• Pequeno
    • Normal
    • Grande
Avaliar
(Total: 0 Média: 0)

Alta performance

11 livros para quem quer alavancar a carreira nos próximos meses

Com o avanço do digital, passamos a contar com dezenas de formas de alavancar a carreira. Cursos, workshops, graduações à distância… as opções são incontáveis. Porém, uma maneira de absorver conhecimento que nunca sai de moda é a leitura. Por isso, decidimos trazer 11 opções de livros voltados para melhorar a sua vida profissional!

Cada um deles vai tratar de uma soft skill, que significa habilidade interpessoal em português. Sem dúvidas, o profissional de hoje não pode deixar de trabalhá-las. Afinal, elas são aquilo que os diferencia de outros concorrentes tão bons quanto eles em suas hard skills, que são aquelas aprendidas na faculdade ou em cursos.

Dito isso, chega de falação! Bora conhecer livros para a carreira?

1. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser

Quando falamos dessa importante soft skill, rapidamente somos levados para a relevância de nos manter calmos e sermos estratégicos no ambiente de trabalho. Mas a verdade é que a inteligência emocional vale para qualquer momento da vida! E nada mais pontual para exemplificar isso do que esse livro escrito por Daniel Goleman. 

A obra foi criada durante um período de crise civil estadunidense. No contexto, a criminalidade era alta, os índices de suicídio só subiam e não havia perspectiva de melhora. E aí, como ter inteligência emocional nesse momento — e mais ainda, como levá-la ao trabalho todos os dias em uma fase tão difícil? Inspire-se por esse livro baseado em fatos!

2. Produtividade para quem quer tempo: Aprenda a produzir mais sem ter que trabalhar mais

A produtividade é outra skill que dificilmente fica de fora das necessidades do profissional atual. Entre diferentes telas e em busca de satisfazer clientes cada vez mais exigentes, é essencial “dar conta” da demanda e ainda ser bom no que faz!

Parece difícil, mas o livro de Geronimo Theml pode ajudar a alavancar a carreira nesse sentido. Ele é todo construído com exemplos práticos e fáceis de implementar, para que você sinta a diferença na sua produtividade o mais rápido quando possível!

3. Ágil do Jeito Certo: Transformação sem caos

É provável que você já tenha ouvido que “é importante ter um mindset ágil”. Mas o que isso realmente significa? Bem, para Darrell Rigby, Sarah Elk e Steve Berez, é simples: estratégia! 

Enquanto muitas pessoas pensam que pensar de forma ágil é implementar o maior número de tecnologias possíveis em um negócio, os autores explicam que não é bem assim. Na verdade, a ideia é usar somente as necessárias, de modo a não sobrecarregar a equipe e evitar o caos.

4. Comece pelo porquê

Seria tão bom entender como as pessoas mais influentes de empresas de sucesso pensam, certo? Bem, com o livro de Simon Sinek, isso ficou fácil! O best seller fala justamente sobre como os líderes de negócios agem e como comunicam seus planos. A obra é especial porque reúne várias soft skills em um só local. Mas, em geral, você vai encontrar inspiração!

5. Amazon Sem Limites

Ainda na pegada da inspiração, nada melhor para alavancar a carreira do que aprender com o homem mais rico do mundo, certo? Jeff Bezos já acumula mais de U$ 200 bilhões como patrimônio, mas não fez questão de esconder como chegou lá. É possível entender a trajetória do líder no livro “Amazon Sem Limites”, de Brad Stone, compreendendo como ele saiu de um novato para o maior expert do varejo!

6. Porque os generalistas vencem em um mundo de especialistas 

Aqui no blog da AprendeAí falamos muito sobre a importância de desenvolver soft skills. Isso porque sabemos que, no mundo profissional atual — gostemos ou não! — o mínimo é saber as hard skills. Ou seja, não basta mais deixar a universidade com boas notas para ser contratado. É preciso mostrar que vai além, sabendo se comunicar, relacionar e liderar

Este livro, do famoso David Epstein, fala exatamente sobre isso. Ele explica que pensar fora da caixa e encontrar soluções simples para problemas cotidianos pode ajudar muito mais a alavancar a carreira de qualquer pessoa do que ser um especialista no que faz. Você não pode perder essa obra!

7. Lifelong learners – o poder do aprendizado contínuo 

A soft skill de se manter em constante aprendizagem — ou lifelong learning — é definitivamente uma das mais importantes. Ela permite que você conquiste cada vez mais espaço no mercado, especialmente por estar sempre em alinhamento com suas necessidades.

O livro de Conrado Schlochauer trata do tema. O autor explica, de forma simples, como retomar o controle do próprio processo de aprendizado. Afinal, após sermos ensinados a vida inteira por terceiros, será que conseguimos fazer isso por nós mesmos?

8. Gestão Visual de Projetos: utilizando a informação para inovar

Júlio Monteiro Teixeira traz um livro bastante acessível e organizado para quem deseja alavancar a carreira com base em técnicas visuais. Em sua obra, ele deixa claro que é extremamente importante despertar os gatilhos do cérebro na hora de encarar as metas, objetivos e desafios do cotidiano. Sabe qual é a melhor forma de fazer isso? Pelos olhos! 

É interessante destacar que o próprio livro mostra a eficiência da Gestão Visual de Projetos. Por ser diagramado como foi, a leitura se torna muito mais simples!

9. Comunicação assertiva: o que você precisa saber para melhorar suas relações pessoais e profissionais

Comunicar-se bem no ambiente de trabalho sempre foi importante. Mas atualmente, com tantos profissionais em pleno desenvolvimento de suas habilidades interpessoais, isso se tornou ainda mais relevante! Aprenda, com Camila Benatti, como levar sua oratória além da fala. Ou seja, a usar seus valores, crenças, emoções e até receios no dia a dia de trabalho!

10. Criatividade S.A.: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração

Ser criativo é um dos principais dons que um colaborador pode levar ao trabalho. É essa habilidade interpessoal que permite que ele passe por cima dos problemas cotidianos com jogo de cintura e determinação. Nessa obra, Catmull, Ed, Wallace, Amy e Montingelli Jr abordam nada mais, nada menos, do que a visão da Pixar sobre o assunto. Você não pode perder!

11. Gestão e Governança de Dados: Promovendo dados como ativo de valor nas empresas

Por fim, vamos falar sobre os famosos dados. Eles são os maiores responsáveis por permitir que os líderes da atualidade tomem decisões acertadas e, definitivamente, não podem ser menosprezados. Na obra de Bergson Lopes Rêgo isso fica claro. Ele fala sobre a importância de entender o acesso à informação como um ativo para o negócio — e não uma mera ferramenta descartável.

E então, gostou das dicas de livros para alavancar a carreira? Ao incluir as obras trazidas neste conteúdo na sua rotina, certamente será mais simples se familiarizar com as soft skills que você precisa desenvolver para chegar cada vez mais longe! Conte com elas!

Aproveite e conheça uma forma ainda mais ágil de desenvolver suas habilidades interpessoais: o aprendeaiplay, que reúne livros e um conjunto de skills para quem precisa dar um gás na carreira!

Compartilhe!