miles genius badge video experts unlimited creative skills form letsgo experience

Carreira

Produtividade máxima: Como aumentar a sua produtividade no trabalho e na vida

Atualizado em 28 de novembro, 2019

Produtividade máxima: Como aumentar a sua produtividade no trabalho e na vida

Produtividade máxima: Como aumentar a sua produtividade no trabalho e na vida

Tá precisando de uma “energia extra” para começar o ano a mil? Ao refletir sobre esta pergunta você deve estar se perguntando: ok, mas de onde tirar tanta bateria assim?

Tudo bem, convenhamos que início do ano não é fácil, principalmente quando o assunto é produtividade. A galera ainda está no clima das férias ou tentando se descolar delas. Ainda mais depois que se escuta aquela famosa ideia de que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval, não é mesmo?

Mas cedo ou tarde, não tem como escapar, precisamos de energia no nosso dia a dia. Por isso, no post de hoje vamos falar sobre produtividade. A ideia é apresentar as principais estratégias sobre o assunto para que você aprenda de uma vez por todas como aumentar a produtividade no trabalho ou em casa, e assim possa possa se dedicar mais às atividades que te dão prazer.

E para nos ajudar com este desafio, vamos utilizar o livro  “Produtividade Máxima”, de Tamara Schwambach como inspiração, que aborda de forma simples algumas maneiras de como aumentar a produtividade no trabalho e em outros aspectos da sua vida por meio de métodos de fácil aplicação.

ACREDITE, SER MAIS PRODUTIVO É UM DESAFIO!

Quase 90% das pessoas procuram um especialista para saírem da doença da desordem.

Quase 90% das pessoas procuram um especialista para saírem da doença da desordem.

Muitos querem apenas um curativo rápido os sintomas da desorganização, enquanto outros estão dispostos a identificar o que está por trás de suas dificuldades e assim serem capazes de desenvolver soluções definitivas para seus problemas de produtividade.

DEVEMOS FALAR DA PIRÂMIDE DE MASLOW?

Sim, a conhecida Pirâmide de Maslow tem muito a ver com produtividade! Mas se você não estudou administração, psicologia, sociologia ou alguma outra área do conhecimento centrada no comportamento humano, é provável que só conheça por alto essa pirâmide.

Em 1943, Abraham Maslow identificou que há uma ordem lógica de necessidades a serem satisfeitas antes que as pessoas se sintam dispostas a lidar com as necessidades do nível seguinte. Para isso, ele identificou cinco níveis de necessidades, começando com as mais essenciais.

1. Necessidades Fisiológicas

As necessidades humanas mais básicas são aquelas essenciais para a sobrevivência, como ar, comida, água, abrigo, sexo e sono. As pessoas precisam satisfazê-las antes de se sentirem motivadas a pensar nas necessidades do próximo nível.

2. Segurança

Depois de satisfeitas as necessidades fisiológicas, a segurança se torna importante. Aqui estão incluídas a segurança pessoal e financeira, além da saúde e do bem-estar.

3. Afeto/Convívio Social

A seguir, na hierarquia das necessidades que nos motivam, estão os relacionamentos, sejam eles com colegas de trabalho, amigos, familiares e parceiros amorosos.

4. Autoestima

Tanto a autoestima quanto o reconhecimento por parte dos outros estão incluídos entre as necessidades deste nível.

5. Realização Pessoal

O nível mais alto das necessidades que motivam as pessoas é a realização plena de seu potencial individual.

Assista ao vídeo do canal Mundo da Administração e entenda um pouco mais sobre a hierarquia de necessidades humanas da Pirâmide de Maslow:

E a partir da Pirâmide de Maslow, a autora do livro Produtividade Máxima se inspirou para criar o sistema da Pirâmide da Produtividade Máxima definindo as relações motivacionais entre cinco áreas fundamentais para que você possa aumentar a produtividade no trabalho e em qualquer área da sua vida que precise daquela forcinha extra.

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO E NA VIDA SEGUNDA A PIRÂMIDE DA PRODUTIVIDADE MÁXIMA

É uma abordagem que segue na direção do desenvolvimento de metas para diferentes possibilidades na sua vida.

Para aqueles que procuram aumentar sua produtividade no trabalho, em casa e na vida, o sistema da Pirâmide da Produtividade Máxima é uma estrutura única e comprovada que serve como ferramenta para guiá-los ao longo do processo de alinhamento de suas atividades diárias aos seus objetivos e metas.

Ela é estruturada em cinco níveis, começando com o mais básico.

1. Organização Espacial

O processo começa lidando com o acúmulo de documentos, revistas, correspondências, papéis e livros. No mundo corporativo, essa é a necessidade mais básica no caminho para que você saiba como aumentar a produtividade no trabalho.

2. Organização Eletrônica

Para o sucesso no nível seguinte é indispensável que você disponha de sistemas para ordenar suas informações on-line, ou seja, todos os recursos de comunicação, armazenamento e recuperação de informações em meio eletrônico.

3. Gerenciamento do Tempo

Esta é a necessidade mais comum associada à produtividade. O gerenciamento do tempo envolve a administração de tarefas e compromissos, listas de afazeres, agendas e tudo o que se faz no dia a dia.

4. Alinhamento entre atividades e objetivos

As tarefas neste nível são definir metas profissionais e pessoais diárias e adequar as atividades do seu dia a dia à realização desses objetivos.

5. Possibilidade

Assim como a realização pessoal na hierarquia de Maslow, o quinto nível da Pirâmide da Produtividade Máxima é consequência do domínio dos quatro níveis anteriores. O nível 5 não é algo a ser alcançado ou um lugar onde permanecer, em vez disso, possibilidade é o processo contínuo de questionamento e definição de metas em busca da realização plena de seu potencial individual.

POR ONDE COMEÇAR A SER MAIS PRODUTIVO?

Quando se sentir sem saber por onde começar sua reorganização, as perguntas abaixo devem lhe guiar.

  1. Você se sente sufocado pela desorganização espacial?
  2. Está sobrecarregado por sua caixa de entrada de e-mails lotada?
  3. Quando chega ao fim do dia, tem a sensação de que poderia ter feito mais coisas?
  4. Suas reuniões são improdutivas? Como tornar suas reuniões mais dinâmicas, criativas e interessantes?
  5. Seus objetivos profissionais e pessoais lhe parecem inalcançáveis?
  6. Há alguma meta que você sabe que seria capaz de atingir se tivesse um controle melhor da sua vida?
  7. Você está em busca de inovações que seriam o diferencial para ajudá-lo a melhorar ainda mais suas habilidades? Ex: vou adotar inovações no meu dia a dia, como ferramentas, métodos ágeis, para gerir melhor meus trabalhos e projetos.

Perguntas como essas nos ajudam a identificar nossos pontos fortes e fracos e as áreas em que precisamos melhorar. Começando por essas áreas, você será capaz de ver os resultados mais rapidamente.

SERÁ QUE A DESORGANIZAÇÃO ESTÁ ROUBANDO SUA PRODUTIVIDADE?

A desorganização é o motivo mais comum que leva as pessoas a buscarem uma consultoria, e a organização espacial é o primeiro passo no sistema da Pirâmide da Produtividade Máxima.

Por isso, quaisquer que sejam os outros motivos pelos quais as pessoas não alcançam seus objetivos ou não aprendam como aumentar a produtividade no trabalho e nas demais esferas da vidas, se a organização espacial não for eliminada, todos este outros esforços serão em vão.

Como atestaria Maslow, é difícil pensar em amor quando se está faminto e com frio. Pessoas que trabalham num escritório desorganizado tendem a ficar mais estressadas quando entram no ambiente de trabalho.

Gostou de aprender como aumentar a produtividade no trabalho e nas demais esferas da sua vida? Imagine ouvir essa obra de onde estiver, na hora que quiser e ainda ter acesso a diversos ebooks e cursos sobre este tema? 

Clique na imagem abaixo e acesse agora mesmo AprendeAíPlay para ter acesso a todos os nossos cursos com mais de 500 aulas, ebooks e audiobooks sobre gestão, negócios, carreira, produtividade, criatividade, inovação, tecnologia e muito mais. 

E o melhor, você pode aprender tudo isso no ritmo, de onde estiver, quando quiser. Quer ser relevante na carreira? Visite nosso site, e comece agora mesmo.