milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Design Thinking

3 ferramentas visuais para inovar e ser mais produtivo

Atualizado em 30 de Maio, 2018

3 ferramentas visuais para inovar e ser mais produtivo

3 ferramentas visuais para inovar e ser mais produtivo

A grande questão da atualidade não é mais obter informações, pois elas chegam como uma enxurrada. O desafio é: como filtrar e organizar esse mundo de informações?

Por isso, estão cada vez mais em evidência novas ferramentas de comunicação visual que prometem e cumprem a função de nos ajudar a sintetizar essas centenas de informações e a facilitar nossa vida em muitos aspectos.

MAPAS MENTAIS

Por exemplo: não faltam boas ideias entre você e sua equipe. Mas, muitas vezes, você e sua equipe não conseguem aproveitá-las e interpretá-las ao máximo, de forma produtiva e ágil.

É exatamente aí que entram os Mapas Mentais. Com eles, você conseguirá ordenar e expressar pensamentos de forma bastante lógica e visual, comunicando e organizando ideias com mais precisão, agilidade e clareza.

Você pode usar os Mapas Mentais em sua rotina diária para organizar as atividades do dia, a lista de coisas a fazer, a preparação de uma viagem, as informações em uma palestra, o resumo de um relatório, em uma reunião de Brainstorming com sua equipe para organizar as ideias de todos, de forma visual e simples.

Entre as diversas possibilidades, há também o uso em um planejamento de marketing e vendas, no planejamento de eventos e a criação de conteúdo para um site. Quer saber mais sobre os Mapas Mentais? Veja aqui.

DESIGN THINKING

Nunca se falou tanto em performance, produtividade, fazer cada vez mais, gastando cada vez menos. A exigência por resultados mais rápidos e equipes com metas audaciosas só fazem aumentar a tensão e afastar o “pensar” de forma criativa e planejada.

Estamos falando da cultura da inovação na hora de entender o cliente, melhorar, criar e inovar um produto ou serviço. Muitos acham isso uma perda de tempo, mas o que não sabem é que uma das alternativas mais criativas é o Design Thinking.

Essa metodologia extremamente produtiva e eficaz une a sensibilidade dos designers para encontrar as verdadeiras necessidades das pessoas e fazer com que aquela ideia seja economicamente viável. É uma ótima saída para aumentar a produtividade e os lucros, para resolver um problema em grupo e também para apresentar resultados em um curto espaço de tempo.

Envolve co-criação, trabalho em equipe, ideação, prototipação, testes e muito mais. Você pode aplicar sem necessitar de ferramentas complexas ou processos meticulosos. Basta juntar os envolvidos, ter um quadro ou papel e canetas, boas ideias e já é possível obter melhoria nos resultados obtidos ou a solução para um problema existente.

Quer saber mais sobre Design Thinking? Conheça nosso curso online.

Veja mais dicas para se comunicar melhor e ser mais produtivo com Design Thinking aqui

VISUAL THINKING

Você já disse “eu não sei desenhar” ou “tenho vergonha de desenhar”? Já utilizou um guardanapo para explicar algo a um colega com desenhos rápidos? Desenhar é uma habilidade que pode ser aprendida e melhorada com a prática e um pouco de orientação.

Hoje já é comum vermos nas salas de reuniões das agências e empresas de diversos segmentos o quadro branco ou painel em vidro, o pincel e alguém contextualizando o que é dito naquele momento pelos colegas da equipe.

Trabalhar visualmente facilita o entendimento, a comunicação e a tomada de decisões, de acordo com Dan Roam, autor do livro Reuniões Visuais e especialista em Visual Thinking, tema do nosso curso online.

Esta técnica reúne registros gráficos, mapeamento de ideias e técnicas similares, o que pode tornar suas reuniões mais interessantes e produtivas. Roam diz que 25% dos profissionais relutam até mesmo em pegar um pincel atômico e outros 50% só ficam à vontade grifando ou acrescentando detalhes aos desenhos dos outros.

Então, comece fazendo uma linha, um quadrado, um círculo, um triângulo e, aos poucos, se comunique melhor com sua equipe quando só palavras já não funcionam.

Veja mais dicas para se comunicar melhor e ser mais produtivo com Visual Thinking aqui

Deixe seu comentário abaixo!