milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Carreira

Trabalhar em casa: 5 ferramentas para ajudar na organização e produtividade

Atualizado em 10 de outubro, 2017

Trabalhar em casa: 5 ferramentas para ajudar na organização e produtividade

Trabalhar em casa: 5 ferramentas para ajudar na organização e produtividade

Muita gente sonha em ter seu próprio negócio e em trabalhar em casa, e o desenvolvimento e democratização da internet estão contribuindo para que mais pessoas consigam realizá-lo.

Isso porque, com essa nova era da conexão, o empreendedorismo digital está em alta e cada vez mais as pessoas estão apostando em negócios online.

Esse tipo de empreendimento é relativamente mais simples em relação às empresas tradicionais, e com apenas um computador conectado à rede já é possível começar a desenvolver uma ideia e ter grandes resultados.

Porém, nesse contexto, o que é um diferencial positivo, também pode acabar se tornando um desafio: trabalhar em casa. Afinal, quando estamos em um ambiente corporativo, somos condicionados às suas regras e imposições e tudo é pensado para que se possa manter o foco e ser mais produtivo.

Do contrário, quando estamos em casa, tudo pode acabar sendo uma distração e nos desviar daquilo que realmente importa no momento: o trabalho e o desenvolvimento do negócio.

Portanto, se você tem um negócio digital e trabalha em casa, deve ficar atento à esse ponto e sempre buscar maneiras de se manter produtivo e focado.

Para te ajudar nisso, existem uma série de ferramentas que você pode usar como suas aliadas e nesse artigo nós listamos 5 das mais úteis e populares. Confira e comece já a testá-las!

01. TRELLO

 

O Trello com certeza é uma das ferramentas mais úteis, não só para quem trabalha em casa, mas para qualquer pessoa que precise lidar com um grande volume de tarefas e precise de uma maneira eficiente de organizá-las.

Essa ferramenta, que é online e gratuita, te permite criar quadros de tarefas e separá-las da forma como você preferir – normalmente por “FEITAS”, “A FAZER” e “FAZENDO”. Além do mais, em cada tarefa você pode colocar descrições, fazer checklists, anexar arquivos, convidar outras pessoas para colaborar e determinar datas de finalização.

O Trello é extremamente visual, bem organizado, e pode ser a solução perfeita para substituir ou complementar seu bloco de notas confuso e seus caderninhos que não cabem mais rabiscos.

O caminho para ser produtivo começa pela organização das suas tarefas e pela compreensão de qual é mais importante ou mais urgente. Por isso, essa ferramenta é a nossa escolha número 1.

 

02. GOOGLE DRIVE

Outra ferramenta extremamente importante para que você mantenha sua organização e produtividade é o Google Drive e seus “derivados” Google Docs, Sheets, Photos, Slides e etc.

Com essas ferramentas, é possível organizar todos os seus arquivos em um só lugar e evitar que você os perca ou fique sem acesso à eles.

No Google Drive você pode criar pastas para categorizar tudo que é importante para seu negócio – você pode separá-las por áreas ou de acordo com cada mês do ano, por exemplo – e é possível gerenciar todos os seus arquivos de forma simples e rápida.

Nesse caso, talvez você esteja se perguntando “Por que eu preciso disso se posso fazer a mesma coisa em meu próprio computador usando programas nativos como o Word e o Excel?“.

Mas acredite, existem muitos motivos e o primeiro deles é a facilidade de compartilhamento de arquivos.

Enquanto usa apenas o seu computador, você precisa ficar enviando as coisas para as pessoas por email ou outro caminho – o que pode levar horas ou nem ser possível de acordo com o tamanho dos arquivos – no Google Drive, com apenas alguns cliques e a partir do contato de email da pessoa, você consegue que ela tenha acesso total ou parcial aos seus documentos.

Além do mais, outro ponto positivo é que no Drive os seus arquivos ficam salvos na nuvem e você não depende de nenhum hardware para garantir sua integridade e segurança.

É possível acessar seus documentos em qualquer dispositivo conectado à internet e, mesmo que você perca seu computador principal, seu trabalho não ficará comprometido.

03. FEED.LY

 

Se manter atualizado sobre seu mercado é muito importante em qualquer tipo de negócio e pode ser um dos pontos mais desafiadores para quem trabalha em casa e tem um empreendimento digital.

É sempre importante acessar conteúdos relevantes sobre sua área e ficar ligado nas novidades e notícias.

Porém, sejamos sinceros, nem sempre temos disciplina para ficar buscando por esses conteúdos ou para abrir milhares de sites e blogs atrás de conteúdo relevante. E é aí que o Feed.ly entra!

Essa ferramenta funciona como um grande portal de conteúdo, mas seu grande diferencial é que você pode escolher de onde esse conteúdo será importado.

Por exemplo: se você trabalha com vídeos online e quer se manter informado sobre esse tema, pode criar um feed específico e escolher para aparecer nele apenas as notícias dos 10 blogs ou portais mais relevantes que falem de vídeos online.

Então, ele vai se atualizando automaticamente e você não precisará mais abrir todos os sites – um de cada vez – para conferir as novidades: estará tudo compilado em seu feed!

04. GOOGLE CALENDAR

 

Quem trabalha em casa, mais do que qualquer outro profissional, precisa ter uma boa organização da agenda – tanto pessoal quanto corporativa.

Isso porque, nesses casos, os compromissos pessoais tendem a ficar mais evidentes (como levar e buscar as crianças na escola, fazer almoço e etc) e você precisa tomar cuidado para que eles não atrapalhem sua rotina profissional e tomem mais tempo do que deveriam.

Portanto, o ideal é que primeiro você estabeleça uma rotina de trabalho, com horas de produção e de descanso, e evite extrapolá-la (seja para mais, seja para menos) e que a partir disso tenha um bom controle dos seus compromissos. E nesse ponto, o Google Calendar pode ajudar.

Essa ferramenta funciona como uma agenda tradicional, porém, assim como o Google Drive, ela fica na nuvem e pode ser acessada facilmente em qualquer dispositivo que você use.

Além do mais, o Calendar já vem com blocos de horários definidos e então é muito mais fácil se orientar entre os momentos do dia e, por exemplo, não marcar duas coisas ao mesmo tempo.

O Google Calendar também te permite configurar eventos para se repetirem (como uma reunião que acontece todas as quartas) e então evita que você tenha que ficar duplicando um acontecimento e acabe se esquecendo dele em algum momento.

É possível também convidar outras pessoas para determinados eventos e configurar alertas para que você e elas se lembrem dele com certa antecedência. É bem útil!

05. TOMATO TIMER

 

Por fim, mas não menos importante, aconselhamos que você também use a técnica de pomodoro para se manter mais produtivo.

Ela configura o seu trabalho em blocos de 25min – nos quais você deve ficar totalmente focado no que está fazendo – e ao final desse período, te dá uma folga de 5min, para que você relaxe e veja coisas que não estão relacionadas ao trabalho, como suas redes sociais.

Segundo especialistas, essa técnica ajuda seu cérebro a se tornar mais focado e evita que você acabe perdendo muito tempo com coisas que não deveria.

E para te ajudar a manter o ritmo, é bacana que você use o Tomato Timer, que nada mais é do que um cronômetro online, já configurado com o tempo produtivo e o tempo de relaxamento.

Essa ferramenta evita que você precise ficar colocando alarmes em seus dispositivos e te avisa com uma notificação no navegador quando você chega ao final de cada período.

É algo relativamente simples, mas que pode te ajudar muito a manter a concentração, principalmente em casa, quando estamos rodeados de distrações.

PRONTO PARA TESTAR AS FERRAMENTAS E OTIMIZAR SEU TRABALHO?

Ser organizado e produtivo é essencial para quem quer ter um empreendimento online de sucesso e essas ferramentas com certeza vão te ajudar bastante nesses pontos.

Portanto, comece já a testar cada um delas e veja como elas podem ser úteis em seu dia a dia e frente às suas necessidades.

E se você já usa outras ferramentas, aplicativos ou métodos para ser mais focado e produtivo, compartilhe também aqui nos comentários! Vamos adorar experimentar novas opções.

——————————————————————————————————————————–

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.
Eleita a empresa mais inovadora da América Latina pela Fast Company, a Samba ajuda outras empresas a se comunicarem melhor utilizando vídeos online.