milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Métodos Ágeis

6 motivos para usar as ferramentas ágeis em projetos de Marketing Digital

Atualizado em 6 de Fevereiro, 2018

6 motivos para usar as ferramentas ágeis em projetos de Marketing Digital

6 motivos para usar as ferramentas ágeis em projetos de Marketing Digital

Nas últimas semanas falamos muito sobre os Ferramentas Ágeis e do novo curso Ferramentas Ágeis: Acelerando a Transformação Digital que preparamos para vocês.

Agora, para quem quer entender qual a relação entre os métodos ágeis e o Marketing Digital e como pode ajudar no dia a dia de trabalho, preparamos o artigo abaixo com referências legais para quem quer se aprofundar mais.

A Resultados Digitais, uma das maiores empresas de marketing digital do Brasil, utiliza com seus times as ferramentas ágeis e apresentou em seu blog algumas situações em que ferramentas como Lean, Kanban, Scrum, podem ser úteis.

Pense nas seguintes situações:

Situação 1: quantas vezes o time fez um projeto, demorou dias, colocou a equipe toda para pensar e, na hora de entregar para o cliente/chefe, ele simplesmente não gostou?

Situação 2: e quando o projeto começa a acontecer, junto com outros em paralelo, sem saber o que será priorizado, e no final toda a entrega é empurrada para a última semana e feita às pressas?

Situação 3: e quantas vezes o time de marketing acatou um prazo para um projeto e no final descobriu que o tempo não era nem perto do necessário para entregar algo de qualidade?

Situação 4: quantas vezes você pensou em uma campanha de marketing, usou vários canais, criou fluxos e emails e, como o número de vendas não foi o esperado, achou que o projeto não funcionava e engavetou essa ideia?

Parece absurdo, mas essas situações começam a ser cada vez mais comum nas equipes de marketing.

E qual é a consequência disso tudo?

Time exausto, gasto maior que o esperado, recursos jogados no lixo, tempo gasto desnecessário, meta não batida, qualidade baixa de projeto, queda na reputação e sem ROI no Marketing Digital.

Situações desastrosas que podem acabar com qualquer expectativa em cima do marketing em uma empresa, não é?

E como resolver? Como não deixar que situações como essas aconteçam ou voltem a acontecer na sua empresa?

Abaixo alguns dos problemas mais vistos durante os projetos específicos de Marketing Digital e como as ferramentas ágeis podem ajudar a resolvê-los.

PARA AJUDAR A VALIDAR SUA ESTRATÉGIA

Desenvolver uma campanha de 3 meses, começar a desenhar e criar sem antes buscar feedback é assumir um risco desnecessário.

Se você investir o tempo da sua equipe para criar todo o funil, criar Landing Pages, automações, conteúdos, artes e não chegar nem perto da sua meta prevista, você vai ter falhado e o custo de voltar atrás será bem caro.

As empresas pecam e sofrem pela falta de previsibilidade e incertezas do projeto. Não saber onde está pisando pode trazer muita insatisfação e não atingimento de metas.

Dicas inspiradas nas ferramentas ágeis:

  • Elimine incertezas. Faça pequenos testes para saber se sua campanha realmente vai funcionar.
  • Desenhe uma persona, desenvolva uma jornada de compra e comece por uma primeira Landing Page.
  • Busque feedback em canais de relacionamento na internet (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, emails, pop-ups) para validar se o seu conteúdo e estratégia de atração fazem sentido.
  • Faça esse teste por uma semana e retorne com o time para analisar os resultados, e se eles não forem o esperado, faça alterações.


PARA AJUDAR A ORGANIZAR AS DEMANDAS

Alguma vez o seu time empurrou uma entrega de projeto? Ou seja, começou a executar o projeto aos 15 minutos do segundo tempo, deixando de lado todo o planejamento feito no início?

Isso provavelmente causou correria, time exausto, horas extras, enfim, uma bagunça. Sempre que isso acontece perde-se detalhes e dedicação, e as decisões são feitas sem muito estudo e análise.

As Ferramentas Ágeis e suas práticas podem ser muito eficientes para resolver estes problemas.

Dicas inspiradas nas ferramentas ágeis:

  • Planeje junto com o seu time a entrega. Elas são as melhores pessoas para ajudar a planejar prazos, já que colocam a mão na massa e sabem de suas limitações e necessidades.
  • Para garantir um bom planejamento, tenha certeza de que haja confiança mútua, de que as responsabilidades estejam claras e que todos estejam alinhados com a cultura empresa.
  • Divida a tarefa em pequenas entregas e dê um curto prazo para a ação. Essas pequenas entregas são conhecidas como sprints. Com o tempo total e de sprint definido, faça um novo planejamento para garantir que os objetivos de cada sprint sejam alcançados.
  • O número de sprints e o tempo dela depende da capacidade de entrega de cada time.

  

PARA DAR CONTINUIDADE AOS PROJETOS

Cuidado! Os efeitos colaterais de um mau planejamento podem ser irreversíveis.

No ponto acima falamos de projetos que atrasam e são empurrados para serem entregues no período ideal, certo? Mas você sabe me dizer o motivo pelo qual isso acontece?

A resposta é lógica: o número de demandas de projetos de Marketing Digital entrando é maior que o número de projetos saindo. Portanto, a equipe não consegue dar vazão devido ao número de projetos e às mudanças, que acontecem durante o processo e que não foram previstas.

E qual seria a solução? Será que contratar mais? Pegar menos projetos?

É necessário que haja um fluxo contínuo de entregas e que elas sejam monitoradas.

Dicas inspiradas nas ferramentas ágeis:

  • É necessário implementar um sistema de gestão visual, que todo o time entenda e possa dar sugestões de movimentos para garantir a entrega.
  • Existe um sistema já conhecido de gestão visual utilizado por engenheiros e administradores, conhecido como Kanban, um framework de apoio à gestão de projetos.
  • Em um kanban voltado para o marketing você pode organizar a entrega demandada e que está no backlog por meio de uma lista de tarefas de um projeto.

Com as atividades à vista, tanto o gestor como os colaboradores do time saberão como estão as atividades.


PARA PREVER O FUTURO

Agora que você já definiu suas entregas, fez priorizações, definiu prazos e colocou tudo em um kanban, você precisa saber como garantir que nenhuma atividade fique travada.

É aqui que entra a daily meeting, um momento de até 15 minutos para o time de Marketing Digital conversar sobre o dia e relatar as atividades, como está a evolução e se existem impedimentos.

Com três perguntas, cada pessoa do time fala rapidamente como está e o time se ajuda para garantir que as atividades sejam entregues.


PARA MANTER O PLANEJAMENTO

Quando entramos num novo projeto, temos apenas uma certeza: as coisas não sairão como o planejado.Um planejamento inicial de projetos e os prazos para entregar não dão a certeza que o projeto vai ter sucesso.

As ferramentas ágeis podem ajudar monitorando e garantindo que toda atividade seja executada com o tempo planejado pela equipe de marketing.

Quando você aplica os conceitos do ágil, você evita desperdícios, impede que os problemas cheguem e que os atrasos ocorram.

Além disso, você tem um time satisfeito, trabalhando em ordem e sentindo independência e organização durante o processo.

Nós não sabemos se uma campanha vai dar certo até ela ser divulgada. Nós não sabemos o que é valor para o Lead/cliente, até que ele converta, interaja ou compre. O teste e retorno são mais que práticas, são demandas necessárias se você quer realmente aumentar vendas e lucro para seu negócio.