• Pequeno
    • Normal
    • Grande
Avaliar
(Total: 0 Média: 0)

Alta performance

As Skills para o retorno ao escritório

A pandemia acelerou uma série de processos na vida de todos nós. Porém, para quem busca estabilizar a carreira em um momento de crise, as mudanças podem ser ainda maiores. Afinal, é preciso adaptar não só a si mesmo, mas também sua carreira — o que nos leva a questionar: quais são as competências pós-COVID que não podem ficar de fora do dia a dia?

Bem, se compararmos o ano de 2019 com 2021, veremos que algumas coisas mudaram. Porém, aqui estão as boas notícias: nem tudo precisa ser reestruturado! Segundo o Fórum Econômico Mundial, em uma publicação feita na metade de 2020, os profissionais precisavam desenvolver soft skills como inteligência emocional e liderança para se manterem relevantes no mercado. 

Já conforme dados do McKinsey&Company, essas habilidades interpessoais ainda são importantes. Contudo, é preciso incluir uma mentalidade analítica e o correto uso de dados na lista.

Entenda mais sobre o assunto e mantenha sua carreira em crescimento!

Quais habilidades estavam em alta antes da pandemia e quais estão agora?

Para começar a dominar verdadeiramente as competências pós-COVID a serem desenvolvidas, é importante compreender o que mudou. Então, vamos apresentar o que era mais esperado dos especialistas antes do coronavírus mudar nossa forma de agir e depois. Acompanhe!

Antes

Antes da chegada do coronavírus à nossa realidade, estávamos caminhando para cenários inovadores e tecnológicos, que até consideravam a inclusão de soluções digitais como um diferencial, mas não o priorizavam. Então, o que se destacava era a habilidade do profissional de 

  • ter iniciativas originais;
  • – pensar em inovação;
  • – criar planejamentos estratégicos que posicionassem a empresa com destaque
  • – atender bem presencialmente;
  • – analisar sistemas;
  • – ser um bom influenciador social.


Depois

De modo geral, as características citadas acima seguem sendo importantes. Porém, com a aceleração tecnológica percebida durante a pandemia — que tirou negócios de todos os tipos do espaço físico e os levou ao ambiente web — outras habilidades ganharam destaque. Ente elas estão:

  • inteligência emocional, para lidar com os desafios do novo normal;
  • – produtividade e motivação, para entregar resultados alinhados às novas expectativas do mercado;
  • – inteligência relacional, otimizando a capacidade de se comunicar com consumidores remotos e, muitas vezes, passando por momentos delicados;
  • – flexibilidade e negociação, facilitando os acordos entre funcionários e líderes sobre o regime remoto;
  • – capacidade de lidar com dados, acompanhando as mudanças rápidas do consumidor e do mercado;
  • – comunicação assertiva, especialmente com as trocas remotas;
  • – criatividade, para ter jogo de cintura e trazer soluções que funcionem no novo normal, entre outras.

Como desenvolver as competências pós-COVID?

Como é possível perceber, os profissionais buscados pelos recrutadores e líderes são aqueles que buscam se manter atualizados em relação às demandas do mercado. Isso inclui desde entender o que mudou até investir no desenvolvimento pessoal. Confira dicas que ajudam você a chegar mais longe!

Invista em autoconhecimento

Sem dúvidas, a primeira coisa a fazer na hora de se desenvolver é conhecer suas particularidades. Se você é uma pessoa expansiva e que não lida tão bem com dados, talvez precise menos de um curso de comunicação assertiva e mais de um que aborde mentalidades ágeis. Por outro lado, uma pessoa de perfil analítico pode se beneficiar mais de um curso de oratória, colocando os dados em prática no dia a dia. Entende a lógica? 

Conheça-se e liste as prioridades do momento. Então, desenvolva-as e vá, aos poucos, abrindo seu leque de aprendizados e oportunidades.

Conheça o Lifelong Learning

Nossas hard skills, que são aquelas que aprendemos na faculdade e em cursos, por exemplo, podem até tender a se manterem inalteradas. Mas, sem dúvidas, nossas competências socioemocionais mudam. Afinal, estão sujeitas ao tempo, às alterações na sociedade e, conforme visto, pandemias. Por isso, é preciso adotar uma mentalidade Lifelong Learning

Ela diz respeito a ter uma postura de aprendizagem contínua. Isso é, ter uma visão de mundo flexível e curiosa, que acompanha as mudanças. Manter-se informado sobre as soft skills mais desejadas do momento é uma boa forma de fazer isso. Em seguida, é interessante listar as que você precisa desenvolver primeiro e apostar nisso!

Valorize o feedback

Os clientes ou colegas com os quais você convive hoje têm muito a dizer. Eles podem trazer dados e informações que ajudem a entender, na prática, quais são as novas necessidades. Então, acolher seus feedbacks e inseri-los na rotina pode ser precioso. Resistir às mudanças é sempre um equívoco, especialmente no momento vivido.

Mantenha-se atualizado

Todos estamos passando por esse momento complexo de mudanças. Então, tenha em mente que você não está só! Além disso, saiba que existem profissionais especializados e dedicados a ajudar a tornar a fase mais simples. Você pode encontrá-los em livros, exposições online, workshops, cursos e TED Talks, como os sugeridos a seguir:

  • – O poder de acreditar que se pode ser melhor — Carol Dweck, que fala sobre a resolução de problemas complexos, como os podem surgir agora;
  • – Como gerir a criatividade coletiva — Linda Hill, que aborda liderança na inovação;
  • – Design Thinking em Ação — Ricardo Morais, que discute como mudar o jeito de visualizar a nova rotina de trabalho pode fazer a diferença.

Com eles, você pode se inspirar a reconhecer as competências pós-COVID que precisa desenvolver e dar os primeiros passos hoje mesmo.

Faça cursos especializados

E se você já sabe o que precisa desenvolver, temos boas notícias! Existem cursos especificamente voltados a ajudar os profissionais da atualidade a se manterem ativos e relevantes no mercado, como os da AprendeAí.

Nossa escola digital de inovação reúne os melhores profissionais para falar sobre as necessidades do Novo Normal. Porém, entende que o profissional da atualidade não tem tempo ou condição de lidar com discursos longos, complexos e que exigem a demanda de horas do dia. 

Por isso, entrega cursos acessíveis, simples e que realmente atuam na dor do funcionário ou líder: o desenvolvimento pessoal. Assim, você conseguirá se manter ativo e por dentro de todas as competências pós-COVID que moldam o especialista do futuro, estando sempre um passo à frente do mercado. 

Conheça nossos cursos e desenvolva as soft skills necessárias para prosperar!

Compartilhe!