Guia da oratória para você perder o medo de falar em público

No passado, era comum acreditar que só os profissionais mais criativos do mercado precisavam se comunicar bem. Hoje, descobrimos que não é bem assim. Uma boa comunicação em público passou a ser um diferencial em todas as profissões, das exatas às humanas. 

Pense com a gente: comunicar sua mensagem com segurança e objetividade não beneficia só quem ouve, mas também você mesmo, não é verdade? Afinal, todos estarão na mesma página, sem ruídos na troca de informações.

Por esse e muitos outros motivos, é importante desenvolver essa soft skill. Inclusive, segundo o investidor icônico Warren Buffett, os profissionais bem-sucedidos de qualquer área têm esse traço em comum. Eles se comunicam bem. Então, como você pode imaginar, uma boa oratória converte em ganhos maiores e em melhores resultados no trabalho!

Se interessou pelo assunto? Acompanhe o conteúdo e aprenda mais sobre ele!

Qual é a importância de desenvolver uma boa comunicação em público?

Vamos começar do começo. Em primeiro lugar, é preciso deixar uma coisa clara: qualquer pessoa pode aprender a se comunicar bem. Essa soft skill não está restrita a poucos! Porém, para isso, é preciso treinar e introduzir ações práticas no dia a dia. Mas vamos falar sobre elas em breve!

Por hora, você pode se perguntar: por que fazer isso? Por que investir na minha comunicação em público? Bem, além dos motivos já citados, existem mais algumas razões que colocam a oratória no centro de qualquer estratégia. A primeira delas é a exigência do mercado. Entenda!

Alinhamento com o mercado

Querendo ou não, as empresas estão procurando (e mantendo por perto) profissionais que reflitam a imagem do negócio. E com os consumidores se aproximando mais das marcas, é comum que essa imagem seja um reflexo do perfil de consumo atual (4.0): interativo, curioso, descontraído, ágil e imediatista.

Você enxerga essas habilidades em você? Por mais que elas pareçam desconectadas de uma boa comunicação, elas têm tudo a ver com o assunto! Afinal, como atender, dar suporte ou encaminhar um cliente com dúvidas se você não tem uma boa comunicação em público, não é? Mais ainda, como tirar suas próprias dúvidas no ambiente de trabalho?

Criação de soluções ágeis

No cenário atual, é preciso ser ágil e encontrar soluções criativas para problemas no dia a dia. Com a pandemia, praticamente todos os meios de comunicação se tornaram remotos, o que tira o fator “cara a cara” da jogada. Com isso, os profissionais precisam se comunicar ainda melhor, expressando o que sentem e necessitam com clareza.

Boa convivência

Por fim, mas não menos importante, falar bem em público é o caminho mais fácil para conviver bem com os colegas, gestores, familiares, amigos e clientes. A habilidade te permite:

  • impor limites saudáveis;
  • comunicar potenciais gargalos e discordâncias de forma leve;
  • colaborar de igual para igual com o restante da equipe;
  • evitar ruídos nas trocas de informação;
  • lidar com situações desconfortáveis com muito jogo de cintura etc.

Sem contar, é claro, que ser um profissional objetivo e fluido na fala pode render destaque na empresa em que você trabalha! E com isso, remunerações e reconhecimentos extras.

Como desenvolver a oratória?

Na definição do dicionário Michaelis, o termo significa:

“oratória

o·ra·tó·ri·a

sf

1 Arte e prática de falar em público; retórica.”

Como você pode ver, a palavra “prática” está ali. Isso só confirma o que conversamos há pouco! A oratória pode ser desenvolvida, desde que os passos certos sejam tomados. Confira os primeiros deles a seguir!

Leia mais

O que seria a tal retórica citada na definição? Basicamente, significa usar bem as palavras e saber argumentar. Então, é por aí que devemos começar! Como você usa os termos que conhece no seu dia a dia? Como expandir e enriquecer o vocabulário? 

Uma dica boa nesse sentido é a leitura. Como sabemos, essa é uma prática que não só nos apresenta novos termos, mas também estimula nossa criatividade — outra soft skill fundamental na atualidade. Três sugestões de livros para dar o start na sua comunicação incluem:

  1. Os 7 Princípios da Persuasão, de Bill McGowan, que dá dicas práticas para ter segurança na fala;
  2. Falar Bem é Fácil, de Eunice Mendes, Lena Almeida e Marco Polo Henriques, que traz praticamente um manual para uma boa oratória;
  3. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie, que explica como a boa comunicação em público afeta todas as áreas da vida.

Entenda a origem do bloqueio

Outra sugestão interessante é afiar a autopercepção. Isto é, descobrir de onde vem o bloqueio na comunicação. Às vezes, há uma explicação psicológica para ele, mesmo que ela não esteja clara! Junto a um profissional, será mais simples dar os primeiros passos para eliminar o bloqueio de vez.

Deixe o medo de lado

Sim, sabemos que é mais fácil falar do que fazer. Mas a verdade é que o medo te impedirá de fazer uma das coisas mais importantes para uma boa comunicação em público: praticar! Então, deixe os receios de lado e treine sempre que puder, usando novas palavras e buscando expressar o que sente nas mais diversas situações do cotidiano.

Conte com os TED Talks

Se há algo melhor do que aprender diretamente dos especialistas no assunto, nós desconhecemos! Por isso, os TEDs são excelentes (e gratuitas) formas de aprender com quem entende do que está falando (o trocadilho não foi intencional). Três sugestões incluem:

  1. A estrutura secreta das palestras, de Nancy Duarte, que traz dicas práticas para preparar apresentações;
  2. Sua linguagem corporal molda quem você é, de Amy Cuddy, cujo título é autoexplicativo. É um dos TED Talks mais vistos da história! Vale a pena conferir;
  3. Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir, de Julian Treasure, que traz exercícios técnicos para uma oratória que prende e chama atenção.

É importante ter em mente que os TED Talks são interessantes para começar a trabalhar a comunicação, mas tendem a não ser suficientes. Afinal, têm duração e temáticas limitadas. Sendo assim, quem busca desenvolver essa soft skill rapidamente se beneficia mais dos cursos especializados, que se dedicam a isso.

É o caso da Aprende Aí, que atende a todos os perfis, públicos e profissionais. Dinâmico e acessível, os cursos desenvolvidos trazem experts para o debate e direcionam o passo a passo de quem deseja levar suas habilidades ainda mais longe.

A comunicação em público pode até parecer assustadora no começo. Mas como você viu, especialmente no momento atual, ela deixou de ser uma exclusividade de algumas áreas. Todos os profissionais se beneficiam dela! Então, é importante desenvolver sua oratória — e você pode começar agora mesmo!

Dê o primeiro passo e conheça o curso Speaker: Oratória e Apresentações da AprendeAí! E se tiver qualquer dúvida sobre o tema, é só entrar em contato conosco. Estamos te esperando!