Produtividade: fatores que afetam a sua e como resolve-los?

Com uma xícara de café na mão, me sentei em minha mesa de trabalho para terminar de responder alguns e-mails.

Acessei meu computador, verifiquei os e-mails e, de repente, me distrai com alguns posts de amigos no instagram em meu telefone.

Percorri alguns tweets e li um artigo no Medium.

Olhei o clima do fim de semana, me distrai novamente com o facebook e tive sorte de começar a trabalhar antes que um cliente ligasse.

Em média, levei 23 minutos e 15 segundos para voltar à tarefa uma vez interrompida.

Distrações estão em toda parte – roubando maliciosamente seu tempo e foco em pequenas doses, ao mesmo tempo em que rouba sua capacidade produtiva.

Embora, algumas distrações podem ser evitadas com soluções tão simples como fechar a porta, outros – ou seja, distrações digitais – pode ser um pouco mais complicadas.

Push-notificações, pings e cronogramas nos ajudam a sentirmos conectados e informados, mas nem sempre nos momentos certos com as informações certas.

POR QUE É TÃO DIFÍCIL FICAR EM OFF? PRECISAMOS NOS SENTIR PRONTOS PARA A AÇÃO


Parte do problema é que estamos inclinados para a ação. Queremos nos sentir ocupados. Respondemos a textos enquanto escrevemos um e-mail, e mesmo em nosso tempo de lazer, percorremos os cronogramas enquanto observamos o Netflix.

Infelizmente, esta ocupação tem um custo. Estudos têm demonstrado que a multitarefa pode reduzir a produtividade em 40%. Nosso cérebro não pode fazer duas coisas ao mesmo tempo, então em vez de multitarefa você está apenas alternando entre duas tarefas rapidamente, mas cada vez com um custo cognitivo e atenção e poder mental.

Esta ocupação superficial é também uma forma de procrastinação. Embora a maioria de nós procrastina, muitos poucos entendem o porquê.

Muitas vezes rotulamos o ato de procrastinar como preguiça ou falta de motivação, porém os psicólogos agora entendem que é mais um mecanismo de enfrentamento para lidar com tarefas emocionalmente desagradáveis ​​ou desafiadoras.

Fazemos algo divertido ou menos assustador para nos dar um impulso de humor imediato, ao invés de enfrentar uma tarefa que exige mais poder cerebral e concentração. Infelizmente, este humor fugaz muitas vezes nos deixa culpados e estressados, algo que por sua vez perpetua o ciclo vicioso de procrastinação.

O NOSSO AUTOCONTROLE É FINITO


Então, por que não podemos simplesmente usar o autocontrole e ignorar as notificações push, zumbidos e pings? Podemos – mas apenas por um período limitado de tempo.

Auto-controle, bem como qualquer outro recurso é finito.

Ignorar o seu telefone requer esforço auto-controle que resulta em um esgotamento temporário da vontade de alguém para controlar outras emoções, comportamentos e pensamentos. Você pode ser capaz de ignorar os primeiros pings, mas fica mais difícil como o dia continua.

NÓS SOMOS O QUE NOSSOS CÉREBROS ALMEJAM


Para adicionar ao problema de auto-controle, nossos cérebros anseiam as recompensas freqüentemente associadas com as redes sociais e o fluxo aparentemente interminável de informações da internet.

Estas distrações estimulam a produção de duas recompensas químicas no cérebro – dopamina e oxitocina. A dopamina faz com que busquemos, procuremos e desejemos novidade – o que naturalmente nos torna curiosos para explorar o fluxo constante de informações da internet.

A oxitocina, conhecida por sua capacidade de afetar os sentimentos de intimidade e vínculo, é o estimulante para bons sentimentos de amor, empatia, confiança e compaixão.

Quando publicamos, comentamos, compartilhamos ou recebemos o mesmo em troca, nossos níveis de oxitocina aumentam e nos sentimos mais conectados aos que nos rodeiam. O estímulo das redes sociais só nos faz sentir bem, mesmo que seja algo questionável.

HÁ SOLUÇÕES


O primeiro passo para superar ocupação e procrastinação é a consciência e compreensão. Estar consciente de seus hábitos de procrastinação e as razões pelas quais você está procrastinando pode impedi-lo de se sentir impotente, desmotivado e derrotado.

Ao reconhecer a sua procrastinação você está reconhecendo os reflexos do seu cérebro no trabalho, e são capazes de melhor separar o hábito de sua própria identidade

Depois de reconhecê-lo, o próximo passo é identificar seus objetivos e, em seguida, simplesmente iniciar – não concluir, concluir ou resolver, mas iniciar a tarefa. Isso ajuda porque o progresso, não importa quão pequeno, ajuda a nos motivar a continuar – especialmente quando ele se alinha com nossas metas pessoais.

RESTAURAR O AUTO-CONTROLE

A coisa mais importante a saber sobre o seu auto-controle é que ele é um recurso finito – um que diminui com o uso. Ignorar push-notificações, escolher legumes ao invés de pizza, é uma forma de exercitar o seu controle.

Mas há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a repor seu autocontrole, como dormir uma boa noite, meditar. Uma boa noite de sono é essencial para ajudar a repor suas reservas de auto-controle, bem como melhorar a tomada de decisão .

Junto com o sono bom, a meditação também tem sido associada ao aumento da força de vontade, foco e auto-consciência . E se tudo mais falhar, remova seu autocontrole da equação inteiramente.

Use aplicativos como o Freedom para bloquear sites e aplicativos distrativos em seus dispositivos, apenas mantenha lanches saudáveis ​​em casa ou cancele sua tv a cabo.

SUPERANDO O VICIADO DIGITAL


Para muitos de nós, nossos hábitos digitais são a fonte de muitos problemas de produtividade.

Mesmo quando sabemos a origem do problema, pode ser extremamente difícil lutar contra, porque a tecnologia, como as redes sociais, foram projetadas para serem tão viciantes como crack e cocaína.

É por isso que o autocontrole simplesmente não é suficiente – é uma luta injusta contra você e a tecnologia que foi especificamente projetada para manter seu cérebro desejando mais.

A solução?

Desistir completamente da tecnologia é algo irreal e inatingível, é hora de parar de culpar a si mesmo, e lutar contra. O uso de aplicativos bloqueadores de internet como o Freedom pode ajudá-lo a bloquear aplicativos e sites distraidores em todos os seus dispositivos por um período de tempo definido.

A liberdade também permite que você programe blocos recorrentes para ajudá-lo a economizar tempo todos os dias para as coisas que mais importam. As redes sociais e a internet oferecem muitos benefícios, mas apenas quando você está controlando e não o contrário.

Com distrações drenando nosso tempo e energia, é fácil perder de vista as coisas que mais importam. Felizmente, com o entendimento correto, técnicas e ferramentas, as tendências naturais do nosso cérebro podem ser superadas.

Conheça o curso Agora Vai: Produtividade Digital da AprendeAí.com.