milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Carreira

5 dicas para perder o medo de falar bem em público em eventos e cursos

Atualizado em 16 de Maio, 2018

5 dicas para perder o medo de falar bem em público em eventos e cursos

5 dicas para perder o medo de falar bem em público em eventos e cursos

Ministrar um curso, fazer uma palestra em eventos, participar de um workshop ou qualquer outra atividade que exija falar bem em público, seja no ambiente offline ou online, vai demandar de qualquer pessoa uma grande capacidade de comunicação.

Mas sabemos que essa é uma habilidade que poucos conseguem desenvolver de forma intuitiva.

A verdade é que muitos possuem um grande conhecimento e entendimento sobre determinado assunto, mas ainda não conseguem desenvolver a capacidade de passar isso adiante.

A dificuldade de falar na frente de várias pessoas ao mesmo tempo, ou até mesmo em frente a uma câmera, é um obstáculo.

Esse conteúdo foi produzido para ajudar você que possui essa dificuldade mas entende que é possível melhorar para fazer grandes apresentações em qualquer tipo de evento.

Aqui vamos apresentar uma série com 5 dicas para que possa começar a desenvolver essa capacidade. Confira:

Você pode sim aprender a falar bem em público

Antes de partirmos para as dicas em si, precisamos antes derrubar um dos maiores mitos que existem: falar bem em público é um dom.

Isso não é verdade, já que falar bem em público é uma habilidade que pode ser treinada e aprendida por qualquer pessoa.

Claro que algumas conseguem ter um nível de facilidade muito maior em relação a outros, justamente por terem uma natureza mais comunicativa.

Mas acredite, até mesmo o mais tímido dos tímidos consegue desenvolver essa habilidade para participar de qualquer evento que exija falar bem em público.

É preciso se esforçar bastante para atingir esse objetivo, mas é algo possível de alcançar.

Colocando em prática: 5 dicas para falar bem em público

Agora vamos te apresentar as melhores dicas para que possa praticar e desenvolver sua prática da fala visando o grande objetivo, que é falar bem em público.

1. Treine com amigos

Essa dica pode parecer meio óbvia, mas poucos lembram de realmente treinar tudo que precisa falar em um curso ou apresentação em eventos entre pessoas que realmente se sinta à vontade, como um grupo de amigos ou familiares.

Esse detalhe é importante porque muitos tentam treinar sozinhos, em frente ao espelho.

Mas ter um pequeno grupo de pessoas que possam ficar na posição de espectadores, sempre atentos a tudo que fala, é muito importante para que comece a se acostumar com os vários olhares observando suas ações.

Uma das sensações que mais prejudicam as pessoas no momento de falar bem em público é justamente essa sensação de estar sendo observado por várias pessoas ao mesmo tempo.

O treinamento então pode amenizar e muito essa sensação negativa no momento da apresentação e ajuda a chegar preparado para o aguardado momento.

2. Crie uma boa introdução

Várias pesquisas já mostraram que no momento de falar em público, o primeiro minuto é aquele de maior tensão para quem está em frente a várias pessoas e precisa fazer uma apresentação.

Nesse momento inicial, a tendência para quem não possui o costume de realizar esse tipo de atividade é elevar os batimentos cardíacos, sentir uma dificuldade na respiração e começar a suar.

Por isso foque na sua introdução para que consiga desenvolver bem esse tempo inicial. Depois disso, a ansiedade vai caindo gradualmente e fica mais fácil desenvolver tudo que tem para dizer.

Procure dizer algo que mantenha a atenção do público ao mesmo tempo que seja simples e tranquilo para você desenvolver.

Em pouco tempo, suas emoções se estabilizam e poderá conduzir melhor todas as suas palavras.

3. Mantenha a concentração em tudo que precisa dizer

Durante a fala para várias pessoas, é comum que apareçam diversas distrações no caminho, o que pode prejudicar ainda mais o seu trabalho.

Para evitar esse cenário, é essencial que mantenha sua concentração naquilo que treinou e que precisa dizer.

É importante também eliminar alguns tipos de distrações mais básicas, como o jeito que está vestido ou até mesmo a fome, já que muitos evitam comer algo antes de uma apresentação com a preocupação de se sentir mal no momento.

Mas foque em chegar ao espaço destinado à sua apresentação para os seus participantes do evento sempre de forma tranquila, se sentindo bem com o seu corpo e mente, para que nenhuma distração possa te atrapalhar durante o importante momento.

4. Use sua respiração e aproveite momentos de silêncio

Uma pausa sempre é importante para manter sua concentração e diminuir sua ansiedade durante sua fala em público.

Sempre que possível, dê uma parada depois de uma fala até para que o público possa assimilar tudo que vem ouvindo até o momento.

Tenha sempre uma garrafa de água próxima e nunca esqueça do poder da respiração nesses momentos.

Essas dicas serão fundamentais para conseguir manter a calma e prosseguir sem dificuldades.

5. Seja você mesmo para agir de forma natural

Para realmente conseguir falar bem em público, a dica mais importante é essa: seja você mesmo.

Não adianta, e nem te fará bem, tentar agir diferente ou mostrar um lado que não é o seu do dia a dia.

Sempre busque o máximo de conforto possível em todas as suas ações, e isso só é possível quando se age com naturalidade.

Fugir disso só trará mais nervosismo, algo que precisa ser evitado nesses momentos.

O medo da câmera também pode ser superado

Sabemos que além de falar para uma grande quantidade de pessoas, hoje em dia as câmeras também são capazes de intimidar muitos.

Isso acontece pela certeza de que por traz daquela lente terão muitos espectadores prontos para ver o que está produzindo.

Essa dificuldade pode inibir muitas pessoas de colocarem em prática sua participação em um bate-papo ao vivo de um evento ou até mesmo para a gravação de um curso, mesmo tendo totais condições de passar todo o conhecimento que possui para ajudar outros.

Mas saiba que todas as dicas que demos até aqui também vão te ajudar a superar essa dificuldade e transformar sua atitude em frente às câmeras.

Depois de conferir todas essas dicas, lembre-se que sem manter uma prática constante é muito difícil ter uma evolução que faça você conseguir falar bem em público.

Busque manter o foco em seguir cada uma delas e procure também outras alternativas que se adaptam melhor ao seu corpo e emoções.

E quem sabe, depois das nossas dicas, você não aparece lá no TEDx para dar uma palestra?

Gostou de saber dessas 5 dicas incríveis para falar bem em público?

São realmente muito valiosas quando colocadas em prática.

E para que você aprenda mais técnicas que podem ajudar a organizar seu evento, acompanhe o blog da mobLee, startup especialista no assunto.

*Este artigo foi escrito pelo Jonatan Sousa, redator da mobLee.