milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Liderança

Tudo sobre Mapas Mentais: Como fazer um brainstorming com Mapas Mentais?

Atualizado em 15 de dezembro, 2017

Tudo sobre Mapas Mentais: Como fazer um brainstorming com Mapas Mentais?

Tudo sobre Mapas Mentais: Como fazer um brainstorming com Mapas Mentais?

“Chuva de pensamentos desconexos que geram resoluções e grandes ideias” é o conceito de brainstorming, porém, sabemos que na prática não é exatamente assim que o processo funciona.

Pensamentos aleatórios provavelmente não vão te levar a lugar algum a menos que estejam conectados de alguma maneira.

Os mapas mentais são ótimos para dar continuidade a um brainstorming porque ajudam a conectar pensamentos e achar relações entre eles de maneira a criar novas ideias.

Além deles, há mais 2 ferramentas muito úteis para organização de ideias em diferentes contextos. O Design Thinking e o Visual Thinking.

Voltando aos Mapas Mentais, o processo de construção de mapa mental para brainstorming é bem simples:

  1. Após a criação do brainstorming e colheita das ideias, coloque o tema central no centro da folha sendo o mais específico possível.
  2. Por exemplo, se você está querendo fazer uma lista de possíveis presentes de aniversário para sua mãe, ao invés de escrever “presente”, ponha “Ideias de presente para minha mãe” ou “presente para mãe”.
  3. Distribua em torno do tópico central as ideias que surgiram. Lembrando que um dos princípios do brainstorming é que quanto mais opções tiver melhor, e não se faça nenhuma censura em relação aos subtópicos que surgirem.
  4. Com o mapa mental todo preenchido, vá eliminando/riscando as ideias que se afastam demais do objetivo e procure as ideias que possam ser úteis.
  5. Se na primeira tentativa o objetivo não for alcançado, você pode sempre voltar ao início e deixar seu cérebro “chover” um pouco mais.
  6. Depois, organize as ideias por categoria, semelhança, ou o que melhor couber no seu propósito.

 

Veja também:

Como criar um Mapas Mental?
Como usar os Mapas Mentais em um planejamento
Como usar os Mapas Mentais em projetos
Como resumir livros e palestras com Mapas Mentais
Como usar os Mapas Mentais para estudar melhor

Quer conhecer mais como criar Mapas Mentais de forma criativa, os diversos usos, como organizar ideias em diversas situações? Então conheça o nosso curso online Mapas Mentais: estruturando ideias.