Gestão do Imprevisível: você está preparado para o novo Normal?

A imprevisibilidade é o novo normal. E você está preparado para jogar nesse novo mundo? Em segundos, tudo pode mudar! A economia, a política, a saúde, a tecnologia… Você, seus negócios, a empresa em que atua. Estamos reféns da transformação e o que é para amanhã, já não queremos mais.

O mundo se tornou imprevisível: de repente uma pandemia e tudo se transformou. Agora, estão começando a entender a importância de se preparar diante de um mundo complexo, dinâmico e imprevisível.

Como diria Zygmunt Bauman, sociólogo responsável pelo conceito de “mundo líquido”: a única certeza em nossas vidas é a de que “amanhã não pode ser, não deve ser e não será como hoje”.

E ele não poderia estar mais certo: estamos imersos em um mundo líquido, rodeados por um cenário que vive em constante mudança e que, com a evolução da relação do ser humano com aquilo que o cerca, tem se transformado cada vez mais rápido.

Daqui uma semana, tudo pode mudar! A economia, a política, a tecnologia e muito mais. Dá para acreditar? Nosso contexto social se tornou refém da transformação e dessa tal “liquidez” da qual Bauman tanto falava. 

A quantidade e a agilidade das informações não é mais a mesma. E com isso, nos tornamos mais ágeis, mais produtivos e, também, mais imediatistas!

O que é para amanhã, já não queremos mais. 

Agora, é tudo “pra ontem”.

Não à toa, o nível de competitividade do mercado aumentou a nível global, os consumidores se tornaram mais exigentes e o processo produtivo se ampliou significativamente. As empresas estão começando a entender a importância de se preparar diante de um mundo complexo, dinâmico e imprevisível.

É fato: precisamos nos planejar para um futuro incerto.

Mas como?

Afinal, o que é isso?

A palavra imprevisível já entrega grande parte do significado deste conceito: imprevisível é aquilo que não se pode prever com antecedência; está relacionado ao inesperado ou com um futuro não calculado.

A Gestão do Imprevisível é um conjunto de técnicas, ferramentas conceituais e processos que possibilitam que indivíduos, organizações e a sociedade possam estabelecer uma relação positiva com o futuro. Ainda que ele seja inesperado, imprevisível e incerto.

Para isso, a Gestão do Imprevisível utiliza:

  • a previsibilidade;
  • a adaptabilidade;
  • o planejamento;
  • e a efetividade das ações.

Na prática, podemos dizer que a Gestão do Imprevisível é a habilidade de:

  • Compreender os fatores imprevisíveis que influenciam de forma importante o processo produtivo das organizações;
  • Avaliar e estabelecer uma análise crítica a respeito das oportunidades e desafios que nascem a partir de situações imprevisíveis no ambiente de negócios e sociedade;
  • Planejar o futuro contemplando o nível de imprevisibilidade nos negócios.

Por meio dela, conseguimos mapear as possibilidades diante de um futuro de incertezas e nos preparar para encarar o imprevisível, rompendo com a inflexibilidade das relações humanas e, também, da estrutura organizacional.

O segredo da Gestão Imprevisível é: ela nos ensina a mudar com consciência, nos adaptando a diferentes cenários e descobrindo novas soluções para os desafios do mundo líquido.

3 pilares para lidar com o imprevisível

A Gestão do Imprevisível funciona a partir de 3 pilares importantes: conhecimento, planejamento e leitura do ambiente. 

Vamos entender melhor cada um destes pilares?

CONHECIMENTO tem a ver com o mapeamento do imprevisível e a mensuração de impactos dentro e fora dos negócios. 

PLANEJAMENTO tem a ver com a capacidade de resposta em tempos incertos diante de um futuro ainda mais imprevisível. 

LEITURA DO AMBIENTE tem a ver com o exercício do nosso olhar para identificar oportunidades nos mais variados contextos e solucionar problemas com base nas necessidades emergentes.

Mas e aí, como que a gente pode colocar isso em prática? 

Essa é fácil: por meio do desenvolvimento de novas habilidades. É através destas novas habilidades que você poderá alcançar o objetivo final de cada um dos pilares da Gestão do Imprevisível.

PILAR PROPÓSITO
ConhecimentoIdentificar fatores de risco
PlanejamentoCriar estratégias para lidar com o imprevisível
Leitura do ambienteEntender o seu papel como agente de mudança

5 habilidades-chave que você precisa desenvolver para lidar com o imprevisível

Agora, vamos entender melhor essas habilidades que podem colaborar com os pilares da Gestão do Imprevisível.

  • AUTONOMIA

    O que é? A habilidade de pensar e agir com independência, sem a necessidade de aprovação ou validação de outras pessoas.

    Na Gestão do Imprevisível…

A autonomia é essencial para que um profissional seja capaz de prever os possíveis riscos e impactos (positivos ou negativos) de uma determinada estratégia, a fim de avaliar a probabilidade de sucesso de suas ideias sem precisar se apoiar nas “apostas de futuro” de outras pessoas ou negócios.

  • DINAMISMO

    O que é? A habilidade de unir energia e movimento para gerar ações eficazes, ágeis e focadas no objetivo final.

    Na Gestão do Imprevisível…

O dinamismo se faz ainda mais importante diante de um cenário em constante mudança, pois sua energia é capaz de se adaptar com mais facilidade ao ritmo das transformações, sempre buscando novas soluções para lidar com a complexidade de um futuro imprevisível.

  • FLEXIBILIDADE

    O que é? A habilidade de ser maleável diante de diferentes contextos, de se colocar facilmente aberto às mudanças e disposto a lidar com novas ideias, modelos e ferramentas.

    Na Gestão do Imprevisível…

A flexibilidade está relacionada à nossa capacidade de abrir e atravessar novas portas sem medo da imprevisibilidade dos novos caminhos. Ela é fundamental para o planejamento em tempos de incerteza, pois garante que sempre estaremos prontos para encarar novos desafios.

  • ADAPTABILIDADE

    O que é? A habilidade de se encaixar ou de se adequar a diversas situações, circunstâncias e ambientes, interagindo com diferentes mudanças ao longo do percurso.

    Na Gestão do Imprevisível…

A adaptabilidade permite que as pessoas se transformem junto com o mundo, enfrentando os desafios com resiliência. É um dos atributos mais importantes da gestão de mudança e de um futuro incerto, porque coloca as empresas sempre um passo à frente, pronta para lidar com o imprevisível.

  • PROATIVIDADE

    O que é? A habilidade de ler cenários com facilidade e agilidade e, com base nisso, antecipar problemas e trazer para mesa soluções imediatas.

    Na Gestão do Imprevisível…

A proatividade é a competência que vai garantir a agilidade na leitura de cenários e na solução de problemas, mesmo quando tudo sair dos planos. Aqueles que possuírem essa habilidade serão capazes de prever cenários e saberão como agir frente a eles, unindo a autonomia e o dinamismo.


A mudança começa por você

Não é mais sobre como as empresas lidam com as oportunidades, mas também com os desafios, crises e fracassos pontuais que podem impactar carreiras e negócios ao longo do caminho.

Mas tudo – desde a sua capacidade de mensurar o imprevisível até a maneira como você escolherá desenhar o plano de ação da sua carreira ou do seu seu negócio – gira em torno de um único propósito: e te distanciar de uma possível crise que possa colocá-lo atrás na corrida por espaço dentro desse novo mercado que está ganhando forma diante das transformações do mundo.

Cabe a você refletir e agir em prol da mudança. E ela começa por você!

É aí que entra o tema do curso Gestão do Imprevisível. Um conjunto de técnicas, ferramentas e processos para uma relação mais positiva com o futuro, ainda que ele seja inesperado, imprevisível e incerto.