milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Mapas Mentais

Tudo sobre Mapas Mentais: Como fazer um Mapa Mental?

Atualizado em 15 de dezembro, 2017

Tudo sobre Mapas Mentais: Como fazer um Mapa Mental?

Tudo sobre Mapas Mentais: Como fazer um Mapa Mental?

De maneira simplificada, para fazer um mapa mental, a primeira coisa a se fazer é escrever a palavra-chave principal no meio de uma folha de papel.

Da ideia central devem irradiar outras palavras-chave que façam referência ao tema principal. Lembrando que, como dito anteriormente, palavras-chaves são mais fáceis de serem lembradas do que sentenças inteiras!

É possível que, ao fazer as conexões, algumas palavras se repitam e os assuntos convirjam para uma mesma palavra-chave sem necessidade, por isso, o processo de feitura de um mapa mental pode exigir recomeços e reorganizações.

O uso das palavras-chave deve ser acompanhado de símbolos e cores que possam distinguir e acoplar elementos.

Por exemplo: a palavra-chave de tópico principal pode ser feita com cores e traços diferentes das palavras-chave de níveis hierárquicos mais baixos, de subtópicos.

Outros elementos de diferenciação e de hierarquização de tópicos que podem ser usados são as formas geométricas e as linhas. Você pode usar círculos para tópicos principais com linhas mais grossas e quadrados para subtópicos que se ligam por linhas mais finas.

Elementos básicos dos mapas mentais:

:: Formas geométricas
São usadas para fazer contorno nas palavras-chave, diferenciar e reunir elementos de um mesmo grupo de informações. Por exemplo: usar um círculo para o tópico principal e quadrados para os subtópicos mais importantes.

:: Desenhos de símbolos
São usados como legenda de informações muito extensas ou para simbolizar tópicos de maneira mais rápida.

:: Cores
Assim como as formas geométricas, as cores servem para diferenciar e reunir grupos de informações.

:: Texto
O texto, embora seja muito importante para a construção de um mapa mental, não deve ser usado em exagero já que a ideia principal do gráfico é facilitar ao máximo o entendimento e memorização de conteúdo através do mínimo possível de palavras.

Quer aprender mais sobre Mapas Mentais?

Veja também:

Como usar os Mapas Mentais em um planejamento
Como usar os Mapas Mentais em projetos
Como usar Mapas Mentais em uma reunião de brainstorming?
Como resumir livros e palestras com Mapas Mentais
Como usar os Mapas Mentais para estudar melhor

Quer conhecer mais como criar Mapas Mentais de forma criativa, os diversos usos, como organizar ideias em diversas situações? Então conheça o nosso curso online Mapas Mentais: estruturando ideias.