• Pequeno
    • Normal
    • Grande
Avaliar
(Total: 0 Média: 0)

Alta performance

Comunicação Persuasiva e Retórica: porque são as skills do novo normal

O dia a dia profissional do Novo Normal envolve negociações e tomadas de decisão acertadas. Porém, nem sempre é fácil usar as palavras da forma certa e convencer aqueles em volta de você do que quer e precisa. Por isso, conhecer a comunicação persuasiva pode mudar o jogo. Essa soft skill ajuda o colaborador a usar a retórica — a arte da eloquência — a seu favor.

Mesmo que uma pessoa sinta que o seu forte não é a comunicação, é importante saber que essa habilidade interpessoal pode ser desenvolvida. Com o direcionamento certo, até mesmo aqueles que se consideram tímidos e fechados podem aprender a expressar as suas ideias com eficiência, melhorando os resultados no trabalho.

Vamos aprender mais sobre o assunto?

O que significa comunicação persuasiva e retórica?

Imagine que você teve uma grande ideia para um projeto, capaz de impulsionar todo o seu setor. Porém, na hora de comunicá-la aos gestores, não sentiu que eles ficaram animados o suficiente para seguir com a aplicação prática da proposta. 

Porém, sente, verdadeiramente, que seria algo benéfico para toda a empresa. Acredite: mudar a forma de explicar o projeto aos líderes pode fazer a diferença! Ao usar outra abordagem, fica mais fácil convencê-los!

Em poucas palavras, é disso que se trata a comunicação persuasiva: saber usar as palavras a seu favor, de modo persuasivo. Diversas ideias excepcionais deixam de ser aplicadas todos os dias em negociações profissionais por falta do convencimento certo — e é por isso que desenvolver essa soft skill é extremamente benéfico!

Como usar a retórica no convívio profissional?

Apesar de o exemplo acima ser bastante pontual, a comunicação persuasiva não serve apenas para convencer os gestores de investir em boas propostas. A habilidade também tem outras funções, como:melhorar o relacionamento de trabalho com os colegas;

-aumentar as vendas;

-lidar com maior facilidade com os clientes;conquistar a simpatia daqueles em volta de você;

-desenvolver inteligência emocional, pois a comunicação é chave para isso, etc.

Quem deseja usufruir desses benefícios deve seguir algumas diretrizes na fala. É preciso ter clareza, objetividade, saber ler o outro com quem se está conversando e usar a expressão corporal como aliada.

Quais são as táticas de persuasão?

Para começar a aplicar a comunicação persuasiva, na prática, é preciso adquirir alguns conhecimentos. Trouxemos algumas táticas que ajudam nesse sentido! Confira a seguir!

Autoridade

Uma das melhores formas de convencer alguém de algo é mostrar que sabe do que está falando. Quando você é uma autoridade no assunto e fala com firmeza sobre as suas ideias, fica difícil não acreditar que você consegue tocar qualquer projeto sobre o tema. Mantenha-se atualizado sobre os temas que discute e confie no seu conhecimento!

Antecipação

Outra forma boa de se comunicar com persuasão é convencer a pessoa de que ela precisa da solução que você está trazendo. Por sua vez, a maneira mais fácil de conseguir isso é a deixar ansiosa para os resultados que terá quando aquilo for implementado

Pense: se você está tentando conseguir um orçamento maior para sua área, que tal antecipar para os colegas os benefícios que isso traria a eles? Mas lembre-se de ser sempre realista. Prometer algo e não cumprir depois pode afetar sua imagem e, consequentemente, seu poder de retórica.

Escassez

Esse é um gatilho mental muito usado nas vendas. Caso queira usar a comunicação persuasiva para vender algo a alguém, ele pode ser de grande ajuda. Basta implicar que o produto vendido é limitado — e que esse é o melhor momento para comprá-lo. Unindo essa dica com as técnicas trazidas acima, é bem provável que você feche praticamente qualquer venda!

Copywriting

Caso a persuasão precise ser realizada de forma escrita, seguir as dicas de copywriting pode ser muito benéfico. Elas falam sobre formas de construir uma comunicação textual de maneira a prender a atenção do cliente. 

Em geral, a regra é captar a atenção do leitor nas primeiras frases do texto, explicá-lo o que ele perde sem conhecer a solução que você oferece e depois apresentar as formas de práticas de contar com ela. Parece simples, mas é algo que exige estudo e dedicação. Fazer um curso no tema pode ser uma grande ideia!

Quais leituras podem ajudar na minha comunicação persuasiva?

Agora que você sabe que existem técnicas específicas voltadas aos que desejam se comunicar com persuasão, é hora de conferir algumas leituras que te ajudam no caminho. Alguns exemplos incluem:Persuasão & Influência: Como pequenas mudanças podem gerar grandes resultados, de Robert Cialdini e Steve Martin;

-As Amas da Persuasão, de Robert Cialdini;

-Gatilhos mentais: O guia completo com estratégias de negócios e comunicações provadas para você aplicar, de Gustavo Ferreira;

-Persuasão: Como usar a retórica e a comunicação persuasiva na sua vida pessoal e profissional, de Maytê Carvalho, entre outros.

Quais TED Talks podem melhorar minha retórica?

Além dos livros, alguns TEDs também podem ser úteis. Separamos três dicas para você, que são:Persuasão silenciosa, de Tainá Alencar;

– Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir, de Julian Treasure;

– Sua linguagem corporal molda quem você é, de Amy Cuddy.

– Simples e fáceis de absorver, esses materiais são formas dinâmicas de aprender mais de quem tem total autoridade sobre assunto. Esses são apenas exemplos, mas tenha em mente que existem diversos TEDs disponíveis online!

Como aprender a comunicação persuasiva na prática?

Trouxemos várias dicas de como estudar a teoria por trás da boa retórica. Conhecer as técnicas, ler livros e acompanhar TED Talks são algumas delas. Mas e para os que desejam aprender na prática? Bem, nesse caso, o mais recomendado é fazer um curso especializado na área.

A AprendeAí é uma escola de inovação digital voltada para o desenvolvimento ágil e eficiente das principais soft skills exigidas pelo mercado atual. Entre elas, é claro, está a comunicação persuasiva. Por isso, se você deseja se tornar o profissional que sempre quis ser e elevar seus conhecimentos interpessoais, não deixe de conhecer nossa proposta!

Acesse nosso curso de Comunicação Assertiva e comece a trabalhar a persuasão da sua fala hoje mesmo!

Compartilhe!