miles genius badge video experts unlimited creative skills form letsgo experience

Aplicativos

Baixe apps para ser mais inteligente,desenvolver o raciocínio rápido e a memória

Atualizado em 1 de novembro, 2019

Baixe apps para ser mais inteligente,desenvolver o raciocínio rápido e a memória

Baixe apps para ser mais inteligente,desenvolver o raciocínio rápido e a memória

Você já sentiu que seu raciocínio não está mais tão rápido, ou tem a necessidade de elaborar melhor as ideias? A resposta pode estar na tecnologia: hoje em dia já é possível contar com apps para ser inteligente.

Antes de continuar, é importante fazer uma ressalva: ao contrário do que se pensava durante os séculos XIX e XX, a inteligência não é uma habilidade quantificável e ela também não é uma qualidade homogênea.

Existem tipos diferentes de inteligência, que se refletem em habilidades distintas entre as pessoas. Alguns têm mais facilidade para aprender línguas, enquanto outros têm uma inteligência emocional bem desenvolvida. A inteligência relacional foi descoberta recentemente pelo mercado e tem sido muito procurada pelas empresas.

Neste post, vamos apresentar alguns apps que ajudam o raciocínio a ficar mais rápido. Essa habilidade está relacionada ao conceito mais tradicional da inteligência. Mas nem todo mundo precisa ser bom nas mesmas coisas, e que ótimo que seja assim!

Apps para ser inteligente: deixe seu raciocínio como um raio

1. Quick Brain

O Quick Brain é um aplicativos que desenvolve o raciocínio lógico por meio da matemática, levando também ao desenvolvimento de habilidades nessa área.

A proposta é que sejam resolvidas tarefas matemáticas — adição, subtração, divisão e multiplicação — o mais rápido possível. Um dos atrativos do aplicativo é que o tempo de resposta é limitado, o que estimula a mente a trabalhar muito mais rápido, buscando ter mais eficiência.

É possível encontrar o Quick Brain para Android e iOS.

2. Genius

O Genius é um famoso jogo de memória que foi criado na década de 1980 e ganhou uma popularidade muito grande. Basicamente ele fornecerá uma sequência de cores para que o usuário possa indicar a mesma sequência segundos depois. A cada nível que passa, a sequência de cores fica mais longa e mais rápida.

Esse jogo é ótimo para estimular a memória a qualquer momento, mas principalmente no período da manhã, quando o cérebro ainda está descansado e precisa começar as suas atividades.

É possível encontrar uma variedade de aplicativos tanto para Android, quanto para iOS.

Se você gosta de robótica e programação, pode dispensar o app e criar o seu próprio Genius usando a plataforma Arduino. Este vídeo ensina como:

3. Yellow e Red

Esta é uma dica dois em um: Yellow e o Red são dois apps. Eles possuem 50 enigmas de cada cor (vermelho e amarelo) e têm o objetivo de pintar toda a tela da cor escolhida. Ou seja, a cada resolução de enigma bem sucedida, um pedaço da tela é pintado.

O seu grande diferencial é que o nível de dificuldade é aleatório, ou seja, um enigma pode ser fácil de resolver, mas o próximo nem tão fácil assim. Além disso, a interface dos jogos é minimalista, o que ajuda a manter o foco de quem está jogando.

Eles podem ser encontrados tanto para Android, quanto para iOS.

4. Glean

Glean é um app para ser inteligente simples, mas muito eficiente no que diz respeito a estimular o cérebro. Nesse jogo, o seu objetivo será desenhar um caminho na tela do celular a partir de um ponto inicial para coletar todos os elementos presentes no cenário, sem tirar o dedo da tela.

Pode parecer fácil, mas nem sempre será assim. Você pode encontrar o Glean tanto no iOS,quanto no Windows Phone.

5. Fit Brains Trainer

Um dos aplicativos mais famosos no que diz respeito a servir de exercício para o cérebro é o Fit Brains Trainer. Ele oferece 6 tipos de jogos que podem ser jogados em 3 diferentes níveis de dificuldade.

É considerado um jogo completo, pois estimula diferentes áreas, tais como foco, raciocínio, memória, velocidade e muitas outras. O aplicativo também mostra o avanço de cada jogador, bem como compara a sua performance com pessoas do mesmo sexo e idade. Está disponível para iOS e Android.

6. Contre Jour

Esse app de inteligência foi criado no estilo puzzle e possui uma proposta bem diferente de outros jogos tradicionais. Em vez de controlar o protagonista, a proposta é que você seja o responsável por criar alterações no cenário para que o personagem consiga alcançar os diversos elementos que estão nele.

Além disso, o aplicativo possui uma parte visual e sonora muito boa que ajuda a prender a atenção do usuário. Ele está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

7. Flow Free: Bridge

O Flow Free: Bridge é mais um jogo desafiador, que ajuda a estimular o cérebro. A sua proposta é que o jogador conecte os tubos da mesma cor entre si. Ele pode até parecer fácil no início, porém conforme a quantidade de peças aumenta, vai ficando tudo mais complicado, podendo chegar a mais de 500 peças.

Esse é um ótimo app para ser inteligente e, ainda, matar aquele tempo de espera na fila do banco, no transporte para o trabalho ou enquanto espera a comida ficar pronta.

O aplicativo está disponível para Windows Phone, Android e iOS.

8. Elevate

O Elevate é outro aplicativo que tem como foco a melhoria das habilidades matemáticas. Além disso, há o desenvolvimento da memória, bem como a concentração do usuário. Ainda há o bônus de treinar o inglês, visto que o aplicativo está disponível somente nesse idioma.

É possível encontrá-lo somente em sua versão Android.

9. TrainBrain

O TrainBrain é mais um aplicativo matemático que estimula a aprimorar os reflexos por meio de cálculos que devem ser feitos com agilidade. Além de estimular o cérebro, o jogo poderá ajudar a melhorar o seu raciocínio ao lidar com qualquer atividade que envolva operações matemáticas.

Para quem curte matemática, este é um ótimo aplicativo para ser mais inteligente! Ele está disponível somente para Windows Phone.

10. Brain Test Age

A proposta desse aplicativo é a realização de algumas atividades que vão ajudar a aprimorar a sua memória de curto prazo. Saiba que essas atividades podem melhorar muito a sua capacidade de recordar de eventos recentes.

Ao fim, o jogo emite também um relatório que indicará qual é a sua idade mental. É possível encontrá-lo tanto para iOS, quanto para Android.

11. CogniFit Brain Fitness

A proposta desse aplicativo é oferecer um conjunto de recursos para “malhar” o cérebro, mantendo-o sempre em atividade. O legal é que ele é bem parecido com um treino de academia, pois o aplicativo preparará um treino específico para você tirar o melhor proveito da variedade de jogos disponíveis.

É possível encontrá-lo em iOS e também em uma versão web.

12. Cubo Mágico 3D

O Cubo mágico 3D simula no celular a conhecida brincadeira de resolver o desafio do cubo mágico. É inquestionável o quanto esse tipo de exercício ajuda no desenvolvimento do cérebro e no raciocínio lógico.

Saiba que nele é possível escolher qual o tamanho do cubo que deseja resolver, desde cubos de 2x2x2 até os que são de 8x8x8. O jogo começará com as cores embaralhadas e o seu desafio será juntar os blocos para formar as faces com a mesma cor.

O cubo mágico é um dos puzzles mais conhecidos do mundo, e esta versão digital faz dele um ótimo app para ser inteligente. O cubo virtual está disponível tanto para iOS, quanto para Android.

13. Monument Valley

Esse jogo possui um apelo visual muito diferente dos outros. Além de desenvolver o cérebro, ele trabalha com diferentes perspectivas, propondo a resolução de inúmeros quebra-cabeças extremamente desafiadores.

É ótimo para colocar a cabeça para funcionar, além de ser um divertido app para ser mais inteligente. Você pode encontrá-lo tanto para iOS, quanto para Android.

14. MatchUp

Um ótimo aplicativo para exercitar a memória é o MatchUp. O seu objetivo é combinar pares de cartas com o mínimo de tentativas possíveis e, para que isso seja possível, será preciso desenvolver as suas habilidades de memorização.

Você poderá começar com níveis mais fáceis e ir caminhando até os mais desafiadores. Esse jogo está disponível somente para Android.

15. Apparatus

Um jogo que combina liberdade com estímulos para o cérebro é o Apparatus. A sua proposta é que o usuário monte estruturas simples para colocar objetos circulares em movimento em diferentes estágios.

É um jogo muito bom para desenvolver o lado estratégico do cérebro em prática, testando a sua eficiência. É possível encontrá-lo em sua versão Android.

16. 100 Logic Games – Time Killers

Assim como já diz o nome, esse aplicativo disponibiliza 100 tipos de exercícios mentais diferentes para ajudar qualquer um a colocar o seu cérebro para funcionar. Além disso, o jogo disponibiliza uma variedade enorme de desafios juntamente com um ranking mundial para fazer a comparação com os melhores do jogo.

Disponível apenas para iOS.

17. Little Things Forever

O Little Things Forever ajuda a desenvolver o foco, concentração e atenção com a proposta de encontrar pequenos detalhes em cenários amplos e exagerados. Na prática, será fornecida uma imagem cheia de coisas, e o seu objetivo será selecionar alguns itens específicos.

É possível encontrá-lo tanto para iOS, quanto para Android.

18. Threes!

Threes! é um aplicativo que parece complexo, mas não é. O seu objetivo é fazer pares numéricos, ou seja, ao juntar números iguais, estes são somados e viram um só, que deverá ser juntado com outro seguindo a mesma lógica.

Esse é mais um aplicativo que ajuda a desenvolver o raciocínio matemático também. É possível encontrá-lo em iOS e Android.

19. Lumosity

Um dos aplicativos mais populares do iPhone é o Lumosity. Esse app de inteligência foi desenvolvido por neurocientistas com a proposta de disponibilizar atividades diárias para que seja possível colocar o cérebro para funcionar.

O aplicativo ajudará a aprimorar diversas funções do cérebro. Ele está disponível somente para iOS.

20. Peak

Outro aplicativo que possui uma grande variedade de jogos é o Peak. Com ele, é possível escolher qual habilidade deseja desenvolver: Dentre elas foco, memória, solução de problemas, agilidade e até a linguagem.

Um dos seus diferenciais é oferecer uma análise detalhada do desempenho do jogador com recursos de mapas cerebrais e visualizações de dados e gráficos. É possível encontrá-lo tanto no Android, quanto no iOS.

Além dos apps para ser inteligente, outra forma de desenvolver o raciocínio e também habilidades é fazendo cursos. Para quem tem uma agenda apertada que não permite horários convencionais, os cursos online são uma ótima opção.

Já para as pessoas que têm interesses muito variados e desejam desenvolver soft skills e também habilidades mais técnicas, os cursos de curta duração são muito recomendados.

Na AprendeAí, você tem a opção de fazer uma assinatura mensal e ter acesso a todos os nossos cursos e conteúdos. O serviço chama-se AprendeAí Play, e dá direito a conteúdos ilimitados dentro da nossa plataforma.

Alguns dos cursos que você poderá fazer são:

Conheça o serviço e assine para começar já a treinar a inteligência e se desenvolver!