• Pequeno
    • Normal
    • Grande
Avaliar
(Total: 0 Média: 0)

Alta performance

Lifelong Learning: por que aprender ao longo da vida é a saída para sua sobrevivência

Será que a responsabilidade pela aprendizagem do funcionário ainda é só do empregador? No passado, podíamos dizer que sim. Afinal, era suficiente que os colaboradores dominassem suas hard skills na rotina de trabalho. Mas será que essa é a realidade de hoje? Já vamos adiantar: infelizmente, não. No momento atual, é importante que os talentos se familiarizem com o conceito de Lifelong Learning.

Mas o que é isso? Bem, em poucas palavras, o termo diz respeito a um aprendizado contínuo — especialmente importante para o desenvolvimento profissional. Com a concorrência do mercado de trabalho, as mudanças rápidas no comportamento do público e as novas demandas de inovação que as empresas precisam cumprir, não é difícil entender o porquê disso.

Acompanhe o conteúdo e entenda mais sobre o assunto!

Por que investir em Lifelong Learning?

Pode ser que você esteja se perguntando: “tá, mas se a responsabilidade pela aprendizagem contínua não é do empregador, ela é de quem? Minha”?

E a resposta é sim. 

É claro que a empresa que contrata um profissional cumpre um papel importante no seu desenvolvimento, mas não pode carregar toda a responsabilidade. Além disso, aqueles que desejam entrar no mercado de trabalho também precisam chegar com alguns diferenciais, que facilitam a contratação.

Então, é fundamental que o próprio talento — estando dentro ou fora de uma organização — se aperfeiçoe continuamente, garantindo que se mantenha relevante e atualizado em relação às mudanças ágeis do Novo Agora. Em outras palavras, é hora de começar a construir o próprio caminho!

Mas como fazer isso?

Boa pergunta! Após entender a relevância do Lifelong Learning, é importante saber como planejar, identificar o que é preciso desenvolver, criar uma rotina em meio ao dia a dia agitado e conciliar trabalho, família e estudos. Mas não se preocupe! Vamos te ajudar nessa tarefa.

O primeiro passo para incluir o conceito na sua vida é encará-lo como um valor. Ou seja, como se fosse parte da cultura empresarial do seu próprio negócio — que é a sua carreira. Desse modo, é necessário entender que é algo contínuo e que deve ser trabalhado sempre.

Em segundo lugar, é hora de conhecer as soft skills, ou habilidades interpessoais. Lá em cima falamos sobre as hard skills, os conhecimentos técnicos da sua área. Por outro lado, as soft skills são aquelas que dizem respeito ao comportamento humano, e que são subjetivas. É isso que as empresas de hoje buscam! Alguns exemplos delas incluem:

  • criatividade;
  • comunicação assertiva;
  • mentalidade analítica;
  • capacidade de analisar e trabalhar com dados;
  • autogestão;
  • inteligência emocional e relacional, entre outros.

Por fim, é hora de colocar a mão na massa! Vamos lá?

Quais dicas posso usar para aprender continuamente?

Saiba como aplicar o Lifelong Learning de forma prática na sua rotina! Separamos 6 dicas poderosas para ajudar você nesse momento. Confira!

Organize-se

Não tem jeito: quem deseja desenvolver soft skills no dia a dia precisa dedicar pelo menos alguns minutos da rotina aos estudos. Nessa hora, seja flexível e não se cobre tanto. Ao aprender um pouco por dia, você verá resultados muito maiores do que imagina em um tempo menor! Porém, é importante se dedicar. Analise seu horário de trabalho, separe um momento para o lazer e, entre os dois, inclua uma rotina de estudos.

Faça uma auto análise

Em meio a tantas soft skills para aprender, é recomendado saber por onde começar. Isso dependerá, diretamente, da sua personalidade e de quais habilidades você sente que é necessário desenvolver. É hora de olhar para si e pensar: “quais skills me levariam mais longe hoje mesmo”? Então, faça uma lista com prioridades e siga para o próximo passo.

Encontre profissionais especializados

Se você é autodidata, ótimo! Certamente se beneficiará da enorme quantidade de conteúdos gratuitos que existem online. Livros, TED Talks, palestras… são várias as opções! Porém, é fato que o caminho fica muito mais curto e proveitoso quando aprendemos o conhecimento direto da fonte, certo? Por isso, busque cursos ministrados por profissionais e especialistas no assunto, como os da AprendeAí!

Confira inspirações que ajudam nesse momento

Existem duas sugestões legais que podem te ajudar a entender ainda mais sobre a relevância do Lifelong Learning. São elas:

Porém, um terceiro caminho útil é ler os conceitos cunhados pelo dono do termo, Jacques Delors. Ele definiu 4 caminhos para começar, que são: aprender a aprender, a fazer, a conviver e a ser. Se aprofundar nesses passos é interessante!

Mantenha-se atualizado

Se você seguiu as sugestões acima, pode parecer que já tem as respostas para inserir o Lifelong Learning nas mãos. Mas a verdade é que, enquanto você lê este conteúdo, algo acontece no mundo e impacta diretamente o comportamento da sociedade. Por sua vez, as necessidades de consumo mudam, o que afeta sua atuação profissional.

Parece extremo, mas sabemos que é verdade. O infográfico Data Never Sleeps 8.0 (Os Dados Nunca Dormem 8.0, em português) nos mostra que, a cada minuto:

  • 41 milhões de mensagens são trocadas no WhatsApp;
  • 347 mil novos Stories são postados no Instagram;
  • 147 mil fotos são publicadas no Facebook.

Não é difícil imaginar o impacto que isso gera, certo? Então, invista em se manter atualizado. Mas não precisa ser, necessariamente, nas redes sociais. Assine newsletters de portais de notícia confiáveis e esteja sempre por dentro do que acontece no mundo. E aproveite as informações acima para solidificar a importância de investir em soft skills que desenvolvam sua habilidade de lidar com dados. Eles realmente nunca dormem!

Simplesmente comece!

Com todas as informações acima em mente, você já está pronto ou pronta para alavancar sua carreira por meio de uma mentalidade Lifelong Learning. Caso esteja em alguma empresa, converse com os líderes. Quem sabe eles não podem auxiliar na empreitada? E se estiver em busca de recolocação ou de um emprego, não deixe de incluir o desenvolvimento contínuo de soft skills na sua rotina. Conforme visto, em ambos os casos, é preciso estar pronto para atender às mudanças ágeis do mercado!

Conte com a AprendeAí e comece hoje mesmo! Se você sente que não tempo, não se preocupe. Apresentamos a aprendeaiplay, que reúne, em um só local, conteúdos curtos e práticos para quem deseja se desenvolver com agilidade, mas sem abrir mão da qualidade do que aprende!

Compartilhe!