• Pequeno
    • Normal
    • Grande
Avaliar
(Total: 0 Média: 0)

Alta performance

Quais as top habilidades interpessoais e porque você deve desenvolvê-las

Sem dúvidas, dominar as técnicas da sua área no dia a dia da empresa, ou hard skills, é importante. Afinal, são elas que garantirão que você faça um bom trabalho e some à equipe. Mas será que elas são suficientes?

Para responder essa pergunta, imagine uma situação em que você recebe um convite para palestrar sobre sua área para um grupo de investidores interessados na empresa em que trabalha. Porém, não sente que sua comunicação é assertiva o suficiente, que tem uma boa oratória ou que sabe controlar suas emoções. Ou seja, não conta, ainda, com uma boa inteligência emocional.

Percebe como a falta dessas habilidades interpessoais pode estar no caminho do seu sucesso? Mas não é preciso se preocupar. É possível desenvolver essas skills! Com as dicas certas e após conhecer as principais delas, tudo que você precisa fazer é começar.

Acompanhe o conteúdo!

O que são as habilidades interpessoais?

Antes de qualquer coisa, é importante entender mais sobre o que estamos falando. Se você tem dado atenção às tendências profissionais da atualidade, é provável que já tenha ouvido falar das soft skills. Elas são as habilidades interpessoais, ou seja, aquelas que falam sobre o comportamento humano e são parte do cotidiano de qualquer profissional. 

Porém, nem todos investem no desenvolvimento dessas competências socioemocionais — o que pode gerar desafios, como o do exemplo dado acima.

Qual sua importância?

Por mais competente que você seja em seu trabalho, é inegável que precisa passar esse conhecimento da forma certa. Sem isso, você não consegue expressar tudo o que sabe e precisa, gerando ruídos comunicacionais e, até mesmo, desconfortos com a equipe. Isso é algo que ninguém quer, certo?

No fim, todos desejamos negociar bem, explicar nossas necessidades pontualmente e ser vistos como empáticos pelos colegas. Nesse momento, o mais importante é ter em mente que, se isso ainda não acontece, é hora de colocar a mão na massa e dar os primeiros passos rumo ao desenvolvimento das habilidades interpessoais.

E se você ainda não está no mercado de trabalho, olha só essa informação: o branch manager da Robert Half, Leonardo Berto, informou à revista Exame que dois candidatos com as mesmas técnicas serão escolhidos pelos recrutadores em função das soft skills que possuem. Ou seja, as habilidades interpessoais certas são as que desempatam e definem se você entra ou não em uma determinada vaga. Importante, certo?

Quais são as principais habilidades interpessoais?

Agora você sabe o que são e qual é a relevância de desenvolver soft skills. Mas quais são as mais avaliadas pelos recrutadores e líderes atuais? Confira 6 delas a seguir!

  1. Empatia

Sabe a habilidade de estender a mão a um colega em momentos difíceis? Pois bem, ela é muito valorizada no meio profissional! Como qualquer empresa é feita de pessoas, é importante se doar na medida certa — recebendo apoio de volta, com o tempo. Em suma, a empatia faz toda a diferença no desempenho do time como um todo.

  1. Trabalho em equipe

Como é possível imaginar, entender se você consegue ou não usar suas habilidades técnicas e socioemocionais junto aos outros profissionais da empresa é bem relevante. Imagine conviver com um colega que entende tudo sobre um assunto, mas que jamais compartilha? Ou que não consegue ouvir opiniões diferentes das dele? Parece difícil, certo? Os recrutadores e líderes concordam.

  1. Confiabilidade

Quanta responsabilidade você topa ter no trabalho? Parece uma pergunta difícil de responder, mas que faz toda a diferença na forma como você é visto profissionalmente. Você usa fonte confiáveis de informação? Espalha fake news? Respeita a confidencialidade da empresa? É claro e assertivo ao falar? Todas essas informações serão observadas na sua personalidade, sendo fundamental desenvolver a confiabilidade.

  1. Liderança

O que é ser um líder? Bem, segundo o dicionário Priberam, é a capacidade de exercer influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião de outras pessoas. Ainda que você não ocupe cargos de liderança, é importante que saiba orientar a si mesmo e aos colegas nos melhores caminhos possíveis, estimulando a produtividade e o bom andamento dos fluxos. E aí, como andam suas habilidades nesse sentido?

  1. Flexibilidade

Ser flexível em relação a mudanças é imprescindível, especialmente em um momento como o atual. O comportamento do consumidor muda a todo tempo, acompanhando as tendências mutáveis do Novo Agora. Além disso, o acesso ampliado à informação faz com que mais notícias cheguem às nossas redes e e-mails o tempo todo. Então, é importante estar preparado para mudar os planos sempre que necessário!

  1. Negociação

Por fim, a habilidade de gerenciar processos da forma mais positiva para si e os envolvidos também é um destaque. Para tal, é preciso negociar. Isto é, ceder e receber algo em troca, sem que isso afete o desempenho de ninguém. Parece impossível conquistar isso, mas não é. Basta desenvolver essa soft skill!

 Como melhorar suas habilidades interpessoais?

Quer saber por onde começar a entrar no radar dos recrutadores ou aprimorar a qualidade do seu trabalho? Confira dicas:

comece realizando uma autoavaliação, entendendo as skills você já tem e quais precisa desenvolver;

converse com as pessoas que você já conhece, buscando conferir se elas têm a mesma visão que você sobre as habilidades a serem desenvolvidas;

liste as prioridades, delimitando por onde deseja começar;

inspire-se com TED Talks, como o “Saving Soft Skills From Extinction”, ou “Salvando as Habilidades Interpessoais da Extinção”, de Scott Asai;

– liste as prioridades, delimitando por onde deseja começar;

– inspire-se com TED Talks, como o “Saving Soft Skills From Extinction”, ou “Salvando as Habilidades Interpessoais da Extinção”, de Scott Asai;

– converse com as pessoas que você já conhece, buscando conferir se elas têm a mesma visão que você sobre as habilidades a serem desenvolvidas;

– comece realizando uma autoavaliação, entendendo as skills você já tem e quais precisa desenvolver;

– faça cursos especificamente voltados às habilidades que deseja desenvolver, como os da AprendeAí!

A AprendeAí é uma escola digital de inovação dedicada a ajudar você a desenvolver as habilidades interpessoais necessárias para alavancar sua carreira. Os cursos são ministrados por profissionais de excelência, mas também com muita dinamicidade e acessibilidade. Ou seja, você garante um conhecimento objetivo e divertido, sem abrir mão da qualidade

Compartilhe!