milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Carreira

6 passos para criar um mapa mental

Atualizado em 15 de Maio, 2017

6 passos para criar um mapa mental

6 passos para criar um mapa mental

1) COMECE NO CENTRO DE UMA FOLHA EM BRANCO. POR QUÊ?


Por quê começar no centro dá ao cérebro a liberdade de se expandir em todas as direções e de se expressar mais livremente e naturalmente.

2) USE UMA IMAGEM OU FIGURA COMO IDEIA CENTRAL. POR QUÊ?


Porque uma imagem vale mais do que mil palavras, como diz a famosa frase. Essa máxima pode ajudar a sua imaginação. Uma imagem central é mais interessante, pode o manter focado, pode ajuda-lo a concentrar-se e eliminar a distração do cérebro.

3) USE CORES DURANTE TODO O PROCESSO. POR QUÊ?


As cores são tão excitantes para o cérebro quanto as imagens. O uso da cor acrescenta vibração e vida ao seu mapa mental, pode fornecer uma energia extraordinária, ao pensamento criativo e é vibrante e divertida.

 

4) LIGUE AS LINHAS PRINCIPAIS. POR QUÊ?


Ligue as linhas principais à imagem central, e as linhas secundárias e terciárias às primarias ou secundárias. Por quê? Como você sabe agora, o cérebro trabalha por associação. Ligando as linhas umas com as outras, você lembrará mais facilmente.

5) DESENHE LINHAS CURVAS, NÃO RETAS. POR QUÊ?


Linhas retas podem entediar o cérebro. Linhas curvas, como os galhos de uma árvore, são muito mais atraentes e estimulantes para os olhos.

6) USE UMA ÚNICA PALAVRA-CHAVE POR LINHA. POR QUÊ?


Palavras-chaves sozinhas podem dar mais força e flexibilidade ao seu mapa mental. Cada palavra ou imagem sozinha é como um multiplicador, gerando suas próprias conexões. Quando você inserir palavras-chave individuais, cada uma fica mais livre e, portanto, com maior capacidade de desencadear novas ideias e novos pensamentos. Frases tendem a impedir o efeito desencadeador. Um mapa mental com mais palavras-chave é como uma mão com todas as articulações funcionando.

Fontes: Lucas Alves e Tony Buzan.