A maior lição que um astronauta pode te dar sobre planejamento


Imagina só: você se depara agora com um problemasso em um projeto na empresa e não sabe como resolver?

Qual a sua reação imediata:

A) Entrar em pânico
B) Ligar para os universitários
C) Sair correndo e largar tudo pra trás..
D) Se esconder…


Agora imagine você no espaço tentando resolver um problemão em órbita.

Brincadeiras à parte (mas o problema tá lá pra vc resolver, não esquece ein), pouca gente sabe, mas grande parte do treinamento dos astronautas na NASA é ler manuais.

A agência espacial americana tem um manual detalhadíssimo para cada situação que pode acontecer durante uma missão.

Quem conta essa história massa é o astronauta Chris Hadfield, no livro de título extenso, mas legal: An Astronaut’s Guide to Life on Earth: What Going to Space Taught Me About Ingenuity, Determination, and Being Prepared for Anything. A gente avisou que era extenso.


Num trecho, Hadfield fala sobre uma ocasião na qual o alarme de incêndio da espaçonave dispara.

Em vez de entrar em desespero, os astronautas conseguem manter o coração calmo e a cabeça fria o suficiente para conseguir pegar o manual certo, encontrar aquela situação específica dentro dele e ler o passo a passo que devem seguir.

“Tem fumaça?”, “de onde ela vem?”, “o que queimou?”. Juntando as informações, conseguem chegar à conclusão do que aconteceu e resolver o problema, no maior esquema no worries.

Saca só: o estresse deixa o cérebro nebuloso, a ciência já disse (e a gente também já disse, só para registrar), o que significa piores decisões.

E tudo o que você não quer fazer num momento ruim é tomar decisões ruins.

A gente colocou isso aqui para você pensar nos astronautas enfrentando fogo no meio do espaço da próxima vez em que tiver de fazer gestão de crise.

Agora você sacou o que é problemão de verdade e pode pensar com mais calma como reagir a um problema antes de resolve-lo?