milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Empreendedorismo

Como empreender na crise? KIT de ferramentas que você precisava!

Atualizado em 26 de junho, 2017

Como empreender na crise? KIT de ferramentas que você precisava!

Como empreender na crise? KIT de ferramentas que você precisava!

Não se preocupe, a gente não vai repetir aquela velha história de que crise é uma oportunidade e te mostrar o ideograma chinês que conta essa história.

Saber como empreender na crise também inclui uma dose de cultura de inovação, por isso, achamos que usar um gancho novo para chamar sua atenção seria bem melhor.

E separamos esta frase para você se inspirar, conhece?

“Crise? Ouvi falar, mas decidi que não vou participar”

Sam Walton, fundador do Walmart (gigante do varejo norte-americana que detém um faturamento superior a 400 bilhões de dólares, igual ao PIB da Noruega, o 25º do mundo), veio com esta resposta quando lhe perguntaram sobre a repercussão de uma (de tantas) crises sobre sua empresa.

O recado por trás desta frase capciosa é simples: quer saber como empreender na crise? Arregace as mangas e parte para cima! Nada de ficar choramingando…

Bom, é claro para um cara que tem um PIB pessoal maior que o da Noruega, fica fácil dizer isso…

E você, empreendedor, pequeno empresário ou fundador de uma startup, como empreender na crise?

Além de bons sócios e uma equipe de ponta, selecionada a dedo, que tal se valer de mais alguns aliados: ferramentas de gestão empresarial, de equipes e de projetos, de automação de tarefas e muito mais.

Confira nossa lista e chute essa crise para longe!

 

Google Trends

Esta é uma das mais conhecidas ferramentas de marketing digital.

Imagine que um grupo de investidores está pensando em criar um site especializado em intermediar empréstimos online entre investidores e empresas.

Eles poderiam colocar as palavras-chave “empréstimo online” e “B2B” no Google Trends e, se o fizessem hoje, descobririam o seguinte:

Nesse caso, as duas palavras aparentemente têm uma correlação forte entre si e, além disso, vem apresentando uma tendência de aumento nas buscas no Google, o que indica que o interesse nesses assuntos está crescendo.

Uma delas, B2B, inclusive teve um pico há alguns anos atrás, e que pode ser repetir no futuro.

É claro que como o próprio nome da ferramenta diz, isto é só uma tendência, mas que não deixa de ser útil para planejar seu negócio.

Trello

Uma ferramenta de gestão de equipes e de fluxos de trabalho bastante visual e intuitiva, o Trello tem uma versão Freemium que vale a pena experimentar.

Seu esquema de quadros de listas de tarefas, com a possibilidade de definir datas de entrega, checklists, atribuir responsáveis, anexar arquivos e muito mais, é uma ótima maneira de compartilhar informações com equipes e saber o status de projetos rapidamente.

Ele conta com uma série de integrações com outros aplicativos, o que o torna muito versátil e um ponto focal para a administração de seu negócio.

Outras ferramentas de gestão de projetos bastante conhecidas, além do Trello, são o Basecamp e o Asana.

LAHAR

Em uma época em que o conteúdo é rei e todos usam a internet para se informar sobre produtos e serviços, a automação de marketing pode ser uma maneira de como empreender na crise com mais facilidade.

LAHAR trata-se de uma ferramenta que ajuda sua empresa a escolher os clientes certos para enviar e-mails e até mesmo abordar por telefone.

Tudo isso é feito com base em dados que a ferramenta coleta sobre eles, tais como: que artigos acessam em seu blog, que materiais baixaram em seu site (e-books, infográficos, etc), se pediram um orçamento, se assinaram sua newsletter etc., e define, automaticamente, os e-mails que eles vão receber, com mais conteúdos relevantes de seu interesse.  

Isso é o que se chama de nutrição de leads: enviar o conteúdo certo para que os interessados em seu negócio cada vez mais enxerguem sua empresa como grande conhecedora da solução que oferece e, por isso, uma opção importante a ser considerada no mercado.

NFe.io

Como é feita a emissão de suas notas fiscais? Não tem como empreender na crise sem usar o melhor que a tecnologia oferece para facilitar seus processos.

No caso das notas fiscais, quanto mais fácil isso for, melhor.

Com o NFe.io é possível, além de simplificar todo processo de emissão de notas e consultar dados e estatísticas em dashboards inteligentes, ele conta com uma API (protocolos de integração de apps via internet) que permite integrar este aplicativo a vários outros que você usa no seu dia a dia, como softwares financeiros e meios de pagamento.

Com o Nfe.io, fica muito mais fácil gerenciar pagamentos recorrentes, por exemplo, deixando mais tempo livre para outras tarefas estratégicas de sua empresa.

Pluga

Não existe perda de tempo (e dinheiro) maior em uma empresa do que se dedicar a tarefas repetitivas que não geram nenhum valor para seu negócio.

Por exemplo: preencher uma planilha com os dados de pagamento de um cliente, toda vez que uma fatura for paga no seu e-commerce. Ou, da mesma forma, fazer o lançamento desses dados do cliente no sistema de emissão de notas fiscais.

Já pensou automatizar essas e outras tarefas repetitivas, em menos de 2 minutos, e sem a necessidade de conhecer nada de programação?

Esta é a especialidade da Pluga: você entra em seu site, escolhe as ferramentas que quer integrar por meio de um menu bastante intuitivo e segue os procedimentos para que esse tipo de atividade rotineira e chata entre no automático.

Veja aqui todas as integrações disponíveis: Automatizações Pluga

 

Estas foram 5 dicas de como empreender na crise com ajuda de ferramentas e apps. Existem muitas outras, é tudo uma questão de analisar as características de seu negócio e definir quais ferramentas podem ajudar mais sua empresa a atingir seus objetivos.

Este post foi escrito por Marcus Ribeiro, à convite da AprendeAí. Marcus é entusiasta de novas Tecnologias, Empreendedor, CEO da Pluga e Jogador de Futebol de Praia no fim de semana.