milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Carreira

5 habilidades para você sobreviver na Transformação Digital

Atualizado em 9 de Fevereiro, 2018

5 habilidades para você sobreviver na Transformação Digital

5 habilidades para você sobreviver na Transformação Digital

De acordo com Rodrigo Giaffredo, que é Agile Transformation Leader da IBM América Latina e professor do nosso curso online Ferramentas Ágeis: acelerando a transformação digital, existem algumas qualidades que você deve focar para se permanecer relevante em sua carreira nesse contexto da Transformação Digital.

CURIOSIDADE

Tente se aprofundar em um problema como se estivesse vivendo ele. Técnicas como os Métodos Ágeis e Design Thinking pode te ajudar nisso. Isso vai te ajudar a divergir e enxergar possibilidades de resolve-lo.
Comunidade

As pessoas se engajam muito mais pelo propósito a ser alcançado, do que propriamente porque “alguém tá mandando fazer esse negócio”. Então, a dica aqui é se tornar um ímã de gente a fim de se envolver com a solução a ponto de se engajarem em torno de uma causa maior.

CORAGEM

Na hora de propor uma inovação, não tenha medo de errar; pois erros fazem parte do aprendizado. Se acontecer algo errado, encare muito mais como um aprendizado e um conhecimento novo a ser capitalizado, do que promover uma caça às bruxas.

Se você atua em uma empresa que “caça às bruxas”, é melhor você repensar se vale a pena estar aonde está.

COMPETÊNCIAS 

O que se ensina nas instituições de ensino já não mais acompanha as competências cada vez mais demandadas pelas empresas no contexto da transformação digital.

Além de construir uma nova imagem para ganhar confiança e influência nas áreas estratégicas da empresa, o profissional precisa conhecer metodologias relacionadas aos negócios e gestão como Design Thinking e Ferramentas Ágeis; comunicação e liderança como Visual Thinking; finanças e marketing.

São competências muito presentes nas empresas do Vale do Silício.

INTELIGÊNCIA RELACIONAL

A inteligência relacional é a habilidade que sintetiza todas as outras acima e é capaz de mobilizar pessoas e recursos em prol de um objetivo comum visando potencializar a criatividade, a inovação e a geração de resultados acima da média.

Essa habilidade será tão importante nos próximos anos quanto foi a inteligência emocional no passado.