milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Fotografia

7 passos para criar uma fotografia de casamento perfeita

Atualizado em 31 de julho, 2016

7 passos para criar uma fotografia de casamento perfeita

7 passos para criar uma fotografia de casamento perfeita

Fotografar casamentos é contar histórias, se aventurar em momentos, testar, estudar e decidir o que é necessário. Nestes momentos, o improviso e o feeling são 2 diferenciais que todo especialista em fotografia de casamento precisa ter. Confira 7 passos fundamentais para criar uma fotografia de casamento perfeita.

1- CONTE UMA HISTÓRIA

Fotografias-impactante-620x414

Somos fotógrafos sociais, registramos pessoas e contamos as histórias delas através da linguagem fotográfica. Como é possível contar uma história sem conhecê-la? Se interesse pelos seus noivos, ouça o que eles te dizem. Pergunte muito, é de graça!

Claro que existem pessoas mais interessantes que outras, mas sempre há algo em nossos casais que merece de ser contado. De um momento na vida deles, até uma característica física.

2- SEJA COMO UM ENCANADOR

Fotografia de Casamento

Veja suas fotografias antes delas existirem.

O encanador quando chega à sua casa para consertar um cano, não sai quebrando a pia ou a parede. Ele olha, testa, estuda e aí decide onde e como quebrar o que é necessário.

Nós, fotógrafos, achamos que temos que, por exemplo em um ensaio, começar a fotografar desinfreadamente e não pensamos no sentido do que estamos fazendo. Não sentimos, não vemos as coisas como deveríamos: com o nosso olhar único e sensível.

Ao chegar no local do ensaio e conversar com o casal, peça uns 15 minutos. Neste tempo, ande pela locação com um celular na mão e sinta o local, sinta as suas possibilidades e sinta a luz. Busque registrar com o celular as fotografias que você quer fazer. Depois chame o casal e realize com eles as composições que pensou.

3- COMPOSIÇÃO

Seja uma parede com cor chapada ou uma composição com muita informação, formas e cores, seus noivos fazem parte desta composição.

Experimente pensar em toda a composição antes de encaixá-los na sua foto. Preste atenção, o fato de você não pensar exclusivamente neles e toda a sua composição ser em função deles, não tira a importância do casal, mas lhe auxilia a criar composições interessantes e mais complexas. Pense fora da caixa!

4- LUZ

MG_6067-620x413

Antes de tudo: não tenha preconceitos.

Vejo muitos fotógrafos torcerem o nariz para algum tipo de iluminação: luz dura, flash na camera, LED, lanterna, luz do sol ao meio dia, luz natural rebatida…

Sua negação a qualquer fonte de luz, só te deixa com menos recurso. Posso te falar um coisa? TODA luz tem um propósito e situação. Seja curioso.

Domine diversas formas de luz e seja um fotógrafo mais completo, a luz é a base de tudo. Às vezes, escolhemos fotos como favoritas no Lightroom apenas porque a Luz está incrível. Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra! Veja a luz, antecipe-se à ela – porque a todo o momento muda sua temperatura, contraste e posição.

Utilize a luz de forma interessante. Um dia você irá parar de correr atrás de luz e vai começar a buscar as sombras.

5- MOVIMENTO

Fotografia de Casamento

Dê movimento a sua Fotografia, sua mensagem irá ser potencializada.

Após você decidir sua composição, determinar a mensagem da sua Fotografia e utilizar uma luz interessante.

Comunique um movimento, pode ser uma gargalhada, um olhar, um toque etc, algo que construa uma sensação em quem está vendo a sua fotografia.

6- EDITE

Fotografia de Casamento

Seu clique finaliza na revelação das suas fotos, seja analógica ou digital. Diversas fotografias antológicas da época do filme foram duramente editadas. Porque agora, com tantos recursos e tamanho dinamismo, você não deveria melhorar suas fotografias? Preste atenção novamente: editar suas fotos não siguinifica ter uma fotografia mediocre e usar o Lightroom, Photoshop ou Photomecanics como muleta. Busque seu estilo na edição e siga-o.

7- SAIBA FALAR SOBRE A SUA FOTOGRAFIA

Fotografia de Casamento

Busque saber os porquês das suas criações. Saiba dissertar sobre suas fotografias, explique as pessoas, quais os objetivos da sua arte. Conte a história por trás da história. Seja verdadeiro e atento, assim a busca sobre a sua Fotografia Autoral será plena.

Fonte: Gabriel Reinert