimento de processos e organização ágil.

Vantagens

Os métodos ágeis são uma abordagem iterativa e baseada em equipe para o desenvolvimento. Eles enfatizam a rápida entrega de uma aplicação em componentes funcionais completos.

Um exemplo é a metodologia de Scrum, ao invés de criar tarefas e horários, o tempo todo é “time-box” em fases chamadas “sprints”. Cada sprint tem uma duração definida (geralmente em semanas) com uma lista de produtos executáveis, planejada no início do sprint.

Os resultados são priorizados pelo valor da tarefa, conforme determinado e priorizado pelo próprio organizador. Se todo o trabalho planejado para o sprint não puder ser concluído, o trabalho é re-priorizado e a informação é usada para o planejamento de sprint futuro.

À medida que o trabalho é concluído, ele pode ser revisado e avaliado pela equipe do projeto, através de compilações diárias. Os métodos ágeis dependem de um alto nível de envolvimento do organizador ao longo do projeto, especialmente durante essas revisões.

Algumas vantagens dos métodos ágeis é que o organizador tem a oportunidade de ver o trabalho que está sendo entregue e tomar decisões ao longo do planejamento do evento.

Além disso, todo o processo é focado no participante, provavelmente o resultado de uma direção mais e frequente do cliente.

Desvantagens

Para utilizar o métodos ágeis na organização de eventos, é preciso estar ciente de que ele funciona melhor quando os membros da equipe de desenvolvimento estão completamente dedicados ao projeto. Porém, esse alto grau de envolvimento, embora excelente para o projeto, pode apresentar problemas para alguns organizadores que simplesmente não possuem tempo ou interesse para este tipo de participação.

Como para utilizar os métodos ágeis, é preciso ser pontual com as entregas e ter uma re-priorização freqüente, é possível que alguns itens definidos para entrega não sejam concluídos dentro do prazo atribuído.

Podem ser necessários sprints adicionais (além das planejadas inicialmente), aumentando o custo do projeto. Além disso, o envolvimento do cliente muitas vezes leva a recursos adicionais solicitados ao longo do projeto. Mais uma vez, isso pode aumentar o tempo total e o custo da implementação.

As relações de trabalho próximas em um projeto como esses, guiados pelos métodos ágeis, são mais fáceis de gerenciar quando os membros da equipe estão localizados no mesmo espaço físico, o que nem sempre é possível. No entanto, existem várias maneiras de lidar com esse problema, como Skype ou Hangouts.

E aí, gostou do nosso artigo sobre métodos ágeis em eventos? Confira aqui o curso da Aprende Aí com Rodrigo Giaffredo, evangelista de Inovação da IBM América Latina. Além disso, que tal conferir as 6 melhores ferramentas para organizar a produção de um grande evento?

Se quiser ficar por dentro das novidades no mercado de eventos e as tendências, dê uma passada lá no blog da mobLee!

*Este artigo foi escrito pela Júlia Vidigal Munhoz, analista de marketing e conteúdo da mobLee.